SOBRE AS RUSSAS & OUTRAS IMPRESSÕES

Quando viajo acho muito interessante observar as pessoas. Perceber o que temos de parecido e o que temos de diferente. Por isso, contarei a vocês um pouco das minhas impressões sobre homens e mulheres da Rússia. Sempre lembrando que minhas experiências são em Moscow e São Petersburgo.


1. Muitas pessoas aqui têm DENTES DE OURO. Assim que cheguei em Moscow, como não encontrava o endereço do hostel decidi pedir informação a uma senhora gari que encontrei limpando a rua. Perguntei, mostrei o endereço e quando ela me respondeu que não conhecia vi que ela tinha uns quatro dentes de ouro maciço e bem, levei um susto e desvei o olhar. Depois vi um homem conversando e ele tinha dente de ouro. Comentei com meu amigo russo e ele me perguntou: “Você acha diferente?”. Bem, sim, né! Comentei que antigamente era comum no Brasil mas não agora. Depois vi várias outras pessoas, tanto homens quanto mulheres, com dentes de ouro. A última vez foi no aeroporto de St. Petersburgo, uma mulher, na casa dos 30 anos, estava com dois homens esperando algum voo e quando ela riu eu vi pelo menos uns 6 dentes de ouro. Em jovens não é tão comum, só vi em um até agora.

2. Russos NÃO SABEM INFORMAR. Num geral, quando você pede uma informação eles/as param, são educados e solícitos porém basta perguntar onde fica uma rua ou algum lugar e eles dizem não saber. E isso que falei em russo, mostrei o mapa ou o endereço por escrito em russo (sempre tenham o endereço e o nome do lugar ou da pessoa em russo). Não dá para dizer que não me entendeu. Ainda não sei qual é o problema, mas de não ser algo como a estação de metrô ou algum ponto turístico muuuuuito conhecido sempre dizem não conhecer. Ah, jornaleiros também, nunca sabem dizer onde está nada (mesmo que seja a rua ao lado).

3. As MULHERES RUSSAS me surpreenderam! Positivamente! Tendo morado tantos anos em Buenos Aires e convivido com tantas mulheres magras e que fazem de tudo para estar assim – e até esqueléticas – foi uma surpresa muito grande descobrir que o país que tem a fama de ter mulheres lindas não tem essa neurose que existe nas mulheres argentinas. As russas, no geral, são magras, mas é uma característica genética e cultural (falarei mais sobre isso quando escrever sobre alimentação), no entanto vamos encontrá-las em TODOS OS FORMATOS: altas, baixas, muito baixinhas, magras, muito magras, curvilíneas, cheinhas, gordinhas. É muito difícil encontrar pessoas obesas aqui e quando encontramos, a grande maioria, são pessoas mais velhas, principalmente mulheres. Também é muito difícil encontrar as esqueléticas. Elas têm corpos bonitos porque têm boas proporções e a maioria é realmente bonita de rosto. Muitos cabelos loiros e castanhos escuros. A maioria das russas não são loiras como muitos pensam. Confesso que já parei embasbacada para olhar algumas de tão lindas.

4. No geral, elas se vestem bem. Muitas são elegantíssimas! Entre botas, bolsas, roupas e boinas ou chapéu, você não sabe para onde olhar quando o conjunto é tão perfeito. No entanto, muitas gostam de tons cintilantes e prateados. Pelo menos no inverno, vi muitas, mas muitas mesmo usando um casaco de frio curto ou longo prateado ou de outras cores cintilantes. Mas a COR PRATA ganha. Da mais opaca à mais brilhante. Algumas vezes tive que parar porque fiquei realmente surpresa ao ver algumas mulheres usando um sobretudo longo, até o tornozelo mesmo, acolchoado e prateado. Vou falar a verdade: parecia papel alumínio. E como estavam usando o capuz realmente pareciam ser um rolo de papel alumínio gigante. Se você já viu algum filme ou série estadunidense que mostra algumas pessoas vestidas dos pés à cabeça com papel alumínio para evitar os sinais de celulares sabe do que estou falando. Já vi tanto senhoras quanto adolescentes e adultas usando tênis tão prateado que acho que esse tom de prata deve ser feito exclusivamente para elas.

5. Aqui darei um pitaco. As mulheres russas têm um probleminha: muitas não sabem atinar quando devem usar determinada roupa, principamente nos encontros. São um pouco SEM NOÇÃO. Você pode entrar numa hamburgueria, o acompanhante estar de jeans e camisa e a russa do lado dele estar com um vestido longo, cheio de brilhantes às 17h. E não, eles não iam a outro lugar depois. Noutro dia fui à praia daqui, que é o Golfo da Finlândia, e tinha um casal. Ele vestido para caminhar na praia: tênis, jeans, camisa e jaqueta de frio. Ela: de preto de cima a baixo. Meia calça, salto alto de uns 10 cm, saia justa de couro até o joelho, blusa preta e jaqueta preta. Cabelo impecável, batom vermelho que combinava com as rosas vermelhas que ganhou e uma bolsinha de noite a tiracolo. E assim estavam na praia. Às 15h. O que soube é que elas gostam de impressionar seus parceiros quando saem. Já vi algumas saindo do cinema com o acompanhante vestidas com tanta elegância com sobretudo, chapéu e echarpe, que estavam mais para uma noite de gala no Teatro Bolshoi ou para fazer fotos para uma revista do que somente ter ido ao cinema. Acho que poderiam fazer o mesmo com a roupa combinando com o local e a hora. Só acho.


6. Sabe àquela imagem de uma russa com LENÇO ou pano na cabeça? É real. Vi mulheres de todas idades usando durante o inverno. As russas realmente usam lenços finos ou grossos para se protegerem do frio. Elas usam muito boina e chapéu pequeno um pouco enviesado, que cobre toda a cabeça de um jeito charmoso. Mas quando a temperatura aperta é o lenço. Às vezes, mais de um. Quando isso acontece é um de lã de cor escura primeiro e um mais leve e colorido por cima. Eu mesma passei a usar meu cachecol de lã grande como elas e para se proteger do frio intenso é muito melhor porque protege toda a cabeça, o pescoço, a parte de cima das costas, a parte de cima do peito e se subi-lo ainda cobre a boca e o nariz. A verdade é que descobri que para o frio intenso os gorros não são lá os melhores amigos e que para mim a imagem da mulher russa no inverno é essa: sobretudos logos e lenço na cabeça.

7. Elas gostam de POSAR para as amigas. As chances de você ver uma foto natural de uma russa é próxima a zero. Independente da idade, elas gostam de sair com alguma amiga e vão pelos pontos turísticos ou bonitos da cidade, que são vários, somente para tirar fotos. Essa amiga, irmã, mãe ou filha levam uma câmera semi ou profissional para fazer os cliques. São altas poses! Dessas que a gente vê nos reality de top models. Confesso que acho um pouco engraçado porque elas podem ficar hoooooras numa única ponte fazendo fotos. Soube que aqui isso de foto espontânea não rola. Então, prepare-se para ver russas fazendo poses em quaquer lugar e se procurá-las nas redes sociais só verá altas produções.

8. As russas são especialistas em dar ESPORROS. Com elas não existem meias palavras, são diretas e ranzinzas. Se você colocar algo sobre algum lugar que não pode: “Tchi, tchi, tchi. Aí não”. “-Onde posso colocar?”. “-Aí não”. Se você entrar com sapato: “Tchi, tchi, tchi” e elas vão até a porta e mostram onde deixar o sapato: “Ali”. Se você estiver usando o computador no quarto: “Aqui não é escritório! Vá lá pra fora!”. Se você estiver falando no celular ou no tablet com alguém, elas param na sua frente: “Vá lá pra fora. Isso é um quarto”. Se você desdobrou uma roupa numa loja quando for colocar no lugar aparece uma: “Tchi, tchi, tchi. Não toque mais” e começa a dobrar a roupa. Tudo isso com cara bem feia e abrem os braços quando começam com esse “tchi, tchi, tchi”.

E aí? O que acharam? 😉

Atualizando sobre os números do coronavírus na Rússia: hoje, 29/05/2020 há 387,623 pessoas contagiadas e 4,374 mortes. 


Comentários

Postagens mais visitadas