OUTONO E ÚLTIMA PARTE DE CARTAGENA DE INDIAS

Olá,
Bem, finalmente postarei a última parte da viagem à Cartagena. Sei, demorou né?! Mas foram tantas coisas acontecendo que fui colocando outras postagens e sempre deixando a minha querida Cartagena de Indias para depois.
Mas antes de irmos à Colômbia, que tal falar um poquinho dessa volta das férias?
Está fazendo uma semana que voltei para Buenos Aires e apesar do calorzinho que ainda faz já dá pra sentir os aires do outono que se aproxima. Eu já comentei antes e comento novamente: adoro essa definição que as estações têm por aqui. Os dias estão quentes, mas em alguns seja pela manhã, seja pela noite já se sente os graus caindo e o vento fresco. Nas vitrines as liquidações já começaram e as roupas do verão já estão fora das prateleiras dando lugar as de outono-inverno.
Foi bom ouvir os espanhol por todos os lados outra vez, reencontrar os amigos e caminhar pelas ruas de Buenos Aires. A única parte chata realmente foi o aumento do subte (metrô). Não que esteja errado, afinal fazia anos que não tinha aumento, mas de 1,10$ para 2,50$ foi um salto e tanto. Que o diga o visor quando mostra o saldo do Sube (cartão como SPCard e o RioCard).
Mas...tudo bem...política é assim mesmo: o governo precisou de dinheiro é só apertar o lado do povoão.

Agora vamos ao últim post de Cartagena.

Saimos de Santa Marta embaixo de chuva, mas na noite anterior já havíamos pedido que a recepção tivesse feito a reserva da van para nós. A van chegaria às 10h, então aproveitamos para comprar umas frutas e suco de laranja para a viagem. São 4h de viagem entre Cartagena e S.Marta. A van é confortável, mas os bancos são estreitos para quem é alto pode ser um pouco incômodo. Fica o tempo todo passando um vídeo com vários clips de salsa. Faz uma parada rápida para ir ao banheiro e comprar alguma coisa e às 14h estávamos novamente em Cartagena. Voltamos ao hostel, mas tinham feito a nossa reserva errada : somente para o dia seguinte, mas nos indicaram para ir a um outro hostel na rua ao lado. Fomos para lá e como eram somente 2 noites decidimos ficar por lá para não ter que abrir as mochilas e no dia seguinte arrumar tudo outra vez para em seguida abrir. Ninguém merece isso. Descansamos da viagem e à noite fomos ao Café Del Mar e depois terminamos a noite na discoteca Tu Candela. Que fica exatamente na praça a entrada do centro histórico, logo que passa o Portal del Reloj. Pagamos 10.000 COl para entrar com direito a duas cervejas ou 1 cuba libre.

O lugar é muito bom. A música bastante eclética, muito reggaeton, salsa, eletrônica e um telão passando os clips atuais e ainda tem a sacada de frente para a praça de onde podemos acompanhar toda a movimentação. Ficamos por lá até às 3h da manhã e voltamos caminhando ao hostel. Muito seguro. Na verdade, Cartagena é a cidade mais segura em que já estive.

O nosso último dia começou lindo. Saí do hostel, comprei frutas, tomamos nosso café e fomos caminhar pela cidade. Este dia deixamos para conhecer melhor o comércio, ir nas lojas comprar algumas lembrancinhas e também para conhecer a cidade e a praia de Bocagrande. Recomendo muito ir até lá para comprar as lembranças, pois o Mercado de Artesanato tem preços justos e mais diversidade. A praia de Bocagrande é bonita, é uma cidade com uma estrutura mais moderna, com muitos edifícios.

Fizemos nossas compras e voltamos a Cartagena. O táxi para ir até lá nos custou 10.000 COL para ir e mais 10.000 COL para voltar. Almoçamos, tomamos mais suco de lulo, fomos ao supermercado porque eu ADORO supermercado e também porque eu queria comprar algumas coisas típicas de lá da Colômbia como o café (que, diga-se de passagem, achei caríssimo, por ser um produto tão consumido pelos colombianos. Eles não vivem sem café, por isso não entendi os valores altos), biscoitos e chocolate de Milo (Milo é o nosso Ovomaltine) e a farinha específica para fazer arepas para mim e para alguns amigos colombianos.

Depois das compras, meu acompanhante foi descansar e eu aproveitei para caminhar por algumas ruas do centro histórico que eu ainda não conhecia e um parque atrás da cidade murada que é lindíssimo: Parque Apolo.

Voltei ao hostel, arrumei minha mochila e fomos passar a nossa última noite em Cartagena. Saímos para jantar numa praça no centro histórico e depois nos dirigimos ao Café Del Mar para de lá irmos novamente ao Tu Candela. Porém, nossos planos foram por água abaixo, literalmente porque caiu uma chuva que não parava mais. As ruas do c. histórico ficaram inundadas e nós lá embaixo de uma loja para não ficarmos ensopados. Como chovia! E tenho que dizer algo, se já achávamos a cidade limpa, com a chuva tivemos certeza porque apesar de tanta água praticamente não tinha lixo algum. Uma coisa incrível. Vimos apenas uma sacola de plástico e nada mais. Muito, muito limpa mesmo. Sem outra opção, ficamos esperando até passar um táxi em que conseguimos entrar e fomos ao hostel, porque tinha mais meio metro de água na rua e não tinha nem como irmos para a discoteca, o que foi uma boa idéia, porque a chuva somente parou por volta das 2h da manhã. E a surpresa: quando chegamos no hostel, lembre-se que não estávamos mais na Casa Viena e sim em outro, estavam todos com rodos e vassouras tirando água dos quartos e das áreas em comum. Quando abrimos a porta do quarto, estava cheio de água, tirei rápido as mochilas e bolsas do chão e comecei a limpar tudo. Puxando água com rodo e depois secando e secando até poder guardar tudo outra vez. É que quando tínhamos saído deixamos a a janela aberta por causa do calor. Que fim de viagem! A última noite tirando água do quarto.

Na manhã seguinte cedo fomos para o aeorporto. O meu austríaco ficou em Bogotá, porque seguiria a viagem de férias dele e eu de Bogotá fui a Panamá para fazer a conexão para BAires.

Excelente viagem! Recomendo a todos Cartagena de Índias. É um lugar lindo, romântico seja de dia ou de noite. Amei cada cantinho do Centro Histórico e os colombianos são pessoas muito simpáticas e receptivas. As passagens áreas para lá realmente são muito caras, afinal está na região do Caribe, mas a cidade em si é muito barata já que o peso colombiano está 1 por 1 em relação ao real. Ahh, e você deve estar se perguntando se o romance foi adiante....Bem, não foi. Infelizmente (ou felizmente, afinal Deus sabe o que faz) não deu certo e a nossa separação em Bogotá foi também a nossa despedida, no entanto, vale pela aventura e muito mais por ter conhecido este lugar lindo. Adorei!!!

Saludos brasiporteños.

Comentários

Postagens mais visitadas