Provando empanadas de "La reina de las empanadas"

Hoje foi o primeiro dia frio do ano. Frio demais para ser somente a primeira semana de outono. Na verdade, esse frio chega lá pelo final do mês de abril e meados de maio, não agora. Foi frio de inverno! Saí de casa às 8h com sensação térmica de 8 graus e fez frio durante todo o dia. A previsão é que a mínima por estes dias seja de 13 a 14 graus, o que sim é condizente com o outono. No entando, já está avisado que na segunda a mínima será de 8 graus, ou seja, se continuar assim o inverno chegará ainda mais cedo que no ano passado. De duas semanas pra cá até ontem estava clima de outono, mas hoje....hummmm, sei não, é melhor começar a se preocupar com o inverno deste ano. Depois do rigoroso inverno da Europa a preocupação é grande por aqui. Vamos ver no que vai dar.

Enfim, mas estou postando por outro motivo: acabei de chegar da pizzaria La Americana, que também é conhecida como "La reina de las empanadas" que fica na Av. Callao, 83. Eu já tinha comido neste local algumas vezes quando saia de alguma sessão de cinema do Inca. Parava aí para comer uma porção de pizza de muzza em pé na barra.
Mas lendo algumas coisinhas sobre a cidade descobri que esta pizzaria tinha este título e pesquisando mais um pouquinho a encontrei em diversas matérias sobre as melhores empanadas da cidade. Em uma delas, que elenca os 10 melhores lugares para se comer empanadas, ela está em segundo lugar! Com tanta propaganda ela entrou na lista de lugares tradicionais para se conhecer e provar, óbvio.

Em primeiro lugar, ao chegar já senti aquela expectativa de estar no lugar certo visto a quantidade de pessoas que estavam ali. Depois de esperar alguns minutos, o garçom nos guiou até uma mesa e fizemos o pedido. Chamei alguns amigos, mas somente o meu amigo Cris foi e la passamos super.
Eu pedi todas as clássicas que li serem as melhores: criolla, salteña con picante, jamón y queso, pollo y cebolla y queso. Quando chegaram os pratos vejam que lindas estavam as caras destas empanadas ;)

Lindas mesmo não? Pena que a minha impressão parou na beleza. Sim, estavam boas e ...ponto final. A primeira que provei foi a de presunto e queijo que estava simplesmente espetacular! Realmene uma das melhores que comi. Bastante recheio, presunto na medida certa e o sabor do queijo delicioso! Porém, a criolla me decepcionou muito. Já comi melhores em mais de um lugar e a da La Americana não tinha nada de interessante.

A barra sempre está cheia. Abaixo está a foto da empanada criolla. Depois dela provei a de frango que também estava normal e deixei para o fim as mais faladas nas matérias e comentários que li: a salteña con picante (com pimenta) e a de queijo com cebola. E....decepção total com a salteña. Estava picante? Sim. Mas um picante normal, nada de extraordinário. E geralmente as empanadas salteñas tem no recheio com a carne batata e cenoura picadas, ervilha, milho, azeitona, ovo cozido e até uvas passas e esta não tinha nada disso, ou melhor, tinha a carne, ovo e a azeitona. Como eu disse: uma decepção!!!
Pra finalizar comi a de cebolla e queijo que estava muuuito boa. Enfim, as empanadas de queijo estavam ótimas, mas as de carne que dá fama à casa não me pareceram nada demais! Claro que um argentino tem todo o direito de dizer que eu não sei de nada, que não deveria estar opinando sobre a comida daqui, porém quem me conhece sabe que adoro comer e sei comer, tenho paladar, conheço os temperos, o ponto certo do cozimento e tal. Além do mais, já comi empanadas o suficiente por aqui para distinguir uma boa, mediana, ruim e excelente.

Um pouco desiludida, decidi que já era hora de pagarmos a conta e irmos embora. Já tínhamos comido, tirado fotos, provado as empanadas e como não são tão espetaculares assim não deixaram nenhum gostinho de quero mais não.
E na saída ainda aproveitei para tirar uma foto do Cris, num momento de garoto propaganda, ao lado do boneco que recebe a todos os clientes da pizzaria.

No fim foi legal. Valeu pela saída neste dia um tanto frio, colocar o papo em dia com um amigo e cumpri com a missão de provar mais um dos Clássicos de Buenos Aires. Agora é voltar à minha super dieta ;)

Saludos brasiporteños a todos.

Comentários

Postagens mais visitadas