CURIOSIDADES & HOMENS RUSSOS

Oiii, depois que escrevi um pouco sobre as mulheres russas (leia aqui), recebi muitas perguntas e pedidos para falar sobre os homens russos e aqui estou para saciar um pouquinho dessa curiosidade. 😏😏😏

1. Num geral, NÃO SÃO PERFUMADOS. Tanto que quando estou andando e sinto alguém perfumado logo chama a minha atenção e procuro ver quem é porque não é comum por aqui sentir o povo cheio de perfume ou perfumes muito fortes. Cheiram a limpeza.

2. São muito LIMPOS e higiênicos. Acho que existe aqui uma regra geral para tomar banho assim que acorda. Em todos os lugares nos quais estive hospedada todos, russos e russas, quando acordam vão direto tomar banho. Não importa se são 5h ou 14h.

3. É uma sociedade FUMANTE. Fuma-se e muito em solo russo! Lembra-me muito a década de 1980. Jovens, adultos, homens e mulheres. Filhos fumando com os pais e avós. Vejo que russo/a e cigarro são sinônimos: sempre andam juntos. É interessante aqui ver vários apresentadores de TV, artistas e políticos com os dentes super amarelados de nicotina. Existe uma lei proibindo fumar em bares e restaurantes e acho que não deve ser um problema, pois como as casas ficam fechadas e herméticas por causa do frio, praticamente todos aqui saem para fumar. Não importa se estiver fazendo 10 graus positivos ou negativos, o vício fala mais alto que o frio. Já vi gente fumando rápido para a mão não congelar e entrando com a mão vermelha. (E com certeza esse é um dos motivos que ajudam a propagar o contágio do coronavírus pois além da fumaça exalada, eles/as vão para as portas fumar e em poucos minutos tem-se uma roda de fumantes).

4. Vê-se muitos russos siberianos com TRAÇOS ASIÁTICOS. É interessantíssimo vê-lo/as! Seus traços asiáticos são marcadamente dos mongóis. Não dá para confundi-los com chineses ou japoneses. São diferentes, caras grandes, redondas e olhos asiáticos, mão não tão fechados, têm uma rusticidade interessante e no inverno muitos usam gorros de peles de animais. E sim, são russos, da etnia buriate. Há muitas etnias aqui. Deixarei este link para quem quiser saber mais.

5Como aqui deixa-se os calçados na porta e muitos andam de meia, a LIMPEZA é algo que dá gosto de ver nos estabelecimentos de hospedagem. Tudo está sempre muito limpo. Limpa-se todos os dias, inclusive nos fins de semana.

6. Vamos falar sobre os HOMENS RUSSOS. É possível ver alguns homens elegantes e bem vestidos, mas são poucos. Eles têm um estilo muito simples de vestir. Se as russas, fisicamente, são mais heterogêneas com os russos é o oposto: em sua esmagadora maioria são brancos, cabelos castanhos médios ou de um louro palha, de olhos cinza ou azul e PERNAS FINAS. São tão finas que chamam muita atenção. Mesmo! Até nos mais baixinhos dá para perceber que as pernas são longas por serem finas. As calças sempre são folgadas e muitos têm com as pernas arqueadas por isso. É absolutamente interessante! Fui me informar um pouco sobre essa característica de muitos homens do Leste Europeu e descobri que pernas finas não é uma característica exclusiva deles e sim de pessoas que passaram por grandes períodos de fome. Como nesta região, bem como na África, infelizmente, muitos povos passaram séculos de fome, ou simplesmente comendo pouco e mal, essa característica passou a fazer parte da genética, mais marcada na masculina, e foi passada adiante. Até os mais gordinhos têm as pernas finas.

7. Outra característica dos homens russos e essa sim é fácil de entender como proteção por causa da região ser muito fria é que eles são PELUDINHOS. Têm muito pelos, e longos, pelo corpo. Você pode ver um homem russo todo vestido com roupas de inverno, mas basta olhar para o pulso dele ou para a camisa, bem onde começa o peito que verá que são muito peludinhos. Como no Ocidente está essa moda dos homens se depilarem é até um choque cultural ver nas ruas e nos programas, filmes e novelas homens tão peludinhos. Já é possível ver homens com peitos depilados, mas é minoria. (Ainda bem!)


8. Nessa mesma linha, é interessante notar como eles são propensos à CALVÍCIE. A grande maioria deles, uns 70 a 80%, começa a ficar calvo quando chega aos 30 anos. Muitos decidem raspar a cabeça por isso. E usam CABELOS CURTOS no estilo militar já que muitos são militares, policiais, soldados, etc. E o corte estilo militar deles é realmente muito curto. Por isso, no inverno, vê-se todos os homens de gorro. Eles podem estar sem luvas, mas nunca sem gorro de lã para proteger a cabeça.

9. Em geral, os russos NÃO SÃO ALTOS. Menos ainda ao norte do país e na Rússia siberiana. No meu primeiro dia em St. Petersburgo fiquei impressionadíssima com a baixa estatura das pessoas! Só tinha visto uma população tão baixa assim no Peru. Como eu vinha de Moscou a diferença foi ainda mais impactante. Percebi que em St. Petersburgo eu era mais alta que muitos e sempre me considerei baixinha no Brasil com meus 1.60m. As mulheres tendem a ser ainda menores, mas muitos homens são baixinhos e magrinhos. Realmente MIGNONS. E fotogênicos, pois nas fotos eles parecem ser altos, mas não são. Confesso que houve momentos que eu pensei neles como "os pequenos Frodos". (Entendeu a referência?😉). Uma russa me explicou que aqui as pessoas têm problemas de crescimento pela falta de sol e das vitaminas geradas por ele. E que a grande fome de Leningrado durante a Guerra Patriótica/II Guerra Mundial alterou a genética de muitos leningradenses. (Eu já tinha lido sobre essa alteração genética então foi mais fácil entender a explicação. Talvez seja tema para um futuro post). Então, de Moscou para baixo as pessoas têm estatura mediana e alta. Acima de 1.70m. Ao norte, como St. Petersburgo e grande parte da Sibéria, são pequeninos. Ter 1.70m é todo um luxo. Pessoas altas por aqui são a exceção da exceção.

10. Os homens russos usam ROUPAS FOLGADAS. Sejam calças ou camisas. Na verdade, combina bem com o formato do corpo deles. (Veja que charme esse da foto. 😏). Desde que estou aqui só vi uma única vez um rapaz com uma calça jeans colada no corpo como uma segunda pele, tão comum em Buenos Aires. Chamou tanto a minha atenção que olhei como se ele fosse de outra galáxia! E claro, chegando mais perto vi que ele não era russo.

11. Os homens gostam de se EXIBIR. Muito! Numa primeira conversa eles já dizem quando ganham anualmente, qual o posto de trabalho que ocupa e se forem chefes, falará muitas vezes sobre isso para que não haja dúvidas. Eles não se exibem com as vestimentas como as mulheres, mas nas redes sociais eles sempre tiram fotos com carros, motos, bons restaurantes, bebidas, relógios caros e tudo o que possa demonstrar status. Muitos moram num lugar simples, feinho e só comem o básico de sempre. No entanto, quando querem fotos bacanas vão a um restaurante legal e tiram muitas fotos lá se exibindo o máximo que podem. Alguns te dizem de boa que não gastam dinheiro com roupas pois preferem gastar com outras coisas ou simplesmente economizar. (Falarei sobre isso em outro post).

12. Dá para saber, já no primeiro encontro ou saída, se um homem quer NAMORO OU AMIZADE. Quando um russo está interessado na mulher ele falará sem parar do trabalho, de quanto ganha, o que pretende fazer no futuro e de seus sonhos. Várias vezes! Repetitivamente. É importante para eles que você conheça a situação financeira dele e os projetos para o futuro. Ele quer saber que tipo de homem você gosta, o que espera num casamento e o que espera de um marido e tudo isso num tom sério. Ficou assustada? 😂😂. (Eu fiquei e muito! Agora estou pegando as manhas e não faço mais cara de "Oh Meu Deus!") No ocidente nenhum homem nos fará essa pergunta já no primeiro encontro, menos numa simples volta. Mas por um lado é bom porque já sabe onde pisa. E se na primeira saída um russo não falou nada disso? Então é só amizade. Ele não a vê como futura namorada ou até mesmo esposa. Ah, e por favor, antes que digam: “Mas quanto machismo!”, eles são assim porque as mulheres daqui querem saber disso logo de cara. É o código cultural deles. Então, não ria nem faça comentários bobos, e mesmo assustada com a seriedade das perguntas não desconverse e seja sincera, isso evita muitos aborrecimentos depois.

13. Caaara, os russos são bem DRAMÁTICOS e INTENSOS! Eles realmente fazem valer o ditado “Fazer tempestade num copo d’água” e nada vem em doses homeopáticas e sim em enxurrada. Confesso que é bem difícil se acostumar com isso. Conhecem a expressão "montanha-russa"? Estando aqui é fácil saber que ela vem dessas idas e vindas, sobe e desce comportametais dos russos. Você pode começar uma conversa num tom leve, rindo e do nada parece que explodiu uma bomba no meio da conversa. É desconcertante! Mesmo! Darei um exemplo leve: eles não são lá muito ligados à doenças ou hipocondríacos, mas se tiveram uma simples febre que os deixou preocupados falarão disso como se fosse uma doença terminal com altas doses de dramaticidade. Homens e mulheres são assim.

14. Se algo os incomoda e eles precisam de uma resposta vão te perguntar de forma muito direta e vão querer uma RESPOSTA IMEDIATA. Nada de deixar para depois. (Na verdade, é bem fácil deixar um russo puto da vida. 😜). Não sei se as mulheres são assim mas os homens são. É algo como se deixar para responder depois terá tempo para elaborar respostas e pode não ser totalmente verdadeira, mas ao responder no momento terá menos tempo para fingir, será mais verdadeira. Eles não deixam você enrrolá-los, eles vão insistir, insistir e insistir até receberem a resposta e, lógico, reagirão a ela com intensidade. Eis um povo que sabe demonstrar alegria e, principalmente, o sofrimento e tristeza com intensidade. Altas doses de emoções aqui.

15. Eles NÃO MENTEM com frequência. Claro que sempre há exceções, porém eles ainda, graças a Deus por isso, estão no ponto de valorizar o que o outro diz e mentira é mentira e ponto. Por isso valorizam muito falar a verdade. Se você quiser saber algo, qualquer coisa, de um russo, simplesmente pergunte e esteja preparado para aceitar a resposta, pois ela não vem com nenhuma camada de veludo ou verniz. É ou não é.

16. É preciso respirar fundo ao se encontrar com russos. Eles têm um JEITO DE FALAR que pode te enervar muito. É uma mistura do som ríspido natural do idoma com atitude e... bem, é preciso ligar o botão da paciência nessas horas. Um exemplo: marquei às 20h com um amigo. Eu cheguei, ele ligou (sim, eles ligam diretamente, nada de mensagem) avisando que estava atrasado. Quando chegou não me viu e ligou. Quando atendo escuto: “Onde você está?” num tom...como posso explicar para vocês? Imaginem que marcaram com alguém e já estão esperando há mais de 1h e impacientes. Esse seria o tom: de enfado total. Detalhe: era ele o atrasado. Só que aqui isso acontece SEMPRE! Eles sempre falam assim quando chegam. É preciso respirar fundo, porque depois a coisa flui normalmente. O problema, para mim, é somente esse tom russo de ser.

17. Os homens russos LIGAM. Na maior parte do tempo vocês podem trocar mensagens, mas eles vão enviar áudio e vão ligar, vão falar pela câmera. Se conheceu algum numa rede social que não te ligou ou que dá desculpas, fuja porque é furada, você encontrou a exceção que é sempre dor de cabeça na certa. Aqui pelas ruas sempre vejo os russos falando ao telefone (e para alguns agora só existe falar com a câmera do celular. Detalhe: sem fones!).

18. Não se assuste ao receber fotos do carinha ARMADO. Aqui é comum, é uma sociedade militarizada. Daí eles tirarem fotos segurando revólveres, poucos, espingardas e AK-47, muitos e alguns com bazucas. Um amigo me explicou que todos os homens na Rússia, mesmo os não militares, são preparados caso sejam convocados para uma guerra. Entre os 14 e 16 anos, nas escolas, eles participam de alguns acampamentos obrigatórios (somente os rapazes) e nestes eles recebem treinamento, aprendem a atirar, a sobreviver e a obedecer ordens de comando militar. Assim, todos os homens russos sabem atirar. Muitos têm armas em casa por serem das forças oficiais e outros porque têm autorização para caçar. Noutro dia levei um susto ao voltar ao prédio onde estou morando, em pleno centro e no coração de St. Petersburgo, e no pátio encontrar um grupo de vizinhos e dois deles tinham um revólver 44 na mão e estavam mirando e atirando para os corvos e pássaros que estavam nas árvores. Foi uma cena bastante surreal para mim porém, agora no verão, é uma cena frequente por aqui. Sexta à tarde, sábado e domingo sempre estou escutando alguns disparos, seja no pátio onde moro seja nos pátios vizinhos.

E aí, gostaram deste post? 😉


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas