Europa_27: Sul da França: Saint Paul de Vence

Oi,
Para finalizar os post da viagem à França falta apenas a pequena, mas simpática cidade ou vila de Saint-Paul-de-Vence.
Pode ir até lá saindo de Nice ou Cannes tranquilamente. Como eu não quis ficar em Cannes por muito mais tempo perguntei no posto de informação como ir dali até Saint Paul e eu apenas precisei pegar um trem até Nice, mas aqui precisa ter cuidado porque há duas linhas: uma que para em apenas 3 estações e a outra que para em mais, acho que 5 e é essa que tem que pegar. Aí é descer 3 estações depois e ao sair da estação já verá o ponto de ônibus do outro lado da rua, é só ir para lá, ver no cartaz o horário e esperar. Eu tive que esperar uns 20 minutos porque justo quando saí da estação estava passando um na rua.
Esta bela fonte está exatamente no ponto do ônibus quando chega em S.Paul.
Esse não tem a máquina para comprar o ticket e o pagamento é feito diretamente ao motorista e o valor é apenas 1 euro e em 20 min já estava vendo a pequena cidade medieval ao longe. 
Depois de Carcassonne e do Mont-Saint-Michel eu já estava calibrada :) Se você vai a uma cidade medieval sempre fique de olho no ponto mais alto que quanto você menos esperar lá estará ela: antiga, de pedra e imponente.
 
Aqui vai uma dica importante: quando descemos do ônibus, tem uma pequena fonte de água de pedra e à direita já tem uma entrada com algumas lojinhas e tem um placa dizendo Saint Paul. Cuidado porque aí é apenas comércio e se você for descendo irá parar na parte baixa da cidade. Eu fiz isso porque vi várias pessoas ali e a rua por onde o ônibus tinha vindo vazia. Desci e subi várias vezes achando que tinha algo errado porque todas as informações que eu tinha lido dizia que a entrada era logo ao lado. Enfim, perguntei e me disseram que ali era Saint Paul, o que eu já sabia, mas eu queria a cidade medieval. Então parei, refiz o percurso do bus e lembrei da cidade que tinha visto pela janela. Dali da ponto você tem que ir à esquerda. Vá caminhando e aí verá do outro lado da rua uma linda fonte, em frente dela tem um restaurante, onde tinha alguns senhores jogando Bocha e exatamente em frente a eles, do lado da calçada onde está verá a muralha. E é só subir pela ladeira que já se verá na porta principal.
 
A cidade é pequena, bonita e a entrada, para quem já foi em outras cidades medievais, é como as demais: uma ladeira inclinada, estreita e com portas por todos os lados e como agora é turística, estas portas são lojinhas que vendem de tudo (e caro) aos turistas. Deem uma atenção especial ao chão porque é realmente muito bonito e tem flores desenhadas com pedrinhas.
 Fiquei encantada com isso. O grande prazer de estar em Saint Paul, como em todas estas cidades, é ir entrando pelas ruelas estreitas que for encontrando. 

Eu passei toda a tarde  fazendo isso. Entrando em uma e saindo por outra ainda mais bonita, florida e vazias! Sim, é impressionante, mas acho que as pessoas têm medo de explorar estes lugares, porque nas ruas principais sempre muita gente, mas quando entramos realmente na cidade eu posso ficar muito tempo sem encontrar ninguém. 
 
Uma vez ou outra vejo um morador ou alguém passando, mas em geral fiquei caminhando com bastante tranquilidade e sozinha. Tanto que em uma dessas ruas charmosas encontrei portas com lindas flores, correntes, e uma que tinha um espelho de corpo inteiro onde eu fiz a festa! 
 
Se em Cannes eu fiquei extremamente aborrecida, aqui não e aproveitei que estava sozinha e fiquei tirando fotos brincando em frente ao espelho e nas escadas e portas e flores que encontrava :)
 
Depois que saí de dentro das charmosas ruelas medievais encontrei a muralha e como em Carcassone procurei o lugar por onde poderia subir e lá fui eu caminhar pelas muralhas e ver a região do alto. 


Foi uma linda tarde mesmo e o sol e o clima estavam perfeitos. Já saindo da cidade tem uma escultura de um cavalo feita com váris ferraduras, muito bonita e com uma inscrição com o nome da cidade no chão.

Voltei para o ponto do ônibus e exatamente em frente a ele, do outro lado da rua, fica o ponto para voltar. Digo isso porque não há nenhuma indicação, placa, nada. Por lógica fui pra lá e em alguns minutos chegaram alguns moradores, então perguntei se era ali que parava o bus para Nice e eles confirmaram. Esse era o tal bus de 1 euro que eu tinha lido na internet, mas que na estação de Nice ninguém soube me dizer onde pegá-lo. 
 
O que eu fiz foi ir até o ponto final e dali já verifiquei se dali também saia o que ia a Mônaco e fui caminhando para o hostel, fazendo questão de fazer o caminho pelas velhas ruas de Nice. Encontrei um supermercado e comprei algumas coisas muuuuito gostosas, aproveitei e comprei numa outra lojinha uns chinelos que custavam apenas 2.50 euros o par para os meus muito castigados pés e fui para o hostel. 

Ainda era apenas 20h, o sol brilhava, o céu estava lindo de azul, mas eu precisava escrever pra casa, subir umas fotos para provar que estava viva :) e ficar um tempo sem fazer nada para acalmar os pés. No final foi um excelente dia. Saint Paul é aquele lugar que te faz bem.  






Consegue deixar a sua bolsa na cadeira enquanto vai na loja?!?

  



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas