Passagens e Dicas: viajando barato pela Europa.

Oi,
Bem, depois de avisar a todos por aqui que estarei partindo por um tempinho. Decidi ir por partes e escrever um pouco como está sendo a preparação do meu mochilão com minha amiga Nair em fevereiro. 
Estou entre correções de redações, provas finais de vários alunos, despedidas de fim de ano, fazendo os preparativos da viagem com minha amiga e ainda tentando ler tudo o que posso sobre pessoas que decidiram viajar pelo mundo durante vários meses. Ou seja, difícil encontrar tempo para tudo. Há dias em que estou muito cansada, exausta mesmo. Em outros bate uma super expectativa pelo o que farei e o que conhecerei. Em outros bate o medo da insegurança de algumas situações que terei que passar. Em outras a insegurança total de saber que não tenho trabalho, nem passaporte europeu e que realmente terei que me virar para ir conseguindo o dinheiro para seguir viagem. Que terei que estar sempre planejando os tempos para estar dentro do limites de tempo legais de cada país. Sim, a cabeça está a mil por hora. 
Bem, voltando ao assunto deste post. Vou colocar aqui algumas infos que com certeza ajudará muita gente. Não digo com isso que cada um não deva continuar buscando e fazendo suas pesquisas, mas se posso economizar um pouco o tempo de alguém e se são dicas legais, úteis e que te farão economizar uns bons euros... por que não fazê-lo não é mesmo?

Dica de Amsterdam: Informando-se com humor.
Aconselho a qualquer pessoa que queira ir a Amsterdam conhecer o site do Duc. É muito bom, divertido e com boas e básicas informações: http://www.ducsamsterdam.net/

Dica da República Tcheca: Conhecendo mais ao Leste.
Praga: Como minha amiga é vegetariana e eu já soube que Praga é uma cidade bastante difícil para os adeptos do vegetarianismo, fiz umas buscas e encontrei este ótimo link para quem vai à cidade: http://minhavidaempraga.wordpress.com/2010/07/29/como-nao-comer-carne-em-praga/


Dicas para comprar tickets/passagens - Preciso economizar!
Todos já leram e devem saber que comprar passagens com antecedência para uma viagem à Europa é sempre uma excelente economia. Da primeira vez eu comprei com 3 e 2 meses de antecedência e agora estou comprando com 4! Em algumas páginas é possível. Basta ir acompanhando dia a dia quando eles vão liberando os dias de compras. Estamos em novembro e já posso ir comprando algumas passagens para fevereiro e a economia em relação ao meu orçamento inicial está sendo de muitos e muitos euros.
Não falarei aqui de voos LowCoast porque como estarei indo no inverno não quero nem pensar em perder tempo por não poder voar por causa de alguma nevasca ou mal tempo. Esse risco também acontece com trens e ônibus, mas em proporção muito menor.

A primeira grande dica que dou é: PARE de pensar que na Europa apenas pode viajar de trem e que ele é o meio de transporte mais barato. Em geral ele é, mas muitas vezes pode não ser. E lembre-se, que como em todos os lugares, cada país e cidade têm empresas próprias e isso pode fazer a diferença no seu bolso. Como pagar o valor da passagem sem precisar pagar nenhum valor a mais por reserva, serviço, etc.
Colocarei aqui os sites que utilizo mil vezes se for necessário. Faça o mesmo e em horários diferentes, pois entre 3 e 4 meses antes sempre surgem promoções tanto nos trens quanto nos ônibus. Para ter uma ideia, eu tinha feito a cotação da passagem de Bruge (Bélgica) a Londres, encontrando a mais barata por 78,80 euros de trem quando resolvi dar uma olhadinha no site de bus da Eurolines e encontrei o mesmo trecho, em outro horário claro, por 13 euros e já com a taxa de reserva!!!!!!!!! Precisa fazer muitas contas? Praticamente o que economizei pagará a hospedagem, caso não consiga ninguém pelo Couchsurfing, ou passagens para outros lugares. Aposto que agora sim te dei mais um bom motivo para continuar lendo o meu post :)

O primeiro site que deve ser pesquisado é o alemão Bahn: http://www.bahn.com
Talvez você não compre por ele. O mais importante é que ele tem absolutamente todos os horários de trem dos países europeus. TODOS! Mesmo aquele horário que você gostaria e não encontra no site, vá na Bahn e confira se ele realmente não existe antes de desistir.

http://www.sncf.com/ é maravilhoso, não apenas para o território francês como para diversas outras cidades da Europa e ele tem algo muito bom que é o Calendário de Ofertas (Calendrier Des Prix). Comece a sua procura e veja se na página de resposta tem o seguinte link: Flexible sour vous dates? Todos os meses em alguns dias e horários específicos têm super ofertas. Programe-se.

Outro site muito bom e com ofertas legais também é o http://www.b-europe.com/Travel. E também ajuda saber deste porque as vezes justo aquela oferta que você quer comprar não pode ser concluída seja pelo cartão de crédito que não é aceito ou porque a opção ao pagar é apenas a de enviar pelo correio para os países da Comunidade Europeia. Se isso acontecer, vá de um para outro que poderá encontrar a mesma oferta, mas com opções de pagamentos diferentes e assim vai consegui-la. Outra boa dica também é que se não consegue comprar uma passagem pelos motivos que disse há pouco, vá na mesma página da SNCF de outro país como Espanha ou Alemanha, ou do país para onde quer ir ou sair, pois os preços são diferentes sim! Eu estava procurando pelo trecho Amsterdam-Berlin e no site francês o valor era de 79 euros, quando entrei pela página do site holandês havia uma promo para o mesmo horário e dia que eu queria a 29 euros! Corri para comprar, mas a forma de pagamento era apenas por correio e pensei: "Ai, não, não posso perder esta promo". Então corri para o site da SNCF espanhol e ele me permitia comprar e enviar o bilhete eletrônico. Muito melhor é se você pode retirar nas máquinas das estações, mas nem sempre nos dá esta opção. Então, movimente-se, afinal você não é estátua.

Para o ônibus recomendo http://www.eurolines.com/en/. Talvez alguns ônibus não sejam tão confortáveis, mas dependendo do preço e das horas de viagem valha a pena. Em Londres encontrei muitos bons preços e comprei pelo http://www.nationalexpress.com. De Berlin a outras cidades, ou pela Alemanha, de bus: https://www.berlinlinienbus.de.
Encontrei um excelente lugar para comprar passagens para viajar entre as cidades da R.Tcheca: http://www.studentagency.eu/ e tem uma cia tcheca tanto de trens quanto de ônibus que leva a várias cidades do país e também a destinos internacionais. Boa opção para quem apenas procura pelos sites da SNFC e da Rail Europe: http://czech-transport.com/


Dicas de Londres - É cara esta cidade!
Uma dica muito legal para comprar ingressos mais baratos está no http://www.londresparaprincipiantes.com/pague-1-leve-2/. Veja e espero que goste tanto quanto eu.
E se você como eu gosta do ritual do chá e tem a vontade por passar pela experiência de tomar um chá da tarde em Londres recomendo esta página:

Bem, acho que já tem bastante info por aqui. No próximo falarei sobre hospedagem e outras dicas.

Saludos brasiporteños.

Comentários

  1. Parabéns,
    Gostei muito das dicas, mas infelizmente no momento não posso aproveitá-las pois estou com passagem comprada para ir a New York. Mas pode ter certeza que as aproveitarei ao máximo quando for para a Europa (espero que seja agora em 2014).

    A proposito, você não indicou nenhum site sobre o seguro viagem, que no meu ponto de vista e crucial para uma viagem deste porte, portanto deixo aqui minha dica: http://www.seuseguroviagem.com

    Obrigado!!!
    Júnio Garro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Júnior,
      Realmente ainda estou devendo falar sobre isso. Geralmente eu contrato o seguro da Assist Card. De todas que pesquisei, seja pelo preço seja pelo o que oferece eu prefiro o ACard. Ainda bem que nunca precisei usar, mas o serviço foi bastante bom até agora e nao ouvi queixas de quem contratou e precisou dele.
      Obrigada por passar e escrever aqui no blog e boa viagem à N.York :)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas