A FONTE DA VIDA


Aposto que pensou na água não é mesmo?
Bem, confesso que comecei a escrever sobre ela porém desisti. Estava um pouco chato e então pensei na outra fonte da vida: A CURIOSIDADE.
Sem ela não fazemos nada. Os bebês não vão engatinhar e começar a andar se não tiverem a curiosidade de pegar algo, de chegar em algum lugar ou ver mais de perto o que lhes chama a atenção.

A curiosidade está em todas as fases da vida, com maior presença na infância e adolescência. Como será ir para a escola? Como será beijar alguém? O que vou ganhar de aniversário ou no Natal? Como será a minha vida? E por aí vai…
Quando jovens não só somos curiosos como queremos matar esta curiosidade. Já na vida adulta a curiosidade passa a ser um aspecto interessante da vida. Ela diminui em proporção e poucas são as vezes que queremos “matá-la”. Esse é um dos grandes aspectos da vida adulta que não é legal.
Eu, por exemplo, tenho viajado nos últimos anos e conhecido novos lugares e culturas e a curiosidade é um fator determinante para isso. Já fui mais de uma vez a um lugar e em nenhum momento consigo dizer que já conheço tudo. Posso dizer que conheço bem, muito, bastante, mas tudo? Não há como. Há lugares em nosso mundo que acho que nunca irei porque não sinto curiosidade por eles.


Agora estou no Leste Europeu, uma região que gosto e que me causa muita curiosidade. Minha preparação foi ler muito e quanto mais eu lia mais curiosa ficava para ver alguns lugares, pessoas e costumes. Noutro dia me peguntaram: “Como você veio parar na Rússia? É tão longe!” e só pude responder: “Por pura curiosidade”. Sou do lado ocidente do mundo, do continente americano e capitalista. Pertenço à geração que viu o Muro de Berlim cair pela TV e que fez trabalhos de escola sobre isso, sobre o acidente nuclear de Chernobyl, sobre a desintegração da URSS, sobre a Glasnot e a Perestroika e sobre a situação dos ex-países soviéticos. A curiosidade em estar nestes países, de conhecer um pouco essa outra realidade era muito grande.
Neste post quero mostrar algumas da curiosidades que estou “matando” estando aqui na Rússia. A primeira é que a sigla que conhecemos URSS não existe aqui, pois em russo é CCCP.
A segunda: ainda é possível saber que estes países foram comunistas? Sim. Há alguns bustos e esculturas de Karl Marx e Engels. E a figura mítica de Lênin está em todos lados e cidades e bairros. Mesmo que alguém chegue aqui na completa ignorância será impossível não perguntar em algum momento: “Quem foi esse cara? Tem estátuas e o nome dele em um montão de lugares!”. Essa era uma das maiores curiosidades que eu tinha. Li em muitos lugares que depois dos anos 2000, o governo russo e capitalista tem feito de tudo para apagar uma parte do passado e eu achava isso difícil de entender: como assim eliminar o passado do país da Revolução Russa?

Estando aqui, uma parte desta curiosidade foi respondida e sim, é preciso ver para entender essa cultura tão diferente da minha, que é mais oriental que ocidental. O que é visível nas duas maiores cidades da Rússia: Moscow e St. Petersburgo é que a figura política de Stálin foi e tem sido firmemente apagada. Não se fala sobre Stálin, não há homenagens escritas, placas, estátuas ou esculturas. Exceto as pouquíssimas que estão no Museon que é uma espécie de cemitério das estátuas retiradas da cidade de Moscow quando do fim da URSS. Já a figura histórica de Lênin, por mais que algumas de suas estátuas, bustos e esculturas tenham sido retiradas de alguns lugares, nem de longe foi na quantidade que eu imaginava ter sido quando lia a respeito. E nem de longe eu imaginava que veria tantas delas ou placas com referências sobre sua vida como tenho visto. O que percebo é que o que não foi bom para a Rússia durante o período da URSS ninguém quer saber, ninguém quer lembrar, e o que era bom continua em pleno funcionamento e a figura de Lênin faz parte da memória russa de que este país sempre foi diferente dos demais. Que é o país da Revolução de 1917. 
Que foi o primeiro país comunista do mundo e isso tornou o país diferente e único (independente de algumas consequências e períodos extremamente tristes e difíceis). Há países que as pessoas nem conhecem sua existência ou história, mas qual livro de história não terá a Rússia e sua Revolução? Independente das consequências, que foram muitas, esse fato por si tornou o país e os russos memoráveis para a História Universal e é esta a parte que eles mantêm viva com a figura simbólica de Lênin.

CORONAVÍRUS, COVID-19: no último post, em 08 de abril havia na Rússia 8.672 contagiados e 63 mortes. Hoje, 18 de abril,10 dias depois, há 36,793 contagiados e 313 mortes.

Comentários

Postagens mais visitadas