Europa_31: Itália: Roma_03

Levantei cedo, Paolo me deu as cópias da chave do apartamento numa prova de confiaça que me deixou muito feliz e antes das 9h eu já estava no Campidoglio, passei pelo Monumento a Vittorio, pelas ruínas do Forum Romano durante o dia e fui direto ao Coliseu. O Roma Pass é um presente dos deuses, a fila estava enorme, mas fui até a entrada, ali nas roletas e onde vi o cartaz escrito Roma Pass apresentei o meu e como num passe de mágica entrei. Sem filas, sem esperas, nada. As escadas para se chegar dentro do anfiteatro propriamente dito são altas. Enormes mesmo e muitas também. E antes de começar a reclamar veja ao seu redor. 

Vi gente de todas as idades e muitas acima da minha subindo com afinco. E tinha um senhor, bem velhinho sendo ajudado de um lado e na outra mão carregava um negócio de soro e este entrava por tubos em seu braço e tinha outros tubos no nariz, mas ali estava ele realizando o sonho de estar no Coliseu. De toda a viagem, pra mim essa foi a maior prova de vida que tive. Não deixe nada te impedir de realizar o seu sonho. E ele foi até lá em cima e quando chegou ficou parado diante da visão. Foi lindo de se ver.
Esta linda escultura está ao lado da escadaria do Campidoglio e quase ninguém repara nela. Mas é linda!!
O Coliseu por dentro é impressionante. Não importa que muitas coisas sejam pedras e ruínas. Ver o labirinto por onde passavam os animais e gladiadores é mais do que interessante. É difícil de entender mesmo. Tirei várias fotos e por Deus, como fazia calor!!! Roma é muito quente. Você esquenta de dentro pra fora nesta cidade. Como ela tem muitas construções em pedra e em mármore, materiais que concentram e conservam o calor, é absurda a sensação. Na metade do dia eu já queria arrancar o tênis. Bem, dali fui para o Forum Romano, que com o Roma Pass também não paguei e entrei sem filas. São ruínas e ruínas. Tem que ir vendo tudo com muita calma para conseguir visualizar o que era cada lugar, mas o ponto alto foi ver as ruínas do Templo de Saturno. 

Altas, impressionantes mesmo. Saí dali muito satisfeita e fui caminhando pela via del Corso para chegar em duas famosas piazzas: di Spagnae del Poppolo e à famosa Fontana di Trevi. Fui vendo o comércio, entrando em algumas lojas, museus e igrejas para fugir do calor e descansar os pés e por fim cheguei na Fontana di Trevi. É linda e realmente menor do que imaginamos. Ela é grandiosa nos detalhes. A arte é perfeita. Aqueles cavalos saindo da água é uma visão mais que maravilhosa. Muitos e muitos e muitos turistas. Roma, Firenze, Veneza e Paris são uma loucura de tanta gente que tem. Você até cansa de ver tanta gente diferente quando vê aquelas filas enormes. Confesso que não posso reclamar muito disso porque não fiquei em muitas filas. Em Roma porque tinha o Roma Pass e nas outras cidades eu sempre chegava muito cedo e dei sorte também.
Até chegar a Fontana di Trevi tem uma rua cheia de barracas, onde é vendido de tudo e não resisti e por ali comprei a minha bolsa Prada. Pensei mil vezes, porque era cara e eu não estava gastando muito com nada durante a viagem. Mas gostei tanto da bolsa e no fim das contas eu merecia um presente por ser tão controlada vai. jajajaja Eu tinha que encontrar uma boa desculpa para gastar aquele dinheiro quando estava apenas começando minha viagem pela Itália. Voltei, olhei e quando o rapaz disse o valor eu desisti na hora e disse que não tinha dinheiro. Então quando continuei a andar ele veio e fez um, dois descontos e bem quem resiste a tanto? Comprei e fiquei andando me perguntando o que tinha feito. Teria que ficar uns dois dias sem comer para pagar a bolsa.jajajajaja Dali fui a Piazza Spagna. 
 
Aproveitei para sentar nas escadarias, tomei meu delicioso vício italiano: creme de nocciola. Bebi água e quando fui encher a garrafa com aquela maravilhosa e fresta água da fonte que tem em frente, escorreguei de bunda no mármore. Doeu, fiquei com o vestido molhado, o pessoal me ajudou a me levantar, corajosamente segui o que fui fazer ali, enchi minha garrafinha e nem me preocupei por estar molhada. Fazia um calor infernal e 15 min depois eu estava mais que seca. Fazia realmente muito calor e resolvi seguir o conselho do Paolo de voltar a tarde para casa quando o sol estivesse muito forte e foi o que fiz e quando cheguei descobri que a parte de trás do vestido estava toda suja. Ri muito, porque o mais interessante é que tinha caminhado ainda por um bom tempo depois da queda e não percebi nenhum olhar estranho. Aproveitei que estava sozinha, fiz uma comida, separei algumas roupas que precisavam ser lavadas, coloquei-as para secar e fui tomar um super banho. 20 min depois saí do banheiro para estender a toalha e descobri que todas, absolutamente TODAS as roupas estavam secas. Calça, vestido, camisa, meias, tudo! Em apenas 20 min.! Quero ver alguém duvidar de mim que Roma é realmente quente.
 
De um telefone público liguei para a Galeria Borghese para agendar uma visita e eles disseram que somente dali a uma semana, então usei a palavra mágica: Ho a Roma Pass! (Eu tenho o Roma Pass) e ela disse que nesse caso eu poderia ir na quinta feira às 13h. O que era perfeito!
Piazza del Popolo.
Aproveitei para me deitar um pouco, organizei a mochila e as 16h saí novamente, porque teria que voltar cedo porque era o aniversário do Paolo e com eu iria comemorar com ele e alguns amigos numa tratoria e sairíamos às 20h. Aproveitei o final da tarde para ir novamente na internet, o Paolo não tinha computador em casa, em casa ele usava a net do celular. Fiz tudo o que tinha que fazer, verifiquei se estava ok com os próximos destinos, clima e tudo o mais, escrevi para casa e para os amigos. Subi fotos no face e imprimi tudo o que precisava e depois descobri que o árabe me cobrou muito caro pelas impressões e que na hora não me dei conta porque é tão difícil encontrar lugar para imprimir que achei normal. Ele cobrou 1 euro por impressao e quando cheguei em Florença paguei apenas 0,25 de euro. Mas tuuudo bem, eu tinha minhas impressões necessárias para viajar a Croácia e estava em dia com as notícias dos amigos e da família. Voltei para casa e às 20h, chegou um amigo do Paolo, Claudio, com o carro para nos levar e foi super bacana. Fomos conversando: eles falando em italiano comigo, eu procurando falar em italiano com ele e em português com o Paolo. Explico, quando cheguei o Paolo que já tinha vindo ao Brasil me pediu para reavivar o português dele e ele falaria comigo em italiano para me ajudar com o italiano. E quando não entendíamos alguma coisa falávamos a palavra ou a frase em inglês. Muuuito legal!
 
O jantar na tratoria foi ótimo. Eu estava preocupada em gastar num restaurante, mas foi muito tranquilo e divertido. Gastei 1.5 euro numa brucheta com presunto cru. Fiquei surpresa que não veio cheio de molho nem nada. Apenas o pão e o presunto. Se você quer comer algo mais molhadinho, tem que pedir com pomodoro. De prato principal pedi um tagliatelli a la pomodoro por 4.50 (um dos mais caros ali) que estava fantástico! 

Dividi com Paolo uma garrafa de vinho porque os demais estavam bebendo cerveja e no final gastei menos de 10 euros por uma ótima comida, num lugar super bacana, com garçons muito divertidos que faziam brincadeiras com os clientes principalmente quando sai o pedido das salsichas com batatas fritas, o prato principal mais barato do menu por 2.50!  Foi muito legal mesmo. Tem que chegar cedo, porque chegamos às 20h30 e tivemos que ficar na fila esperando.
Fomos eu, Paolo, Claudio, um outro amigo deles que mora atualmente na Austrália e outro, o Barca que estava recebendo 3 meninas pelo couchsurfer também e por isso a mesam ficou bastante eclética, com as conversas em italiano e inglês, pois as meninas eram da Polônia, Viena e Boston. Saimos dali e 3 quadras depois estávamos na Fontana di Trevi a noite. Linda, linda e dpois fomos todos caminhando e conversando até a Coluna Trajano onde tínha ficado o carro. 
Piazza Venezia. Onde Mussolini dava seus discursos.
Linda noite fazia em Roma, com boa comida, boa conversa e novos amigos!

 

Comentários

Postagens mais visitadas