Europa e Ásia: viajando por 1 ano. Post_01

Olá,
Este será um post interessante. Com ele, oficialmente abro os posts sobre a viagem à Europa e Ásia que começarei a partir de 22/02/2014.
 
A vida está bastante corrida por aqui na Argentina com as despedidas e a arrumação das malas e tal, afinal estou indo para o Brasil levando meus pertences, que na verdade não são tantos assim (ainda bem). Acho que inconscientemente já estava me preparando para esta decisão, pois não tenho muitas coisas e das que tenho já estou me desfazendo de uma parte e levarei comigo apenas o que é realmente necessário e que será usado. Essa coisa de apego não funciona muito comigo.
Tenho feito muitas despedidas e depois farei um post exclusivo a elas tal é o carinho e desejos de boa sorte que tenho recebido.

Ainda não parei com calma, não tive tempo para isso, para preparar ou pensar melhor na minha viagem pela Europa e Ásia. Alguns países eu sei que irei, mas ainda não tracei uma rota, ou melhor, já tenho pensado em algo, mas realmente preciso sentar e definir ou simplesmente não farei isso porque cada dia mais percebo que esta será uma viagem diferente das que faço, onde planejo tudo com antecedência e vou comprando tickets, reservando hostels, etc. O mais importante no momento é que preciso de dinheiro para este empreendimento (talvez você possa me ajudar clicando neste outro post). Depois, precisarei acompanhar bem a situação dos países onde quero ir para saber se está tudo ok, afinal lá fora não é como aqui que a nossa maior preocupação é se tem ou não greve. Lá são guerras, conflitos, atentados, etc. E por último precisarei ter sempre um Plano B para o caso de ter que mudar de rota.
Para ir me acostumando com esse tipo de viagem tenho lido muitos blogs e relatos de pessoas que decidiram fazer uma viagem assim tão longa e tenho percebido algumas coisas interessantes que quero dividir um pouco com vocês.

1.Realmente não são muitas as pessoas que encaram fazer este tipo de viagem. (Mas disso eu já sabia)

2.Fiquei realmente surpresa em ver que uma boa parte (dos poucos brasileiros que tomaram essa decisão) são mulheres. (Foi uma agradabilíssima surpresa mesmo).

3.Na maior parte, fazem este tipo de viagens grupos de amigos ou casais. Alguns com filhos e tudo. (Me surpreendi com os que levam os filhos pequenos para este tipo de aventura, não sei se eu faria isso com crianças tão pequenas).

4.Em geral, eles passaram bastante tempo na Ásia, seja por ser um continente com culturas muito diversas, seja por ser bastante barato. (Acredito que isso também aconteça porque aí tem países muito grandes como a China. Eu, por exemplo, não me vejo passando menos de 1 mês lá ou porque a locomoção mais barata é feita principalmente por ônibus que demora mais tempo).

5.A volta, antes mesmo de ir, e pouco antes de voltar ao seu país de origem é um pensamento constante para todos. É algo que muda a sua vida e como agir com isso depois? (Comecei a procurar sobre isso, porque eu já mudei tanto morando de forma fixa em outro país, imagine depois que passar por vários e depois de tudo o que verei e presenciarei, afinal nem tudo será apenas festa? A realidade existe para todos e cada sociedade é diferente da outra).

6.A grande parte teve um bom tempo entre a decisão de ir e a viagem o que os favoreceu a economizar com tempo ou simplesmente vender alguns bens como carro e até casas. (Não é o meu caso para nada. Apenas estava me planejando para passar um mês com minha amiga mochilando pela Europa e agora eu tenho uns 8 meses mais adiante).

7.Todos tiveram seus momentos de perrengues e complicações. (E esta é a parte que tenho realmente prestado muita atenção para evitar o que for possível e se passar por algo parecido estar mais ou menos preparada).
Não sei se alguém mais está se preparando para empreender tal viagem neste exato momento, mas o que posso ir adiantando desde já é:

1.Sair mochilando pelo mundo parece ser super legal, mas requer muitos cuidados e planejamentos. Então, planeje-se! Se você não tem dinheiro sobrando na sua conta bancária, se não tem pais ricos que bancarão a sua viagem ou algum problema que venha acontecer, faça pesquisas, trace bem seu roteiro. Pois deixar ao acaso, apenas fará com que tenha mais gastos.

2.Se pretende fazer uma viagem de vários meses como eu vou fazer a partir de 22/02/2014 e nunca viajou como mochileiro/backpacker faça primeiro uma viagem curta. Algo como 1 mês para ver como é.

3.Se tem uma coisa que aprendi viajando e estando com pessoas é que cada uma tem seu próprio ritmo e estilo de viagem. Uns precisam de mais conforto, outros menos. Uns gostam de caminhar e outros detestam. Uns viajam apenas para fazer compras e outros nem chegam perto de lojas. Uns não querem gastar com nada e apenas tirar fotos e dizer que esteve em tal lugar. O que quero dizer com isso é simples: faça uma viagem de 1 mês para algum lugar e veja qual é o seu tipo de viajante, pois planejar uma viagem baseado numa imagem das viagens dos outros pode ser uma furada e tanto. Antes de tudo se conheça! Saiba quem é você, se é uma pessoa flexível, egoísta, arrogante, humilde, solidária, falante, solitária. Não estou dizendo que se você tiver qualquer uma dessas características não poderá viajar. Nada disso, o que quero dizer é que se você conhecer bem o SEU jeito de viajar será muito melhor para você e para os que estão ao seu redor.


4.Se você é mulher apenas tenha alguns cuidados redobrados, afinal é mulher, viajando sozinha ou não, leia sobre como cada cultura vê a mulher antes de ir a determinado país. Respeite as demais culturas e principalmente a si mesma. Se achar que não vai bancar colocar uma burca, simplesmente não vá a estes países. Lembre-se sempre: nós somos os estrangeiros e devemos respeitar cada cultura, costumes e religiões.

5.Mochileiros/backpacker são solidários! Nos ajudamos, damos dicas, dividimos compras e quartos se for necessário. Por isso, termino este post com um conselho de ouro: sempre escute o que outro viajante tem a dizer.

No próximo post vou dizer o que é necessário para levar consigo numa viagem desse tipo.

É isso aí.

Abraços de uma viajante que quer abraçar o mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas