EUROPA_13: França: Langeais 01


LANGEAIS - Castelo medieval. PARTE 01

(Por favor, lembre-se que os relatos que estão em itálico foram escritos durante a viagem no meu smartphone e como queria ser rápida, não me preocupei com os acentos. Perceberá que faltam vários. No início dos posts sobre a Europa expliquei que não iria arrumar porque percebi que enquanto eu os colocava acabava acertando algumas outras coisas e por isso optei por não mexer nos relatos. Também aviso que a partir de agora passando o mouse sobre as fotos aparece algum comentário meu ou identificação das mesmas. Não estou fazendo em todas, mas é bom avisar bem como se clicar sobre ela poderá vê-la em tamanho grande).

Ayer me fue a Langeais, una pequena ciudad a solo dos estaciones de tren de Tours.
Ahorita mismo estoy en el bus de Eurolines para pasar el dia en Bruxelles en Belgica. Esta reeeeetrasado. Es la primera vez que tanto retraso ocurre aca en Europa. El primero fue en Pontorson, solo 5 min  todos ya estaban impacientes, imaginate ahora entonces que deberiamos de haber salido a las 7h30 y ya son las 8h35!! El bus recien llego. O sea, no se puede confiar mucho en Eurolineas se necesitas hacer muchos planes de un punto a otro.
Bueno, yo hablaba de Langeais. Como ciudad me encanto. Es pequena, muy linda y simpatica y con menos de 5 min de la estacion, caminando por la plaza mire a mi izquierda y alli estaba e castillo que tanto queria conocer y mi motivo por estar alli. Me quede parada mirandolo encantada, senti mi corazon dar un vuelco y me fue hasta alla.
  

Este castillo medieval es lindo. Exactamente todo lo que me imagine. Caminar por las habitaciones, pasillos (corredores) y torre fue toda una felicidad. Todos los ambientes son decorados con muebles y alfombras (tapetes) de la Edad Media y como habia muchas excursiones de ninos pude acompañar algunas explicaciones. Y lo mas lindo son las sorpresas que cada lugar puede ofrecer. Cuando llegue a la ultima habitacion del castillo, que es justo donde están las alfombras de los Nueve (pero que solo hay 7 y es el unico conjunto  de alfombras originales de la E.Media que existe en el mundo), bueno, en este lugar estaba un grupo de ninos y un muchacho les presentava y explicava los instrumentos musicales utilizados en la edad medieva. Fue increíble para mi una vez que me gusta tanto esta epoca. Depois él hizo los pasos basicos del baile con los chicos mientras tocaba. O sea, no podia ser mejor para mi.

 
Despues camine por todo el jardin y parque que hay atrás del castillo. Y desde el castillo avisté al lejos un lindo puente y tendria que irme hasta allá y asi fue. ;)
Mire bien la direccion, porque estaba lejos y fue. Lo encuentre y era muy bonito en verdad y ademas tenia el rio del Vale de Lore. Lindo! Valio la pena la caminata.
Despues del puente regrese a la ciudad en direccion a la iglesia. Muy linda, con vitrales increibles y me quede caminando por la ciudad.


É interesante ao ler agora o que escrevi naquele momento como no calor da emoção deixamos os detalhes de lado. Minha mãe disse que demora para ler os meus posts porque são muito longos. Mas o que posso fazer quando eu tinha tanta informação, via tantas coisas lindas e quero aqui deixar registrado cada momento de viagem dos meus sonhos?! Acho que só por isso eu já estaria perdoada.rsrsrs Mas também, ao escrever tantos detalhes qualquer pessoa que queira conhecer algum dos lugares que eu fui terá um relato detalhado do que vai encontrar.

A chegada a Langeais foi super tranqüila. Fiquei encantada mal desci do trem e fui acompanhando um grupo de estudantes, todas crianças com no máximo 10 anos. A entrada da cidade tem uma linda pracinha com o nome da cidade em flores e um coreto lindinho também. Fui caminhando e vi o local de informação turística da cidade. Peguei um mapa e quando olhei para frente ali estava o castelo. Lindo, lindo. 
Por favor, vejam essas ruas! Nem um pedacinho de papel! Nada!
 

Abri um super sorriso e fiquei bastante surpresa por vê-lo tão próximo. Por tudo o que li dele, não havia nenhuma referência dele estar no mesmo nível da cidade. E os castelos que vi antes ficavam todos no ponto mais alto da cidade. Então isso foi estranho a princípio, mas fui direto pra lá e a cidade é pequena e ele fica justo na entrada. De quando desci do trem até vê-lo e chegar nele não durou 10 min! A rua principal da cidade que leva até ele é bonitinha, com restaurantes e confeitarias.
Parei na frente dele e tirei várias fotos. Fiquei olhando aquele castelo de pedras e mais pedras, a fossa, a ponte, as correntes. Sim, era o meu castelo. Era tudo o que eu tinha imaginado e muito mais. Senti-me como uma criança cheia de balas.rsrssrs Subi, olhei de perto todos os detalhes da ponte e fui passando imaginando aquela ponte de madeira super grossa com as correntes sendo puxadas para fechá-la contra qualquer invasão. Ao passar a ponte já se vê nas paredes diversas inscrições com suas respectivas datas.
  
  

A esquerda está uma lojinha, onde no final da visita comprei um lindo dragão para o meu sobrinho. Foi a minha lembrança desta viagem para ele e só conseguia pensar: "Sei que muitos estarão esperando algo super, também caro talvez, mas o que eu quero com este presente, com esse dragão, é que o meu sobrinho que adora dragões, sempre vá atrás de seus sonhos. Não importa que digam que dragões não existem mais. O que importa é manter essa chama que aquece nosso corpo e alma. Pois foi por querer ver os castelos que eu estava ali. Eu estava realizando o meu sonho, o meu conto de fadas e eu quero que meu sobrinho tenha e realize o se próprio conto”. Eu não parava de pensar nisso enquanto olhava todos os dragões.rsrsrsrs Enfim, paguei minha entrada (10 euros) e comecei a minha visita ao castelo.
Realmente é impressionante o cuidado que tiveram e ainda têm com ele. De longe, foi o castelo medieval mais bem mantido e cuidado que vi em toda a viagem. Os móveis e a tapeçaria eram simplesmente incríveis de serem visto.
Sala de Jantar com um tapete mostrando a caçada.
Cada tapeçaria que representava uma história levava um bom tempo para ver todos os seus detalhes e apesar de tantos séculos, eles ainda estavam ali com suas cores e formas. Cada sala deste castelo tem uma banqueta com páginas plastificadas com a história e explicação de cada local visitado em vários idiomas. Basta escolher o seu, ler e seguir pelo cômodo vendo tudo. Também é possível, se estiver sozinho claro, pegar e andar pela sala lendo toda a explicação e na hora de sair colocar novamente na banqueta.
 
Encontrei em muitas salas diversas excursões e algumas eu parava tentando entender algo, mas o francês é muito rápido e nem sempre dava para entender. Mas como eram expicações para crianças muitas vezes eles falavam mais devagar e fazendo demonstrações e aí as coisas ficavam mais fáceis para mim. Ver uma destas guias vestida de princesa foi muito legal. Na verdade, teve diversos momentos da minha visita que eu olhava para o lado de fora do castelo e via algum grupo com o guia vestido de príncipe ou princesa. Foi interessante ver aquelas pessoas, vestidas daquela maneira entrando por uma das portas. Era como uma volta no tempo. (Continua...)
 

 

Comentários

Postagens mais visitadas