EUROPA_20: Hostal e custos de um mochilão_02


Itália - Roma
Pelo Couchsurfing fiquei no apartamento de Paolo.
Mas a opção de hostel era: www.hostelandrew.com

Itália – Pisa
Não me hospedei. Passei a manhã.

Itália – Cinque Terre
Fiquei no:
Cinque Terre Holidays
Via Colombo 94, Riomaggiore, Cinque Terre, Italy
Camera (quarto) compartido e mixto com 7 camas. Diária: 25 euros (fim de semana) e 22 euros.
Foi a grande surpresa da viagem no quesito hostels. As opiniões eram muito diversas sobre esse lugar, mas arrisquei porque foi o mais barato que encontrei e eu queria ficar hospedada em Riomaggiore porque era por onde gostaria de começar a conhecer as 5 cidades. Foi a escolha acertada e recomendo a todos. Riomaggiore é linda, a síntese da Cinque Terre que eu via nas fotos. O hoste é super fácil de achar. Ao descer na estação de Riomaggiore, seguir à direita onde tem um pequeno túnel com lindos moisacos. No final dele só existe uma rua, a principal e é uma ladeira. É só subir por ela e depois de uns 5 minutos à sua esquerda estará o número do hostal. Aí é apenas para receber e fazer o pagamento. Depois eles te levarão a umas 3 ou 4 casas depois e aí estão os quartos. Vai subir uma escada de pedra grande, lembre-se que Cinque Terre está incrustada num morro. O quarto coletivo na verdade é um pequeno apartamento totalmente equipado. Cozinha completa, tem até uma máquina de lavar roupas para uso. Um quarto com duas beliches com sacada para a rua principal pela qual acabou de subir e no corredor tem mais um beliche. Eu dividi com um mexicano e duas australianas. E no corredor estava uma norte-americana que vivia na Austrália e estava conhecendo a Europa. O BANHEIRO é ótimo e apesar de ser apenas 1 para todos o uso foi bastante tranquilo, já que cada um chega numa hora diferente e todos sabem que não estão nas próprias casas para ficarem horas num banho. Gostei muito e de tudo: localização, boas camas, bons colchões, tudo muito limpo e a cozinha completa somente para nós. À nite é bom estar com o celular ou uma lanterna porque na escada não tem luz e fica completamente escura.

Acesso a Internet: somente senha wi-fi. Não tem computador para viajantes. O melhor lugar para se conectar está na cidade de Manarola. Na estação de trem por onde chegou tem uma loja que também é posto de informação turística que tem acesso a internet, mas foi super complicado. Paga 3 euros por 15 min (caríssimo) e elas te dão uma senha que pode não funcionar. Comigo não funcionou e elas me devolveram o dinheiro. É o único lugar em Riomaggiore. Por isso a melhor opção está em Manarola. Faça a via dell’amore, apenas 20 minutos e quando chegar na cidade subir a única rua principal e na terceira esquina tem uma loja com uma placa na porta informando ter acesso a Internet. Foi um achado. Pois eles cobram por tempo utilizado, ou seja, centavos por minutos. Só precisa ter em conta que fecha as 17h30 quando a atendente vai embora. Pode fazer impressão e utilizar pen-drive (muitos lugares não permitem que seja utilizado por causa de vírus). Todos os dias que estive em Cinque Terre, eu passava por lá.

Itália – Firenze
Cheguei a Firenze sem uma reserva de hostel. Foi o único lugar de toda a viagem onde isso aconteceu, mas eu tinha diversas opções de hostels e por isso não me preocupei. Mas acabei não indo a nenhum dos que eu tinha como opção porque precisa utilizar ônibus e eu queria um próximo da estação. Fui no posto de Informação Turística (o melhor de todas as cidades em que estive) e elas me deram um folheto com alguns hostels me mostrou os mais próximos, que dava para ir caminhando. Eles ficam na Via Faeza, exatamente a duas ou três quadras da estação. Fui nesse hostel e tinha lugar num quarto triplo e o preço estava bom.
O outro onde eu pensava em ficar era o http://www.ostellosantamonaca.com com diária a 19,50, mas tendo que utilizar o ônibus porque fica a uns 15 min do centro de ônibus, o que não seria um problema, mas quando fiz as contas eu gastaria a mesma coisa estando a minutos da estação.
Assim fiquei no:
Central Hostel Firenze.
Via Faeza, 46
Camera (quarto) feminino com 3 camas. Diária: 21 euros.
Tem um pátio, os donos são um casal e o filho. A senhora é um pouco rude, mas o marido e o filho são mais simpáticos. O quarto é muito limpo, bonito, ótimas camas e tem guarda-roupa para cada uma. O BANHEIRO fica do lado de fora, mas está na porta ao lado. E na Itália os banheiros são completos como os nossos. Somente na França vi banheiros com espaços diferentes, sendo um para a privada e outro para a ducha.
Gostei do lugar. O café da manhã também é pedido e pago à parte quando faz o check in. Não sei quanto é porque eu pretendia passar no mercado para comprar algo, já que no dia seguinte a viagem ao sul da Itália para ir a Croácia seria longa.

Acesso a Internet: Tem wi-fi. Ao lado do hostel tem uma lan house onde se tem o acesso a internet mais barato de todos os lugares onde estive: 1 euro por 1h! Na verdade, em Florença foi o lugar mais fácil para encontrar internet de toda a viagem e sem ser um roubo. Para fazer impressão também era tranquilo, 0,15 euros por impressão.

Croácia – Dubrovnick
Não fiquei hospedada em lugar nenhum, pois dormi a noite no navio tanto na ida quanto na volta.

Itália – Verona
Pelo couchsurfing fiquei no apartamento do Raul no primeiro dia e no segundo fui para o Ostello della Gioventu Villa Francescatti www.ostelloverona.it
Salita Fontana del Ferro, n.15
Camera (quarto) compartido e feminino com 6 camas. Diária: 18 euros
Muito limpo, com BANHEIRO compartido com duchas separadas das privadas, mas tudo no mesmo espaço e muito amplo. O problema do banheiro é que não tem espaço para  colocar as roupas dentro do box no alto, pois o espaço que tem acaba ficando todo molhado porque a ducha é muito forte. Precisa ter cuidado onde colocar as roupas. A porta é fechada as 0h e só abrem para quem foi na ópera da Arena, senão passará a noite fora, a não ser que algum dos hóspedes decida levantar e abrir a porta. Isso pode ser um problema, porque mesmo para a ópera eles esperam até às 1h, eu tive que sair no final da ópera correndo.
O local é muito bom, mas o maior problema é que realmente está longe do centro da cidade, caminhando desde o hostel até uma das avenidas principais são uns 30 minutos. O que pode ser tranquilo se o dia não tiver um sol tão quente. E ao redor realmente não tem muita coisa. Ele está próximo do castelo uns 20 min caminhando. Fica próximo também do Teatro Romano, há uns 10 min. O caminho é tranquilo, mas de todos os lugares onde fiquei foi sem dúvida o mais distante, pois do ponto do ônibus mais próximo precisa subir uma boa ladeira, já que fica isolado. Se encontrar algum lugar mais perto do centro da cidade é muito melhor. Pra quem está de carro ele é ótimo também: barato e tranquilo. Serve café da manhã numa cozinha comunitária onde não pode ser usada como em outros hostels. A cozinha é de uso exclusivo para os donos. Tentei guardar um iorgute na geladeira e não permitiram. Esse é o ponto negativo na minha opinião. É bom informar também que os dormitórios ficam no terceiro andar e que não tem elevador. É uma grande e longa escadaria, por isso cuidado para não levar muito peso.
Acesso a Internet: não tem. Apenas wi-fi. Para usar a internet tem que procurar algum lugar no centro da cidade.

Itália – Milão
Pelo Couchsurfing fiquei na casa do Peter.
Mas a minha opção aqui seria o Ostello La Cordata - www.ostellolacordata.com
Via Burigozzo 11 Email: info@ostellolacordata.com Diária: 23 euros

Muitos me perguntam "Qual foi o total da sua viagem"?
O total do meu mochilão de 1 mês na Europa conhecendo França, Itália, Bélgica, Croácia e Áustria foi de 2.250 euros + 1.400 dólares da passagem ida e volta B.Aires-Milão-B.Aires pela Lufthansa. Passando o valor da passagem para euros mais as poucas coisas que comprei de lembranças o total ficou em 4.000 euros. Aproximadamente 11 mil reais. Quem viaja sabe que para conseguir viajar como eu fiz durante 1 mês por este valor na Europa é difícil, mas como podem conferir NÃO É IMPOSSÍVEL! O segredo é PLANEJAR! COMPRAR todas as passagens e tickets com ANTECEDÊNCIA e saber exatamente tudo o que quer fazer e aonde ir e o mais importante: CAMINHAR muito. E se tem um lugar ótimo para fazer caminhadas é a Europa, pois em cada esquina existe uma surpresa!
Li muito e vi que algumas pessoas conseguiram fazer um mochilão com este valor, mas a média está por volta de 5 mil euros. Não passei nenhuma privação, não fiquei comendo em restaurantes, mas só Deus sabe que não parei de comer enquanto estive lá. (rsrsrs) Era muita coisa gostosa para provar e eu adorava estar sempre comprando coisas diferentes nos mercados e na rua para ir provando. O couchsurfing me ajudou a economizar um bocado também. E no mais, muito controle para não sair comprando tudo o que ver e quer. A minha viagem não foi de compras, foi para conhecer. Para quem gosta de comprar tem que pensar que fará isso e levar um dinheiro a mais ou simplesmente fazer como eu faço muitas vezes: fazer uma troca. Se eu quero comprar algo que estava fora dos planos, terei que retirar de outro lugar. Diminuo o gasto com comida por alguns dias ou deixarei de ir a algum lugar e assim a compra não sai do orçamento.
Muitas pessoa têm dificuldade para visualizar e planejar algo assim. Se precisar de uma ajuda é só entrar em contato.
Saludos.

Comentários

Postagens mais visitadas