EUROPA_11: Bélgica: Bruxelles 01


Aqui postarei o relato que fiz durante a viagem e como o relato deste dia com detalhes ficou grande, colocarei no próximo post (EUROPA 12_Bélgica: Bruxelles 02).

Bem, estou novamente no ônibus da Eurolines, agora saindo de Bruxelles. Foi um péssimo dia posso dizer. O ônibus saiu com 1h15 de atraso de Paris e o motorista mais blasé impossível. Fez uma parada de 10 min, depois parou novamente para colocar combustivel e dirigiu todo o tempo super devagar, com isso ele conseguiu chegar na Belgica com mais de 2h de atraso! Era para eu estar lá as 12h45 e somente cheguei as 13h50! Ou seja, se eu teria umas 4h a viagem foi reduzida a exatas 2h apenas. Foi horrivel porque com este pouco tempo somente me restou fazer justo o que eu nao gosto e o que tanto critico: chegar, bater fotos e ir embora. Foi exatamente assim. Fiz uma verdadeira maratona e odiei cada minuto fazer isso.
A Grand Place realmente é lindissima com os belos edificios formando um quadrilatero de fachadas belissimas. As ruas do centro sao muito charmosas tambem e com diversas chocolaterias que é o ponto mais forte da Belgica depois da cerveja e das batatas fritas.
As praças sao bonitas com muito verde e a cidade tem esculturas maravilhosas! Por ter visto uma do onibus enquanto chegavamos que é super conhecida quando se fala das esculturas de ruas europeias, sai do bus e fui ate ela. Realmente é uma obra de arte e fiquei muito feliz por ve-la. 
Le Grand Place
Outra coisa muito importante foi a sensacao de inseguranca que senti. Há muito tempo nao sentia essa inseguranca tao forte numa cidade. Quando se chega pela estacao e rodoviaria Gare du Nord voce se ve cercado de mendigos por todos os lados. Inclusive tinha um menino de uns 8 anos puxando pelo braco o que imagino ser o seu irmao mais jovem. O menino gritava e o outro seguia puxando de tal forma que eu fiquei horrorizada vendo a hora do braco do menino ser deslocado. Sem contar o cheiro forte de sujeira.  Nao tinha um posto de informacao sequer, nem um mapa da cidade como existe nos outros paises. Nada e sair perguntando nem sempre resulta em nada porque dificilmente alguem ali fala outro idoma que nao o frances. Inclusive um rapazinho que me ajudou, quando perguntei ele me disse que falava frances e romeno! Eu tentei com as poucas frases em frances que tenho utilizado em Paris e algumas vezes funcionou.
 

 
E se eu achava o numero de muculmanos grande em Paris, em Bruxelles é algo descomunal a ponto de perguntar a mim mesma se ainda existe algum arabe nos paises arabes tal o numero deles na Europa. O que é um problema, a tensao social aquí é palpavel.
E com esse pouco tempo nao consegui ver muita coisa nem o Maneken Pis, mas nao tem tanto problema porque a minha intencao em Bruxelles era a Grand Place e ela é realmente tao linda como imaginei, só pensei que ela fosse um pouco maior, mas tudo bem ;)
Foi tudo tao corrido que quando vi estava lutando com o relogio. Sai correndo do centro em direcao ao metro que demorou 8 min! para chegar e quando parava nas estacoes fechava as portas e demorava pelo menos 1 min para prosseguir. O bus saia as 17h e ja eram 16h55. Eram apenas 3 estacoes e daria tempo se nao fosse o maquinista ficar parando. Comecei a rezar e a pedir que o onibus atrasasse pelo menos 5 min. Eu nao sabia como era Bruxellas, mas quando vi o metro com toda essa demora imaginei logo que nao era tao certinho assim com os horarios. Cheguei justo as 17h e so deu tempo conferirem minha passagem e entrei com mais 3 pessoas e o onibus partiu.
Meus pes doem que nao conto ate porque entrou uma pedrinha dentro do tenis e foi machucando mais ainda o meu pe. Terrivel

 
 No final de tudo fiquei mais tempo no onibus que na cidade e nem pude apreciá-la como se deve. Realmente uma pena.
Bon jour. 

Comentários

Postagens mais visitadas