Passeando por Torrepueblo - Buenos Aires



Vamos falar de Torrepueblo.

Quando li um artigo falando sobre ter um lugar que recriava uma cidade medieval italiana aqui na Argentina e vi as fotos sabia que tinha que ir até lá!

Pesquisando mais na net descobri que é um centro comercial que recria (alguns) aspectos de algumas cidades italianas como Siena e San Gimignano. 
Torrepueblo fica na Rua Libertad, 50, no Km 40,5 da Panamericana e Acesso Norte. É fácil reconhecer a construção, já que é muito particular e tem a torre com a bandeira. Quando entramos, estava completamente vazia e era às 17h. A princípio, impressiona sim. Quando cheguei na praça realmente senti um pouco de déja vu ao ver as construções, a torre e principalmente as cores. Por alguns segundos senti o gostinho da Itália e a saudade bateu. 
No entanto, passados os minutos iniciais, percebemos que não existe uma cidade, é somente a praça e nada mais. Todos os edifícios ao redor são hospedagens que qualquer pessoa pode reservar. Ao redor da praça tem alguns estabelecimentos de comida, porém, senti falta de um restaurante ou uma cantina italiana ali.
Com minha amiga compramos um sorvete, tiramos muitas fotos e fomos explorar um pouco para ver se havia algo mais e não havia mais nada. 
À noite, às 21h, durante o verão, há shows ao vivo de bandas variadas: vai do blues ao rock na praça, o que provavelmente faz com que ganhe vida. Por isso, se quiser conhecer, recomendo ir após às 20h, pois antes não há absolutamente nada para fazer e somente a sorveteria e um bar estavam abertos quando estava lá. Confesso que nos sentimos um pouco enganadas com os artigos que tínhamos lido porque realmente estávamos esperando por uma pequena cidade, como a publicidade (e algumas fotos) faz parecer, e não é isso. Mas vale a pena conhecer e ter esse gostinho da Itália. 

O que recomendo é conhecer Ing. Maschwitz e Torrepueblo juntos, pois ao redor deste último não tem nada, já sabendo que vai passar mais tempo no primeiro. Ou ir à Maschwitz (veja o post aqui) pela tarde e de lá chegar a Torrepueblo por volta das 19h para aproveitar o cair da tarde bebendo algo e curtindo o show. 
Ir até lá somente para conhecer Torrepueblo, como eu tinha pensado em fazer, não vale a pena. São 4h de viagem (entre ida e volta) para ficar apenas alguns minutos ou uma horinha. O melhor é juntar os dois passeios.
Para chegar pode descer na praça Itália, em Palermo, e pegar o ônibus: 60 (a Escobar, rápido ou semi-rápido) ou o 194. Também é possível ir de trem. Vá até a estação Retiro e pegue o trem Mitre – o que vai para Tigre. Descer na estação Victoria e daí pegar o trem sentido Capilla Del Señor até a estação Garín. De trem até Torrepueblo são uns 10 minutos caminhando, já de ônibus o ponto está na esquina. Por isso recomendo o bus. São 2h de viagem de Buenos Aires até lá.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas