Sou brasileira, mas não tenho a obrigação de ser sua amiga! ¿Compreendés?!

Olá,
Decidi fazer um pequeno comentário sobre algo que aconteceu nesta semana comigo.
Estava eu conversando com meu amigo Cris, argentino, e duas brasileiras: mãe e filha que estavam na mesma sala que nós e com quem sempre fui educada, mas nada de muita amizade. Então escutei a mãe fazer o seguinte comentário sobre mim: "Ela sempre está falando espanhol. Fica falando assim para se aparecer" e falou alto para eu ouvir e eu fiquei pensando se ela é assim idiota mesmo ou se falta algo na cabeça. Duas perguntas básicas: em que país estou? Argentina. Com quem eu estava conversando? Com um argentino. Portanto, eu realmente estava me aparecendo ou apenas falando no idioma do país???
Parece algo tão pequeno, mas fiquei um pouco puta com isso.
Na semana passada estava lendo de uma brasileira que está vivendo na França e ela comentou sobre essa coisa que os brasileiros têm o costume de fazer em outros países e que a incomoda: quando encontram um brasileiro eles vão logo se chegando e agindo como se fôssemos amigos de longa data, achando que temos que receber em nossas casas, fazer parte do nosso grupo de amigos somente porque temos em comum o fato de sermos brasileiros em outro país. Aí vai: acho legal encontrar um brasileiro que está vivendo por aqui, porém concordo plenamente com ela e com outros brasileiros que já fizeram este comentário em outros blogs que isto não muda o fato de que sou eu quem escolho minhas amizades e não é porque é um brasileiro que tenho que tratar como se fosse meu amigo do peito. Não tenho obrigação de falar e muito menos de incluir a pessoa no meu circulo de amizades e ponto!
E para quem acha que isto é porque estou metida e tal, então já vou adiantando que nem no Brasil eu faço amizades assim. Todos somos brasileiros em nosso país e nem por isso tenho a obrigação de ser amiga de todos e aqui não será diferente. Já fiz queridos amigos brasileiros por aqui, de sair para bater perna, beber e dividir um pouco da minha vida, mas os fiz porque são pessoas de quem gostei, com quem tive afinidade e que valiam a pena estar na minha vida.

Saludos brasiporteños.

Comentários

Postagens mais visitadas