EUROPA_05: Áustria: Salzburg

Bonjour!
Já estou na França.
Tantas coisas passaram nestes dias e nao tive tempo para escrever. A ultima vez que escrevi foi sobre a minha ida a Salzburg. É uma cidade muito bonita. E quase que nao cheguei! Ja estava acostumada com a vida pontual de Viena e cronometrei o tempo exato para pegar o trem. Demorei uns 5 min para sair do ape porque terminei de secar o cabelo e fui. Foi tudo tranquilo: peguei o onibus, depois o metro e na estacao onde saia o meu trem o metro teve que esperar um outro que estava adiante, foi apenas 2 min, mas fez com que eu corresse pela estacao ate a plataforma do trem e justo quando vi o trem a porta se fechou. Por sorte eu ja tinha observado no metro que mesmo qdo a porta fechava e alguem estava ja em frente, apenas apertava o botao e ela abria e foi o que fiz, a porta abriu e eu me praticamente me joguei no trem. Depois disso foi tudo tranqui e nao posso dizer muito sobre a paisagem porque dormi todo o caminho. ;) Caminhei bastante pelas ruas, fui na casa de Mozart, comi chocolate todo o dia ;) e a tarde fui ao castelo. Deixei o castelo de Hohensalzburg para o final do roteiro de propósito! Andei e conheci a cidade sempre olhando para ele e aumentando em mim mesma a expectativa cada vez que chegava perto. E justo quando decidi ir nao o estava encontrando, mas a vantagem dos castelos é que na maior parte das vezes eles estao no ponto mais alt da cidade, entao tive apenas que atravessar para o outro lado e procurá-lo. Quando o vi, me localizei e segui em direçao a ele, assim de fácil. ;)
Meu primeiro castelo da viagem! e foi emocionante caminhar por entre torres e ruas de pedras. Ver a paisagem da cidade do alto que e simplesmente linda com as montanhas nevadas ao fundo e outros pequenos castelos nas redondezas. Amei cada minuto ali. Na saída do castelo me sentei num mirante e tirei varias fotos alem de ficar olhando tudo dali. Fiquei por muito tempo sentada, olhando os detalhes do castelo, as pessoas que chegavam e saiam dele. Tirei muitas fotos, pedi par aum casal de japoneses tirar uma foto minha. Comi meu sanduiche e fiquei deitada admirando a cidade, aquele momento mágico.
Na volta, passei num mercado, o famoso Bila, fiquei um bom tempo olhando as prateleiras e comprei um vinho austriaco (confesso que foi super difícil escolher o vinho porque tinha outros italianos e franceses que eram um verdadeiro convite para quem gosta de vinho, mas estava decidida a provar um vinho austríaco), umas salsichas e um macarrao ao curry. Aquí na Europa se come muita comida indiana. Claramente por causa  da grande quantidade de arabes e indianos que tem.
Experimentei os falados chocolates Mozart e nao achei nada demais. Ahh, fica a dica que eu segui por que constatei ser verdadeirissima: se quiser chocolate Mozart passe depois por qualquer supermercado. Na loja é vendido a partir de 5euros e no mercado comprei a bolsinha de 200gr por modicos 1.90e!


Palácio Mirabeau, lindo e com o castelo ao fundo.

Cartaz dentro do banheiro feminino.

Nos jardins do Palácio.

Vista do centro histórico.


As pequenas e lindas ruas e lojinhas.

Museu de Mozart.



Detalhes de uma tarde em Salzburg.

Castelo Hohensalzburg. Construçao iniciada em 1077!

Meu primeiro castelo da viagem. Muita emoçao!






Descansando meu pézinhos com esta incrível visao da cidade.

O mosteiro que descobri atrás do castelo. Veja a data desta casa em frente dele: 1021!

Jogo de Xadrez gigante.

Super pretzel. Como estava bom.

O outro lado da cidade: menos turístico, mas nao menos lindo. Muito pelo contrário.

Caminhei pelas ruas antigas e medievais que na parecem ser medievais de tão lindinhas e arrumadas que são. Acho que na Idade Média, Salzburg deveria ser uma cidade medieval muito chic! Claro que digo isto dentro de nossos conceitos modernos.
As lojinhas são uma graça com vitrines muito lindas e convidativas. O Museu de Mozart é interessante,mas confesso que eu esperava que tivesse mais coisas, porém para o intuito que tem de contar a vida de Mozart está bom. Tem muitas fotos dele e de sua família e a loja que vende de tudo sobre ele é realmente bastante diversificada.
Saí do museu e fiquei andando pelas ruas, fui até o outro lado do rio, tirei muitas fotos, vi muitas pessoas correndo e pelo rio tem muitos pequenos quiosques que vendem pratos de frutos do mar e sorvete.
É uma cidade muito tranqüila e também me pareceu uma cidade bastante jovem.
Ao ir me aproximando do castelo, passei por lindas e antigas igrejas e em frente da praça tem uma loja dos famosos wafer Manner. São deliciosos de verdade. Bastante recheio de avelãs e as camadas são bastante compactas. 1 pacotinho deste waffer custa em media 1.50 euros, mas nesta loja da própria Manner comprei uma suuuuper promo de 1 pacote com 7 pacotinhos por apenas 3 euros!!!!! Imperdível! Comprei, comi e trouxe alguns para minha família. Entao, quando passar por esta loja: entre!
Eu cheguei ao castelo de funicular porque tinha comprado o Salzburg Card, mas decidi sair dele caminhando o que foi ótimo, porque fiquei por muito tempo no mirante.
Dali desci e ao invés de caminhar diretamente para a cidade, fui seguindo pela direita e encontrei um lindo a antigo mosteiro que está atrás do castelo com uma linda vista das montanhas com neves ao fundo e fiquei emocionada ao ver a data do mosteiro, do ano 1000. Voltei e o caminho entre o castelo e a cidade é muito bonito. Tem ruas lindas, limpas e portas diferentes.
Passei novamente pela praça, comprei o maior pretzel que já tinha visto na minha vida e que estava muito gostoso e sai caminhando vendo as pessoas vendo o jogo de xadrez gigante que existe nesta praça ao lado da igreja e em frente ao funicular que leva ao castelo. Quando atravessei a ponte fui conhecer o outro lado da cidade, menos turístico e que é muito bonito também. Sentei em frente ao rio e fiquei admirando a paisagem e começou a chover. Segui para a estação de trem. Passei em frente da escola de Música de Mozart e chegando perto da estação entrei no supermercado.

Quando cheguei a noite no apartamento abri o vinho, preparei o macarrao ao curry e enquanto ele cozinhava eu já tinha conhado as salsichas e as devorava. Ninguém faz salsichas como os germanicos! Sao maravilhosas. Agora como as salsichas daqui e nem vou contar o que penso. rsrsrs Bem, depois de atacar as salsichas e o vinho, comi o macarrao. Nao tenho palavras para descrever a explosao de sabores! As folhas desidratadas pareciam ser realmente frescas e o curry forte, encorpado. O cheiro, sabor, tudo estava maravilhoso e custei a acreditar que eu tudo isso se encontrava dentro de um pacotinho! Que nao era fresco. Definitivamente os produtos alimentícios da Europa sao melhores, porque até o que é industrializado tem mais frescor e sabor que os que compramos aqui. Fiquei impressionadissima e comia e bebia vinho e comia. Resultado final: fui dormir sim um pouco bebadazinha ;) Como estava sozinha e já dentro de casa nao tinha com o que me preocupar, entao tomei mais vinho, me enchi mais daquela comida deliciosa e forte e dormi super feliz para descansar e me preparar para o meu último dia em Viena ;)

Comentários

Postagens mais visitadas