Rússia: Você sabia?

Que o inverno da Rússia desliga o celular?

Frio e calor não são iguais em todos os lugares. Não mesmo! Em 2019, estive na Patagônia argentina no inverno. Caminhei por montanhas com -5 graus e só usei o celular para tirar fotos e foi tudo tranquilo. Já no inverno russo...

Na primeira vez que o celular "morreu" não entendi nada. Estava com ele carregado 100% e fui passear em um bosque nevado em Moscou. De repente quando fui bater mais uma foto ele “morreu”. Tentei ligar e nada. Já tinha tirado muitas fotos mas nada que provocasse desligar um celular. Como ele estava bem gelado achei melhor colocar na bolsa no meio das coisas para ele ficar quentinho. Uns 15 minutos depois consegui ligar e a bateria estava no vermelho. Fui ao metrô, por causa do aquecimento, e esperei uns 10 minutos com o celular desligado e ele voltou com uns 10%. Ou seja, o frio congelante consumiu a bateria! Em nenhum blog que li tinham comentado sobre isso, então achei que fosse algo com o meu celular. Porém, uma colega do Peru que fiz no hostel, que estava estudando há 1 mês na Finlândia e veio passar o fim de semana em St. Petersburgo, saiu comigo e antes de entrar no Hermitage o celular dela apagou (o da maçã) e ela ficou atônita, achando que o celular dela tinha dado pau. Então expliquei para ela que isso acontecia aqui na Rússia e mostrei a ela os russos tirando fotos com câmeras fotográficas e ela ficou impressionada e me disse que em 1 mês na fria Finlândia isso nunca tinha acontecido. Depois de 15 minutos dentro do museu ela ligou o celular e viu que só tinha uns 30% de bateria. Quando saímos do museu ela voltou ao hostel para recarregar o celular dela para retomar o passeio e me perguntou como eu fazia para para passear o dia inteiro e tirar fotos e mostrei a ela a câmera que eu trouxe (obrigada Valentina!) já imaginando que seria complicado usar o celular num lugar tão frio. Fica a dica!


Que mesmo com luvas especiais para o touch do celular pode não conseguir usá-lo na rua durante o inverno russo?

Esse final da caneta é tuuudo!
Aposto que alguns pensaram logo nessas luvas. Confesso que não vejo muita utilidade para elas aqui. Tanto que não vi nenhuma pessoa daqui com ela. Por quê? A tela do celular fica muito fria. Na maior parte das vezes terá que assoprar as pontas dos dedos (tirando as luvas comuns ou sobre os pontinhos das luvas para touch) com o ar quente da boca (quando estiver ao ar livre). O ideal é trazer um acessório ou caneta especial para telas touch. Isso me ajudou muito! Tornou-se indispensável para mim, ela ficava sempre no bolso do casaco e quando eu precisava usar o celular eu usava a minha caneta com ponta para touch e mantive meus dedinhos sempre dentro da luva (claro que isso depois terem começado a congelar diversas vezes até eu lembrar que tinha a caneta e começar a usá-la). Fica a dica. E como os russos fazem? Nos celulares, praticamente todos aqui usam uma capinha grossa de borracha e param em algum lugar, tem aquecimento, ou usam o teclado do celular. 

Vi muita gente usando o teclado e não a tela touch durante o frio.


Que aqui tem alguns alimentos que deixam muitos brasileiros felizes?

  • Pois é…aqui tem pastel!!!!! O nome russo é Чебуре́к (tcheburéque). A massa é exatamente a mesma (no lugar da cachaça usam vodca). Gostosa. De comer pura se quiser. O recheio varia e o tamanho é bem grande. Ocupa um prato inteiro e sempre tem o formato de meia lua. No menu da imagem, muitos recheios.

  • Aqui tem salsichas gostosas!!!! Daquelas como no Brasil que você come mesmo fria.

  • Aqui tem muita linguiça gostosa e várias defumadas.


  • Aqui tem linguiça calabresa defumada!!!!! Ideal para petiscar, comer com purê de batata, colocar na sopa ou fazer àquele feijãozinho!

  • Por falar em feijão...aqui tem. É mais comum encontrá-lo em lata: vermelho ou branco. Porém, em alguns mercados é possível encontrá-lo para cozinhar, esses são roxinhos.

  • Também tem queijo prato e um queijo branco super parecido (sabor e textura) ao nosso queijo minas. Não posso descrever a minha felicidade ao ter tantos gostinhos do Brasil aqui.

  • Aqui tem leite condensado e é barato. Tem latinha, sachê e o mais interessante: tem garrafinhas de 500ml!!! Fiquei tão feliz em conhecê-las! Não entendo por que não existem no Brasil já que consumimos tanto.

  • Aqui tem doce de leite também e é igual ao argentino. Só vende em latinha.




Que independente do calor, as janelas estão sempre fechadas?

Verão, dia bonito, às vezes o ar está úmido, pesado e mesmo assim são pouquíssimas as janelas abertas por aqui. Isso acontece porque aqui tem muuuuita poeira! Verdade seja dita, mesmo com elas fechadas terá que tirar pó a cada dois dias. Nunca vi um lugar com tanta poeira. Outro motivo para quem mora nos primeiros andares é que o seu apê fica impestado com a fumaça do pessoal que sai para fumar no pátio. E um último motivo, é que algumas janelas não têm uma grade de proteção e sem elas seu apê receberá visitas de pássaros. Aqui tem muitos deles.


Que o trânsito para ao pedestre?

Por aqui para atravessar uma rua há: os lugares com semáforos, os lugares com túneis e somente com a faixa de pedestre sem nenhum dos anteriores. Neste caso, basta colocar os pés na faixa (ou se aproximar dela) que os carros param. TODOS! Não vi nenhum carro avançando, nunca. E não importa se é uma rua de mão única ou uma grande avenida. Eles vão parar não importando se é uma ou mais pessoas atravesando. Por isso é preciso prestar muita atenção e não parar sem querer na calçada perto de uma dessas faixas sem semáforo porque os carros começam a parar para te dar passagem. Quando acontece ou você dá rapidinho uns passos para trás e começa a andar na calçada para mostrar que não vai atravessar ou você atravessa porque ficou sem graça. (Nem vou contar quantas vezes isso aconteceu comigo no início). Ahh, mas cuidado: se houver um túnel de travessia os carros não vão parar nesta faixa para você, para isso construíram o bendito túnel. Estão vendo esta mulher na foto? Se ela parou ali para olhar o celular ou decidir aonde ir, os carros começam a parar.


Que os russos arrotam em público?

Na primeira vez que ouvi alguém arrotando na rua achei uó! Depois estava conversando com um amigo e ele arrotou e continuou como se nada tivesse acontecido. E depois vi acontecer com frequência. Aqui não é falta de educação. Para quê guardar? Ainda acho estranho quando estou conversando e alguém arrota e continua falando sem pedir desculpas. Se estiver aqui e ouvir, fique de boa, por essas bandas não é falta de educação, ok?


Que na Rússia tem muito corvo e gralha?

Muito. Bastante. Demais. Estão por todos os lados e gritam alto o dia inteiro que Deus deu. O jeito é se acostumar a ouvi-los.

Na primavera, é comum ver russos com armas na mão disparando nestas aves. Ainda não decidi se é só por esporte ou se é porque se cansam dos gritos. 



Que a água que sai da torneira é muito salinizada?

No inverno a água chega a sair branca das torneiras. Se na pia houver uma dessas torneiras-filtro use-a para beber água, caso não tenha não dá para beber direto porque vai afetar as suas cordas vocais. Fiquei rouca durante o primeiro mês em St. Petersburgo (eu bebia água direto da torneira) até ler algo a respeito e então comprei água mineral no mecado para ver se a água era o meu problema e era. Uma semana depois recuperei minha voz. Aqui é comum ter uma jarra-filtro. Hoje não gasto dinheiro comprando água, uso essa jarra.


Que a água aqui é muito salinizada durante o outono e o inverno?

Você leu no ponto acima que a água chega a sair branca da torneira. Isso acontece para que ela não fique congelada nos encanamentos por causa das baixas temperaturas. Por esse mesmo motivo os canos externos são grossos e têm alguns fios de borracha por dentro. O sal ajuda a derreter o gelo e caso esteja fomando muito gelo é possível balançar esses fios de borracha para soltá-los e  assim não deixar a saída da água bloqueada.


Que os vendedores russos sempre farão você comprar um produto em oferta ou mais barato?

Isso é o máximo! Em geral, os russos não veem motivos para comprar algo mais caro se há um produto parecido mais em conta. Os vendedores são muito honestos. Nada de não informar preços ou de oferecer um produto mais caro. Se você for comprar um fone de ouvido e escolheu um que custa 3mil rublos, por exemplo, o vendedor vai te mostrar outro fone com as mesmas características só que mais barato. Num mercado, se houver um produto em promoção 2x1 e você chegar no caixa somente com um produto a caixa vai dizer que ele está na promo de dois por um e vai mandar você ir buscar o outro. Por que levar um se pode levar dois? Para quê reclamar, né?

E aí? Qual destas curiosidades chamou mais a sua atenção? Agora fiquei curiosa. 😏


Comentários

  1. Poxa, na Rússia tem mais coisa boa do Brasil que aqui na Arg que está do lado!
    E meu Deus, o povo arrotando p lá e p cá me daria muito nojo rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm! Viu que loucura? Posso comer uma calabresa frita, pastel e queijo prato sempre que eu quiser! E estou do outro lado do mundo. Vai entender! 😉

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas