Europa_35: Itália: Cinque Terre_Parte_02

Os post sobre Cinque Terre serão longos, pois como não é um lugar muito conhecido deixei bastantes detalhes para que possa ajudar a quem for até lá.
Ao descer do trem essa a primeira e incrível visão de Cinque Terre.
Para chegar a melhor maneira é realmente ir a La Spezia. Pode ir até lá desde Gênova ou de Pisa. Eu fui a partir de Pisa e foi muito rápido. De Pisa a La Spezia foi 1h e de La Spezia a Riomaggiore 18 minutos. Eu já tinha comprado tudo online, mas é possível comprar na hora, pois os trens entre esses caminhos são muito freqüentes e o valor barato. De Pisa a Riomaggiore, parando em La Spezia, foi apenas 11 euros. Muitas pessoas preferem ficar aí e passar o dia por Cinque Terre. Eu quis ficar diretamente lá e adorei e não paguei muito caro no hostal, que fica na única rua principal da cidade. Veja, Cinque Terre é um lugar caro e esse foi o lugar mais barato que encontrei, basicamente o mesmo preço do hostal de paguei em Veneza.
Primeira e incrível visão de Cinque Terre. À direita a Via dell'Amore.
Escolhi ficar em Riomaggiore, assim, depois de ficar completamente embasbacada com a visão do mar e da cidade ao sair do trem fui até o hostal. Adorei! Foi um dos melhores que fiquei, pois era um apartamento pequeno, completamente equipado e quando digo completo estou sendo super honesta, até máquina de lavar roupas tinha. Impressionante! No quarto tinha 2 beliches e no corredor separado uma outra beliche onde estava uma australiana. Quando eu cheguei o quarto ainda estava vazio e escolhi a minha cama. Mais tarde chegaram um mexicano que estava viajando pela Europa depois de ter passado um semestre num curso de Chef de Cozinha na Espanha e duas amigas australianas.
Eu fiquei no Cinque Terre Holidays, Via Colombo 94, Riomaggiore (http://www.cinqueterreholidays.it) e paguei duas diárias de 25 euros e uma de 22 euros, porque fiquei sábado, domingo e segunda.
                   Vista da janela do hostal.
O pequeno e equipado apartamento onde fiquei hospedada. Neste apê cabem 5 pessoas.
A única coisa que me desanimou foram as escada de pedras super altas que tinha que subir até o apê. Eu não aguentava mais subir e descer escadas! E quanto o rapaz me ajudava levando a bolsa tive que aguentar o cheirinho de quem não tomava banho há dias e ainda não entendo como ele conseguia, pois fazia muuuuito calor. Um sol super quente. O italiano deveria ter uns 20 anos, loiro, olhos claros e muito, muito bonito mesmo, mas aquele cheirinho....
Mural na saída da estação. De um lado o mar e do outro esse lindo mural.
Ao sair da estação à direita há um túnel pequeno repleto de mosaicos.
No final dele está a rua principal de Riomaggiore.
Depois de um super banho, de lavar algumas roupinhas e colocá-las para secar à moda italiana: no varal pendurado do lado de fora da janela, segui para a famosa Via dell’Amore, mas antes quis passar na Lan House. Acontece que no hostal tem wi-fi na recepção, mas não um comput para usar e eu estava sem comput e sem telefone. Tenho que contar essas pequenas dificuldades que acontecem que não dá pra acreditar. 
Exatamente na estação, está uma loja que vende objetos para turistas, entrega um mapa turístico da cidade, vende cartão de telefone,  dá informação turística e é o único lugar que tem internet. Era 3 euros por 15 min e para ter um comput tinha que apresentar o passaporte! Pois é, achou estranho? Imagina eu! Mas como era a única forma voltei ao hostel para pegar o passaporte, ela fez o cadastro, me deu uma senha e me indicou os computs no andar de cima. Lá fui, já um pouco indignada por apenas ter acesso a net com o uso do passaporte e sabe o que aconteceu? Não funcionava. Isso mesmo! Tentei vários outros e nada. Então chamei a sra, ela também tentou e nada e me disse que devolveria o meu dinheiro. Olhei como se ela fosse de outro mundo e falei que ela apenas deveria cancelar aquela senha e criar uma nova e então ela me disse que o sistema que elas tinham naquela loja era diferente: ao gerar as senhas elas devem ser utilizadas e caso haja algum problema elas devem ligar e falar com a central para que eles cancelem e liberem novamente as máquinas que poderão receber uma nova senha depois de 15 min!!!!! Fiquei passada! Nunca tinha ouvido aquilo, mas era a mais pura verdade. Quando eu já estava na porta chegou um rapaz querendo usar a net e ela disse que não estava disponível, para ele voltar 15 min depois.
Fiquei boba com isso e como ela disse que achava que na cidade vizinha de Manarola havia uma outra Lan House, levei o passaporte comigo pelas dúvidas e fiz a Via dell’Amore. 
Começando a Via dell'Amore. As fotos seguintes sáo todas da Via.
Para iniciar a travessia, tem um posto na entrada onde deve pagar pelo cartão de 1, 3 ou 5 días. Eu comprei o de 3 (12 euros) e fui feliz da vida, absolutamente encantada com o caminho: com o mar, as flores, a paisagem era de tirar o fôlego. Quando você chega em Manarola, tem um outro guarda que pede para ver o cartão (se quando você começou a travessia não tinha ninguém vendendo o cartão, você pode fazê-la e quando se deparar com esse guarda você paga sem problema nenhum, é só explicar que o posto estava vazio. Vi algumas pessoas fazendo isso e no dia seguinte quando eu fiz novamente a travessia realmente aconteceu de o posto estar vazio.)
  

  
 
Em Riomaggiore você também pode ir à praia que é linda, pois passa pelo pequeno porto cheio de barcos e lanchas coloridas. O único detalhe são as pedras! Por mais que a gente leia e veja fotos de que muitas praias na Europa têm pedras é algo que aos olhos de um brasileiro acostumado com praia é difícil. Ainda mais eu que tinha os pés todo inflamado de tanto andar. Só de pisar nas pedras doía. Elas são grandes, mas redondas. Fazia tanto calor e eu tinha caminhado tanto naquele dia (leia o porquê na parte da travessia das 5 cidades) que eu precisava entrar no mar. É muito transparente. É uma água linda. Entrei devagar e quando vi que o mar puxava e que dentro do mar as pedras eram grandes achei melhor fazer como outras pessoas e arrumei as pedras de forma a ficar um buraco bem nas margens e fiquei ali sentada só sentindo a água ir e vir, sem precisar me preocupar com mais nada.

VIA DELL'AMORE
Na mesma tarde que cheguei, fui fazer a Via dell’Amore. A travessia dura 20 a 30 minutos caminhando com toda a linda vista do mar. As paredes estão escritas com as mais diversas declarações de amor e foi muito lindo, porque quando eu fui tinha um músico tocando violino. Foi lindo e de repente eu estava na frente da estátua dos namorados. Que surpreende pelo número de pixação que tem, mas dependendo do ângulo dá para conseguir uma linda foto.
 

Ao sair da Via, já estamos em Manarola, é uma cidade bonita e subindo a ladeira (rua principal) já dá para ver uma lojinha na esquina que tem acesso a internet com uma moça super simpática atendendo e foi a internet com o preço mais justo da viagem até então, pois pagava-se por minuto usado e eram centavos e ainda podia usar pen-drive e fazer impressão e eu precisava fazer impressão do bilhete de navio para Dubrovinic, na Croácia. Subindo essa ladeira, tem muitas flores e no alto está a igreja. Eu não fui muito mais adiante, porque não tinha muito mais que ver e estava ficando tarde e eu tinha voltar pela Via.

No pròximo post: "A TRAVESSIA DA CINQUE TERRE: Caminhada, montanhas, vinhedos, fantasma, beijo, carona e bachata. Uma aventura e tanto em plena Ligúria!"

Comentários

Postagens mais visitadas