Passeando por Buenos Aires: Bonde Antigo e Coleção de Bonecas.

Sempre acho interessante - e pouco humilde - quando alguém diz que já esteve em Buenos Aires e que já conheceu tuuuudo na cidade, quando mesmo quem mora há anos ainda não possa dizer isso.
Quando moramos em um lugar e gostamos de explorá-lo sempre há algum passeio que ainda não fizemos ou deixamos de fazer por vários motivos.
Há muito tempo estava pendente fazer o passeio na transvia (um bonde antigo) no bairro de Caballito e muitas vezes passei em frente ao Museu Hispanoamericano que tem uma exposição de coleção de bonecas e sempre pensava que um dia, talvez, pudesse ir conhecê-la. Assim sendo, este post será para estes dois lugares que finalmente conheci em plena capital portenha.

Transvia Histórico - Caballito
É um passeio de bonde, num carro original. É totalmente gratuito. Basta chegar na esquina de Emiliano Mitre (500) e José Bonifácio que já verá a fila. O passeio dura 20 minutos, que parece ser bem menos, uma vez que o motorista fica parado por alguns minutos enquanto um funcionário vende algumas lembranças como calendário, caneta e etc do bonde. 
Não vou mentir: esperava mais. Quando entramos, há uma explicação rápida do ano do bonde onde estamos e pronto. No entanto, ele é muito charmoso por dentro. Realmente nos faz voltar um pouco no tempo quando estamos lá dentro e rende ótimas fotos.
Para chegar pode pegar a Linha A do metrô e descer na estação Primera Junta e caminhar pela Av.Rivadavia até a altura do número 5.500 ou pegar um ônibus que vá por toda essa avenida até essa altura e entrar na E.Mitre até o número 500.

Coleção de Bonecas e Brinquedos - Centro
Eis aqui uma visita que me surpreendeu. Quando minha amiga me chamou para irmos ver essa exposição me lembrei de todas as vezes que tinha passado em frente a esse museu. Mas como estou de férias, com muito tempo livre e era algo novo, fui.
O Museo Hispanoamericano Isaac Fernandez Blanco fica numa casa dos inícios do séc. XX muito linda. Quando entramos já sentimos a imponência da madeira, do pátio interno com uma linda claraboia e todo trabalhado em madeira. Somente podemos visitar o térreo. 
Na verdade, não há muito para ver ou percorrer, porém o que podemos vale muito a pena. Mesmo!
Como dizia, a casa por si é linda e além do pátio temos acesso à sala de jantar que tem tantos detalhes entalhados na madeira que enchem a vista. Dali vamos à sala onde está a Coleção de Bonecas e Brinquedos que abrange o tempo de 1890 a 1940, mais ou menos. A iluminação é escura o que não ajuda muito nas fotos e eu usei apenas o celular e senti muito a falta da câmera.
Cheguei a pensa que deveria ter uma aura de filmes de terror e daí a surpresa: a coleção é linda!!! As 3 pequenas salas são ricamente decoradas como quartos de crianças, tem uma música infantil de fundo o tempo inteiro o que deixa o momento ainda mais mágico e vemos bonecas, muitas bonecas! Vários tamanhos, cores, a maioria europeia. Os brinquedos de porcelana para a hora do chá, do lanche são lindos. Tem um boneco chinês que dá vontade de levar para a casa. 
As máquinas de costura fez com que me lembrasse da minha infância. Quantas tardes não fiquei sentada brincando com minhas bonecas enquanto minha mãe pegava retalhos de pano e costurava roupinhas para elas...E neste ponto, também é legal levar as crianças de agora para verem e explicar como era a infância antes dos aparelhos eletrônicos e de toda a manualidade envolvida naqueles brinquedos.
Agora o que gostei de verdade foram as casas de bonecas. São lindas e os detalhes? Os detalhes são incríveis como podem ver na foto abaixo. Saí de lá com vontade de ter uma. Adorei e recomendo para àquelas pessoas que dão valor ao lúdico, ao mundo infantil e tenham curiosidade. Caso contrário, se for apenas para criticar e reclamar, não vá porque realmente não é uma coleção muito grande e é uma visita rápida, não ficará no museu mais de 30 ou 40 minutos.
No entanto, se for com a mente aberta vai se encantar e se deixar levar para as lembranças da infância muito facilmente.
O Museo Hispanoamericano Isaac Fernandez Blanco, está na rua Hipólito Yrigoyen, 1420, bem perto da Av. de Mayo e Av. 9 de Julio e a entrada custa 20 pesos (janeiro/2018).

Comentários

Postagens mais visitadas