TRÍADE I -EMPANADAS

As empanadas podem ser encontradas em todo o território argentino com variações da massa e dos recheios.

Os recheios clássicos são: carne, carne dulce (carne moída com uvas passas e ovo cozido), queijo e presunto, frango, humita (milho).

Há muitos outros como: caprese (queijo, tomate e orégano), 4 queijos, de verduras, de espinafre, napolitana e doces com recheios de doce de batata e doce de leite.

A palavra empanada significa en pan "dentro do pão". Em algum momento da história, o homem abriu a massa de pão e colocou recheio nela e com o tempo foi modificando essa massa. Essa deliciosa iguaría existe há muitos séculos e apesar de ter se popularizado na Argentina, como o alfajor, é de origem árabe e chegou via Espanha.





Os colonizadores deixaram esta receita não somente na culinária argentina, como em toda a andina.





Assim, é possível encontrar empanadas na Argentina, Bolívia, Chile, Peru e Venezuela.


Sua origem vem da empanada galega que teve origem na antiga Pérsia. A receita da empanada chegou em território espanhol quando o povo árabe conquistado foi levado principalmente para a região de Andaluzia. Com o tempo tanto a massa quanto recheio sofreram modificações. A princípio era uma massa de farinha de trigo e água e o recheio principal era de carne de cordeiro cortada em finas tiras. Hoje a massa pode receber azeite, suco de limão, gordura de porco ou manteiga.


Atualmente podemos comer empanada em qualquer lugar de Buenos Aires ou comprar a massa em tapas para fazer em casa. Elas são vendidas exatamente como os pastéis nos mercados do Brasil.


A massa é parecida com o pastel de forno e ela pode ser frita ou assada. Encontram-se hoje os mais diversos tipos de massa: as principais são a mais folhada que é conhecida como hojaldre e as criollas, que são mais como uma massa de pastel de forno.


Postagens mais visitadas