EUROPA NO INVERNO_03: Impressões Gerais_02

Continuando com as minhas impressões gerais...
Berlin é demais! Adorei Berlin. Adorei os edifícios da Unter den Linden, caminhar por essa avenida é algo único pois podemos ver os principais edifícios da cidade, a Ilha dos Museus, as pequenas praças, esculturas, as pessoas indo de um lado a outro, os guindastes das construções por todos os lados. É uma cidade muito bonita, jovem, realmente não vi tantas pessoas idosas e tem uma boa vibração. Gostei do que seriam os dois lados: oriental e ocidental, sendo que gostei mais do primeiro. A diferença entre eles é enorme realmente. Numa comparação é como se fosse os EUA e a América Latina num mesmo espaço. Amei ver East Side Gallery e poder vislumbrar um pouco da Berlin dividida. E amei a cerveja de cereja deles: a Berliner Kindl Weisse Provei em outros lugares, outras marcas, como na Bélgica e em Praga, mas a berlinense é de longe a melhor. Apesar de Berlin pertencer ainda ao que chamamos de Europa Ocidental, ela me pareceu bastante diferente e particular. Até nas cores me lembrou mais o leste europeu.
Praga parece uma jóia: pequena, muito linda, delicada e que inspira romance. Por estar na Europa Central é bastante diferente do que estávamos vendo até então. Até o clima,  ambiente é diferente.
É uma cidade pequena, linda e muito, muito romântica. Alguns lugares são assim, românticos. Mesmo que você seja um péssimo fotógrafo, é impossível tirar fotos feias aqui de tão bonita que é a cidade. Se ficar hospedado em qualquer das ruas principais do centro estará perto de tudo caminhando. A cidade velha, que é onde estão o castelo e a ponte Charles é linda, muito peculiar, com diversos restaurantes que lembram as tavernas da era medieval. Em algumas coisas, como alimentação, é bastante barata e o atendimento prático, rápido e seco das atendentes é algo surpreendente, sem chegar a ser ofensivo. Do outro lado da ponte temos o local do antigo bairro judeu com suas sinagogas, o cemitério judeu e é uma cidade com inúmeras esculturas diferentes. Vale a pena sair procurando por elas.

Cracóvia foi retirada do roteiro. Infelizmente não chegamos a ir à Polônia como tinha sido programado, pois minha amiga não estava aguentando muito o ritmo rápido da viagem e para que ela não desistisse fizemos um arranjo rápido e retiramos Cracóvia e ficamos 3 dias em Praga.
Lídice é um lugar que um dia foi uma cidade. No meu terceiro dia em Praga decidi que iria conhecer Lidice, a cidade extinta, ou melhor, exterminada completamente por Hitler em junho de 1942. Mais que doloroso ou emocionante, posso dizer que foi interessante. Ir até lá me fez refletir muitos aspectos da vida e do ser humano. Não dá muito para descrever  a sensação de estar ali, mas no post desta cidade contarei tudo o que aprendi sobre o que aconteceu ali.
Cesky Krumlov é aquela cidade medieval que lemos nas descrições dos livros de história ou de contos de fadas. Pequena, compacta e que gira ao redor do castelo que ocupa metade da cidade. Foi exatamente o que eu esperava encontrar e gostei muito de ver alguns aspectos diferentes de outras cidades medievais que conheci na Europa ocidental. Isso foi o mais interessante para mim.
Veneza é sempre diferente. Linda e diferente. Com seus canais, sua arquitetura, gôndolas e turistas para todos os lados. Novamente me fascinou imaginar a cara dos comerciantes lá pelos séculos X e XVI quando chegavam por primeira vez à Veneza. Deveria ser assombroso ver uma cidade tão linda sobre o mar. Foi muito charmoso ver as suas ruas e pontes cheias de serpentina, afinal chegamos na semana do Carnaval de Veneza, e de ver algumas pessoas com suas fantasias venezianas. Foi fácil imaginar aquela mesma cidade séculos atrás com suas ruas estreitas e seus mascarados esgueirando-se por elas. Ai, ai.
Bologna é definitivamente a “La grassa, La dotta, La rossa”, traduzindo: “A gorda, a culta e a vermelha”. É uma cidade pequena, muito bonita e encantadora com suas cores vermelhas. Gostei bastante da arquitetura, inclusive as de algumas igrejas me chamou bastante a atenção. E o que falar da comida? Excelente. Mas, o encanto ficou maior por causa das Sete Igrejas também. Lindo complexo católico erguido sobre um antigo templo.
Roma continua apaixonante para mim. Desta vez não conheci nada novo lá, com apenas dois dias é um pouco impossível, mas com certeza nos encontraremos outra vez, afinal joguei novamente minha moedinha na Fontana di Trevi e eu acredito na lenda que diz quem joga, volta, afinal eu voltei não é mesmo? Mas realmente gosto de caminhar por Roma e sentir a sua vibração seja de dia, seja de noite. É diferente e pude ver uma cidade que está se preparando para o verão, pois muitas ruas estão em obras e muitos monumentos, inclusive o Coliseu estão cheios de andaime, passando por reformas.

No geral, gostei de ter revisitado algumas cidades no inverno (Paris, Veneza e Roma) e ver como são diferentes do verão. Não que seja mais feio ou bonito, nada disso. Cada estação tem o seu próprio encanto e magia e cada cidade tem tanta personalidade que elas têm a permissão de florescerem e serem ainda mais bonita na estação que quiserem. 


Até o próximo post: "Inverno, queijos, vinho e crêpe em Paris"

Comentários

Postagens mais visitadas