Europa_26: DICAS DE OURO PARA A SUA VIAGEM À EUROPA


Dica 1:  O que aprendi a fazer em vários momentos da viagem: parar, respirar fundo e voltar a ler todos os papeis que estejam ali e que sempre estão no idioma do país. Por isso, não importa onde você vá minha dica de ouro é: aprenda algumas palavras do idioma, leia todos os tickets que pegar e enquanto estiver esperando em algum lugar procure ler o que está por ali porque mesmo que você não entenda o idioma poderá com certeza sentir o significado de alguns e guarde isso com você. Esqueça essa bobagem que ensinam todo o tempo no Brasil de que "todo o mundo fala inglês". Bobagem, a maioria dos países falam seu próprio idioma como nós, nas ruas muitos não falam inglês como nós, ou falam muito mal como acontece com a maioria dos brasileiros também. Nas empresas muitos usam o inglês como o idioma intermediário, mas não pense que você vai justo encontrar esse pessoal, afinal durante o dia eles trabalham. 

Dica 2: Se tiver alguma grande dúvida quando estiver na rua, aconselho a procurar por um turista mochileiro, geralmente falamos inglês, mesmo que básico, e na maior parte das vezes quem mochila mundo afora tem um conhecimento daquela cidade muito maior do que um morador, seja porque ele já foi onde você quer ir seja porque ele estudou tudo antes de estar ali ou pode estar justamente indo para o mesmo lugar e você ainda faz uma nova amizade além de ter a certeza de chegar no lugar certo ou se for o caso de se perderem não estará sozinha/o :)

Dica 3: Em Paris sempre tenha dois mapas! Acontece que por ser uma cidade antiga e com muitas pequenas ruas que com o tempo podem também terem mudado de nome, nem todas figuram nos mapas e pode acontecer de você precisar encontrar um lugar e olhar no mapa, encontrar as esquinas onde você está, mas não tem o nome da rua que você está vendo na placa à sua frente e se você abrir outro mapa da cidade, ela pode estar lá. E acredite-me: isso vai acontecer muitas vezes. Por isso leve dois mapas diferentes com você e voilá!

Dica 4: Muitos deixam para ver as combinações entres estações de trem e metrô quando estão nas estações. Se você já sabe onde vai, sente-se e abra o mapa da malha ferroviária porque ela é infinitamente maior do que a dos países latinoamericanos e veja bem onde você vai estar e veja qual é a melhor combinação a ser feita. Ter que descobrir isso estando na estação deve ser estressante. Cansei de ver pessoas em frente aos mapas das estações trilhando o caminho com os dedos e sem saber para que direção ir. Sem contar o tempo que você perde. Para isso também servem algumas viagens longas: para se planejar bem para quando chegar ao destino aproveitar o máximo possível.

Dica 5: Não dê muito ouvidos quando um europeu falar para você não caminhar e utilizar o metrô. Como eles têm um a cada duas esquinas, eles realmente não caminham e já estão acostumados com isso. Você não conhece a cidade e pensa que tudo é longe, mas não é. Na maior parte das vezes o próximo ponto está justante a duas quadras ou na rua de trás, quando não na esquina! Principalmente para quem é de cidades tão grandes como SP e Rio será moleza. De todas as que fui, somente Paris é que pode dar mais trabalho por ser grande. Mas mesmo assim é onde você mais vai caminhar. É tanta coisa para ver que você não tem tempo para pensar e somente quer ir e ir e ir, até perceber que ultrapassou os seus limites. Li alguns blogs que falam exatamente isso. Paris acaba com você porque você tem um desejo incontrolável de ver tudo o que está na sua frente, atrás, do lado, em cima....:)

Dica 6: Quando comprar tickets para o transporte, sempre tem uma lista com todos os valores ao lado da bilheteria ou das máquinas. Leia, ou tente, e veja qual o melhor valor para você. Porque na Europa os tickts têm diversas durações: uso imediato, duração de 6h, de 12h, 24h e até de 1 semana ou um passe de 1 mês. Quanto mais tempo mais baratos são. Por exemplo: em Paris você tem tickets para a semana e outros somente para os fins de semana. Eu fiquei 6 dias em Paris e sabia que utilizaria o metrô, então comprei uma promo que eles têm que é comprar 12 tickets de uma vez e o preço é bem mais barato que apenas um. O ticket em Paris custa 1.20 euros, mas esse pacote saia por 9 euros! Em Viena tem um ticket que dura 24h por 6 euros! É maravilhoso, pois apenas 1 custa 1.30 euros. Em Roma, 1 ticket custa 1.50, mas o que vale até a meia-noite custa 6 euros.

Dica 7: Os transportes públicos utilizam o mesmo ticket. Você compra um e com ele você pode usá-lo no bus ou no metrô ou no trem e em algumas cidades como Paris e Viena com o mesmo ticket você pode pegar o trem, descer e depois utilizar o mesmo no metrô. O de Viena você pode usar no ônibus e depois passar o mesmo no metrô. Muito legal. Porém, na minha opinião, o melhor mesmo é que você só precisa ter 1 ticket e usar o transporte que usar. Não precisa comprar um para o trem, outro para o metrô e outro para o ônibus. É perfeito! Menos gastos com emissão de papel e todos os transportes com o mesmo valor.

Mais adiante coloco mais dicas para que possa facilitar a vida de algumas pessoas que estão indo pela primeira vez. Afinal, informação correta nunca é demais não é mesmo?!

Comentários

Postagens mais visitadas