EUROPA_14: França: Langeais 02 e Paris 05

Alguns lugares foram o máximo na minha viagem e por isso mesmo merecem ser bem mostrados para que inspire você a ir até lá também. Mesmo que seja apenas com a imaginação há lugares que valem a pena e por isso tenho tanto a contar sobre este dia em Langeais. Aqui está a Parte 01 e abaixo continuo contando sobre este dia.

LANGEAIS - Castelo medieval. PARTE 02
Vi todos os espaços que queria e cheguei na sala com a tapeçaria dos Nove Notáveis e tinha um rapaz fazendo a demonstração que mencionei antes. 
                       
Foi emocionante e como ao mesmo tempo, a bateria da minha nova câmera estava no fim, coloquei a tomada na sala ao lado e a deixei carregando um pouco enquanto acompanhava a apresentação. A professora que estava sentada na porta disse que eu poderia passar, mas eu lhe disse que não tinha pressa, que eu queria ver. Tudo isso em francês, o meu básico estava cada vez melhor.rsrsrs E também tinha o fato de eu ter ansiado muuuuito tempo para ver todos aqueles 7 tapetes e não poderia simplesmente passar pela sala sem observá-los um por um. Assim, fiquei lá me deleitando completamente com aquele música medieval ao vivo, as crianças fazendo o ritmo com o pé, conforme ensinado pelo rapaz, e ele tocando a flauta e os demais instrumentos. Quando terminaram, uns vinte minutos depois, eu peguei minha câmera e olhei cada um dos tapetes com muita calma e tranqüilidade. Foi um momento emocionante e fiquei um pouco irritadada por ver algumas pessoas que entravam na sala e já seguiam sem nem parar para olhar para aqueles tapetes que são verdadeiras relíquias. Enfim, como cada um é um ser diferente devo respeitar essa ignorância.
  
Dali segui minha visita por um corredor típico dos castelos medievais, onde pelas pequenas aberturas das paredes é possível ver a cidade de todos os ângulos possíveis. Impressionante, porque por cada quadrado daquele se tem um perfeito de ângulo de uma parte da cidade e isso, como eu disse acima, esse castelo não está tão alto.  
  
Continuei andando e andando por esse corredor e vi ao longe uma ponte. Linda! Fiquei louca e a mirei com a câmera e dei zoom e sim, era uma ponte em estilo medieval e repassei mentalmente todas as informações que eu tinha sobre aquele castelo e em nenhuma delas falavam desta ponte e ela era muito linda e bastante visível para passar desapercebida. O que fiz foi memorizar a posição do castelo em relação a igreja e daí em direção a ela porque eu ao sair do castelo eu iria até lá. 
Eu estava encantada com esta nova descoberta e por poder percorrer e explorar este castelo com toda a calma que ele mereci e eu queria. E nenhum momento, desde a minha chegada a Langeais, eu tive dúvidas sobre a escolha que fiz do castelo que eu queria visitar e ver. Um dia talvez eu vá conhecer os famosos castelos do Vale de Loire. Eles são lindos é certo, mas a História que eu queria sentir estava ali, no Chateaux de Langeais!!! Sem turistas, ao menos não em meados de junho. Pude explorar, tocar aquelas pedras e deixar minha imaginação correr solta por aqueles lugares e corredores.
Numa dessas explorações encontrei uma das pesadas portas de madeira com o quadrado de ferro que dava para ver o que tinha dentro aberta e lá fui eu meter minha cara o mais que rápido e que susto levei! Ri muito comigo mesma depois. Como dizem: “A curiosidade matou o gato”.rsrsrs Quando coloquei minha cara na porta vi uma bruxa deitada no chão com o pescoço com um ângulo torto e um homem em pé com uma tocha na mão! Com o susto tirei a cara imediatamente, esperei o coração desacelerar e olhei novamente. 
  
Coloquei a câmara e dei zoom para ver melhor e ri muito pelo ridículo da situação. Quando  parei com as fotos, um grupo de crianças passou por mim com a professora e ela sequer olhou para a porta. Confesso que fiquei sem entender porque seria um plus e tanto na visita as crianças verem aquela montagem. Então surgiu a dúvida: será que ela não parou (na verdade ela nem olhou na direção da porta) porque as crianças eram muito pequenas ou porque tinha sido a minha imaginação??? Parece ridículo não? Eu sei e na verdade foi. Mas a minha iamginação estava tão a flor da pele nesta viagem que achei melhor olhar novamente e tirar algumas fotos para comprovar que não era alucinação.rsrsrsrs
Esse não foi o único susto neste castelo. Quando cheguei na sala onde havia acontecido o casamento clandestino (para saber tuuudo sobre isso veja o meu post Está Chegando...) estava terminando um vídeo que é usado na explicação. Não tinha ninguém, estava escuro por causa do vídeo. Eu vi os bonecos em tamanho natural representando o casamento e quando olhei a tela, simplesmente a princesa piscou para mim!!!!! Sim! Juro que isso aconteceu e eu fiquei pasma! Fiquei olhando e a imagem dos dois continuava imóvel e então acabou a projeção e as luzes foram acesas. Passado o susto olhei tudo, fiquei um pouco desconfiada, mas fui tirar minhas fotos, li sobre a história. 
    
Mas confesso que eu não quis chegar muito perto dos bonecos não. Nisso chegou um grupo de estudantes, a professora explicou e como eu conhecia a história consegui entender muitas coisas que ela e um outro professor disseram. Depois disso começou novamente a projeção e eu assisti até o final quando aparece tanto o príncipe quanto a princesa piscando. Ufa, que alívio eu senti! rsrs
Segui pelo corredor e ao terminar todo o castelo fui para o exterior. Seu pequeno jardim com lindas flores. Tirei umas quantas fotos com elas. E atrás do jardim estava algo que eu queria muito ver: a armação de madeira para a proteção da construção do primeiro castelo. Original! Subi, olhei, tirei fotos, observei cada nó das cordas, a roldana, tudo. Tudo muito sólido e tão real. Dali do alto é possível ver toda a cidade. 
 
 

  
Caminhei mais um pouco pela parte de trás do castelo e tinha uma linda casa da árvore, imaginei logo meus sobrinhos brincando ali. Era muito linda e grande. Nesta parte do jardim estava acontecendo uma exposição de quadros com pequenos seres da natureza como as fadas e combinava com perfeição com as partes verdes dali. Havia algumas ruínas e um mirante de onde eu vi a linda ponte novamente. 
   
Ao vê-la com mais clareza dali pude ver bem qual caminho eu deveria fazer e a terminar minha visita passei na lojinha. Comprei o dragão para o meu sobrinho e saí admirando este belo castelo. Caminhei ao lado dele, por toda a sua extensão,observando detalhes e mais detalhes até que terminou e me vi caminhando pela cidade. Vazia e simpática.

   

 
  
Encontrei a ponte, tirei muitas fotos e começou a chover fino. Voltei às ruas da cidade, estava com fome, mas antes de ir até a confeitaria eu queria passar na igreja. 
Fui até ela. Olhei tudo o que precisava. Me chamou atenção que do lado de fora da porta principal havia no cimento a marca do pé de uma criança pequena, mas não tinha nenhuma explicação. 
  

 

  

 
Sentei-me um pouco no banco para descansar e acomodar tudo o que tinha visto e feito neste dia e então vi que tinha alguns pequenos bistrôs e os preços eram bastante atraentes. Fui até um e tinha a placa de fechado. Fui no do lado que tinha getne dentro e quando pedi o prato do dia o senhor me disse para sair porque não estavam atendendo mais, que estava fechado. Fiquei super sem graça porque ele praticamente me colocou pra fora e tinha gente dentro. Mas depois vi um casal de turistas entrando e tiveram e mesma sorte que eu. O jeito foi voltar para o centro e eu ainda tinha muuuuito tempo até pegar o meu trem. Eram apenas 14h e eu já estava enrolando e fazendo tudo devagar porque o meu trem de volta à Paris era às 18h30.
Fui até o local Fe nformação turística, perguntei se poderia utilizar a internet e por sorte a moça não falava outro idioma a não ser o francês, mas compreendia bem o espanhol. Assim que eu falava com ela em espanhol e ela me respondia devagar em francês e se lembrava algumas palavras do inglês dizia também. Ali é possível usar a internet por até 30 min de forma gratuita, para mais tempo teria que procurar um local que óbvio estava fechado para a siesta. Usei,vi meus emails e 20 min depois me despedi dela. Passei em frente à confeitaria para comprar algo, mas adivinha? Hora da siesta! Só abriria às 16h. Na rua de trás vi um grupo da terceira idade com bicicletas e um trailer que os leva de uma cidade a outra com uma van onde eles ficam e que puxa o trailer que vai atrás com as bicicletas. Adorei isso. Super prático e bacana e depois continuei vendo isso em outras cidades européias. Eles estavam fazendo um picnic. Sentei perto, num banco com umas lindas flores e na mnha frente estavam as torres do castelo e deixei minha mente vagar enquanto comia algo e esperava a confeitaria abrir. Quando deu 16h eu já estava lá, comprei uma linda porção de Flan au Nature e um pão com queijo e pedacinhos de bacon por cima. Voltei ao meu banco, comi tudo e perto já estava um outro grupo de turistas. Agora eram 3 espanholas que estavam viajando de carro pela França. Terminei meu lanche, dei tchau ao castelo e fui para a estação porque estava fazendo frio e a garoa ficava cada vez mais forte. Sentei num espaço tranqüila e sozinha, coloquei minha máquina para carregar e fiquei vendo as fotos e como ainda faltava muito para as 18h, dormi até o meu trem chegar.

Foi um lindo dia, tudo ótimo, mas eu aconselho a quem visitar Langeais fazê-lo por uma manhã. Se não fosse eu já estar com o bilhete de trem comprado, fácil, fácil às 13h eu já teria ido para outra cidade. Ir até a ponte me prendeu um pouco mais e como eu não tinha dinheiro para pagar a visita a outro castelo e o trem de volta da cidade mais próxima não me deixaria a tempo em Langeais, preferei gastar minhas horas lá, mas realmente digo que não é necessário. Uma parte do dia é mais do que suficiente para fazer a visita a tudo com muita calma. E digo isso porque sai andando por toda a cidade, de uma ponta a outra. Ela é pequena.





PARIS - 05
Regrese mas temprano esta noche, al rededor de las 20h, las noches anteriores siempre pasava de  las 23h.
Entregue a Beatrice unas rosas que compre para ella y bueno, tome una ducha y fui a cenar con mi coucher, Antoine. Habiamos combinado esta cena ya que no tuvimos tiempo de nos conocernos bien. Él preparo una pizza, que estaba espetacular, y una ensalada que tenia un sabor buenisimo tambien. Un buen vino tinto nos acompaño y el prendio una vela. Detalles que solo pensarian los franceses. jajaja. A mi me encanto porque me gusta cuando recibo un amigo prestar atencion a estos detalles.
Tuvimos una excelente conversa y el me saco algunas tantas dudas que yo tenia acerca de algunas cosas que estaba vendo por la ciudad. Me acueste tarde porque nos quedamos conversando hasta casi las 2h y yo tenia que levantar todavia un poquito mas temprano ;) porque iria a Bruxelles en Belgica. Pero para que duermir cuando se esta en buena cia y con buena comida??jajaja

Comentários

Postagens mais visitadas