EUROPA_20: Hostal e custos de um mochilão_01


Oi,
Volto a escrever sobre a viagem à Europa, mas decidi fazer este post com coisas práticas para quem vai viajar.  É interessante escrever os relatos e contar minha experiência, mas muito mais interessante para quem vai é ter opções de lugar para ficar ou onde ir de forma econômica. Todos sabem que a minha viagem foi um mochilão de verdade, nada de hoteis, fiquei em hostels e através do couchsurfing conheci pessoas que tornaram-se amigos e que fizeram a minha experiência de conhecer os lugares por dentro uma realidade de valor incalculável.
Então vamos lá. Vou dizer aqui onde fiquei , os valores e o que fazer para aproveitar o máximo da Europa com pouca grana. Lembrando que os valores são de junho de 2012.
Cheguei por Milão, mas fui direto a Veneza.

Itália - Veneza
Fiquei hospedada em Venecia Mestre, está a 8 minutos de trem e a limpeza e os bons colchões me surpreenderam. Adorei este hostel e o pessoal da recepção super legal.

Hotel & Hostel Colombo for Backpackers
Viale Paolucci 5 –Venecia – Email: hotel.hostelcolombo@gmail.com
Camera (quarto) com 4 camas standard, compartida e feminina. Diária: 22euros
Quando eu cheguei fiz uma pequena confusão e fui para o outro lado. Quando cheguei saí da estação Venecia Mestre pelo lado da bilheteria onde tem uma avenida e pontos de táxi. Andei por um tempo e como não encontrava a rua perguntei e descobri que estava do outro lado. Se por acaso fazer reserva neste hostal e percebe que fez o mesmo que eu, apenas tem que voltar à estação, descer as escadas e seguir pelo túnel para a outra saída, aí tem uma escadaria. Suba e quando chegar lá em cima verá uma rua, não uma avenida, siga direto por ela, na esquina há uma pequena praça com bancos e virando essa esquina (não precisa atravessar para o outro lado nem nada disso, apenas siga em frente) do outro lado da rua estará o Hotel Colombo. É aí.
Estando na avenida que eu falei a princípio também tem outra passagem para o outro lado. Seguindo a estação pela avenida, quando ela termina tem um túnel bastante escuro que dá medo mesmo, mas não é completamente deserto pois o utilizam para passar com bicicletas. Por isso sempre ir por dentro da estação é a melhor opção.
Pagamento apenas em dinheiro e em euros. Não aceitam outra moeda. O quarto é muito limpo, todas as roupas de camas imaculadamente brancas e excelentes colchões. É um hostel novo. A janela tem vista para a rua e outras casas. Quando cheguei não havia ninguém. Então tomei banho para tirar o cheiro de viagem e aeroporto e a ducha é simplesmente maravilhosa. O BANHEIRO fica dentro do quarto.
Não tem locker, coloquei a mochila e a bolsa no canto do quarto, fechei o cadeado e quando estava por sair chegou uma japonesa com quem conversei um pouco para saber se era tranquilo para ir dali até Veneza e ela disse que sim.  À noite quando voltei já estava todo ocupado e conversei um pouco com uma moça que trabalha em navio e que seguiria viagem no dia seguinte pela manhã bem cedo.
Para voltar de Veneza foi super tranquilo também. Voltei um pouco depois da meia-noite e da estação para o hostel são menos de 10 minutos e bastante tranquilo. Aconselhadíssimo! Pela localização, preço e pessoal legal. No dia seguinte, pedi para guardar minha mochila e eles tem um espaço com cortina onde os mochileiros podem deixar suas coisas e buscar quando quiserem. Deixei minhas coisas ali as 9h e voltei apenas as 20h. E do lado, em frente a sala de jogos há um banheiro que podemos utilizar para fazer uma higiene rápida antes de seguir viagem sem precisar pagar. Foi ótimo mesmo. Pois pude trocar de roupa, arrumar o que precisava e ir para estação pegar o meu trem para Áustria super tranquila.
Acesso a Internet: Eles te dão uma senha para a wi-fi. Mas se estiver como eu que não levei computador e meu celular não funcionava na Europa, pode pedir para usar o notebook, pois eles em um que fica a disposição dos hóspedes.

Áustria – Viena e Salzburg
Pelo Couchsurfing fiquei no apartamento de Dave em Viena.

França – Paris
Pelo couchsurfing fiquei no apartamento de Antoine.
No entanto, se não tivesse couchsurfing ou se não gostasse do meu coucher as minhas opções eram:
Justo quando cheguei tinha uma promoção se ficasse 3 dias pagava 2! Se tratando de Paris: era excelente!

França – Mont-Saint-Michel.
Não me hospedei. Apenas passei o dia.

França – Avignon
Não me hospedei. Apenas passei a manhã.

França – Carcassonne
Notre Dame de l’Abbaye
103, rue trivalle Email: ndaa@wanadoo.fr
Chambre (quarto) coletivo e mixto. Diária: 18 euros
Essa antiga abadia foi um ótimo lugar de descanso. Gostei muito. A senhora que me atendeu a princípio é um pouco mal educada, mas o senhor que trabalha com ela e que fica a noite é um amor. Tem que chegar (check in) até às 18h, pois depois deste horário a recepção não funciona. Eles te dão o folheto da abadia com um mapa, história do lugar e informações sobre os horários e serviços do hostel. E é bom levá-lo sempre, pois nele está também o código de acesso para abrir a porta se voltar depois das 22h. Às 22h eles fecham a porta e não fica ninguém na recepção. O portão fica aberto, a porta para entrar no edifício é que precisa do código. Confesso que quando voltei não conseguia abrir o portão, tentei várias vezes e nada, até que um senhor que estava sentado num banco fumando me ajudou. Sempre existem boas almas e alguém que como você vai chegar mais tarde (rsrsrsrsrs). Eu já estava me preparando para sentar na porta e esperar por alguém que chegasse quando o senhor se levantou e me ajudou.
Eu não fiquei no quarto coletivo como tinha reservado porque o passaram a um grupo, mas eu procurei vê-lo porque estava ao lado do meu e é grande e limpo. Toda a abadia é muito limpa e com uma incrível sensação de serenidade. Dá para imaginar as mulheres caminhando ali por décadas buscando paz e tranqulidade. Fiquei num quarto pequeno, muito limpo e com tudo o necessário. O BANHEIRO é coletivo e mixto. É um banheiro bem grande. Veja mais sobre ele no meu post de Carcassonne.
A localização é ótima. Para chegar, basta descer no ponto final do ônibus em frente do portão da cidade murada e descer a rua por onde o ônibus subiu. Está a menos de 10 min caminhando. O estacionamento da cidade murada é em frente a abadia, tanto que quando fui visitar a cidade, atravessei o estacionamento.
O café da manhã (petit dejeuner) pode ser solicitado e pago à parte. Se não me engano são 4 euros. Eu não quis porque pan au chocolat.
Acesso a Internet: No folheto que eles entregam tem o login e a senha para a wi-fi. Eles não disponibilizam computador e conseguir um em Carcassonne não é nada fácil. O albergue da juventude dentro da cidade murada tem dois computadores para os hóspedes. Apenas consegui usar a internet no dia seguinte já na cidade, perto da estação de trem. O acesso é gratuito, mas não é permitido o acesso a dados bancários e sites de relacionamentos como o Facebook, pois como o uso não tempo nem nada é uma boa maneira de não deixar alguém horas ocupando os computadores.

França – Nice
O sul da França é caro e não é muito fácil encontrar hostels que sejam exatamente baratos. Mas o que encontrei  e gostei pelo preço e depois adorei pela localização, já que está no coração do centro histórico de Nice foi o:
Hostel Smith
20, rue Droite, Nice Old Town
Chambre (quarto) coletivo e mixto com 12 camas. Diária: 20 euros
Foi o primeiro hostel da viagem com o que eu já conhecia como hostel, apesar de nunca ter ficado num quarto com tantas pessoas e foi bastante tranquilo, pois todos estão ocupados com suas próprias viagens e agora com a internet a maioria chega e fica na sua cama com seus notebooks, tablets e celulares navegando pela net.
Basta seguir as indicações dada quando confirma a reserva online e não tem erro. Chegando pela estação e trem, desce a rua a sua esquerda até chegar no ponto da Tramvia. Compra o ticket na máquina que fica no ponto, custa 1 euro. Entra no tram, valida o ticket na máquinda que está em frente da porta e na parada correspondente é só descer e descer pela escada que está a sua esquerda. Tem um mapa no ponto do ônibus com as ruas mais próximas, é bom dar uma olhada para se localizar melhor. Descendo essa escadinha é só seguir em frente pela rua a sua direita cheia de gente e restaurantes. No final dela virar à esquerda e aí já é a rue Droite. Vai passar por uma igreja, depois dela tem uma escadaria e depois um pub irlandês na esquina. O hostel está justo em cima desse pub. É um portãozinho e dá uma dúvida se é ali mesmo, mas é. Na verdade é um edifício residencial e no primeiro andar está o hostel. Tem um vizinho ao lado que estava fazendo o maior escândalo quando eu cheguei reclamando do barulho e tal e o recepcionista explicou que às vezes pela noite o pessoal chega um pouco bêbado e fazendo barulho e no dia seguinte os vizinhos reclamam. O corredor é escuro, mas quando sobe as escadas e a porta abre ali está um hostel! O pessoal da recepção é legal e atencioso. Dei sorte que quando cheguei havia um português e o check in foi super tranquilo. Cozinha equipada e tem uma TV enorme nela também. O banheiro é mixto e são dois com ducha. O banheiro com privada fica em outra porta. A única coisa que não gostei muito é que o box das duchas é de vidro, um pouco desfocado, mas não totalmente. O que fiz foi colocar as roupas ou a toalha (a minha é pequena de esportista o que não serve para cobrir nada) sobre o vidro e tomar um banho rápido, apesar da ducha ser maravilhosa. Acontece que na Europa a relação com o corpo é completamente diferente. Eles não têm problema com isso. Um corpo é um corpo e pronto, mas como num hostel são várias culturas é bom ter um pouco de cuidado ainda mais se for mulher viajando sozinha.
O quarto é limpo. As camas são beliche e numeradas e os colchões são bons. Tem locker pequeno. Não cabe uma mochla, mas é ótimo para colocar uma bolsa com documentos e valores. A única coisa que pode incomodar um pouco é o barulho do pub. Eu fiquei 4 dias aí e na terceira noite, fazia mais barulho que o normal e uma das meninas foi até a janela e reclamou do barulho e eles deram uma diminuída. Mas, sinceramente, pelo preço, pela localização e por estar cansada eu nem preocupava com isso.
Acesso a Internet: Tem 3 netbooks para uso dos hóspedes e wi-fi.

Comentários

Postagens mais visitadas