Europa_35: Itália: Cinque Terre_Parte_01

Cinque Terre fica na Ligúria, norte da Itália, e é conhecida por ter 5 pequenas cidades nas montanhas, olhando para o mar. Foi o ponto alto desta viagem à Itália. Um lugar muito especial.
Que lugar lindo! Amei cada minuto e alcançou todas as minhas expectativas. Aquele incrível mar azul e transparente. Aquelas 5 cidades subindo as montanhas. Pessoas simpáticas. Lindo sol para curtir a praia e poder caminhar por elas. É até difícil começar a escrever sobre esse lindo e cálido pedacinho da Itália, pois por mais que eu escreva, não mostra a verdadeira dimensão de tamanha beleza. Tanto que todas as fotos postadas aqui serão sem Photoshop ou qualquer outro efeito.
Muitas pessoas fazem um bate-volta de Firenze e passam apenas o dia na CT. Por favor, não faça isso! O lugar é lindo, as pessoas agradáveis e vale sim pegar um pouco do seu tempo para curtir este lugar maravilhoso. Eu fiquei 3 dias, mas se o seu roteiro estiver muito corrido recomendo 2 dias.
Antes do relato em si vou colocar algumas informações básica sobre o lugar, pois Cinque Terre não é um muito conhecido pelos turistas não europeus. 
Diz a história que as ocupações e surgimento das cidades surgiram em épocas diferentes no alto da montanha. As 5 cidade são: Monterosso, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore. Esta última, diz a lenda, que foi fundada por gregos que fugiram da Grécia por volta do século VII.

Algumas curiosidades dessa linda região: 
Riomaggiore: A Igreja de São João Batista remonta ao ano de 1340. Tem a Via dell’amore que a liga a Manarola.

Manarola: É a mais antiga das Cinque Terre: o nome parece derivar do latim "Manium arula", isto é, templo dedicado aos deuses Mani.

Corniglia: É a única das CT que não está situada na praia e sim em um promontório rochoso, para chegar até ela é preciso subir os 377 degraus da "Lardarina", uma longa escadaria em tijolos.
A sua origem remonta à época romana.


Vernazza: É o único porto natural e seguro das CT. Subindo na torre do antigo castelo tem-se uma linda vista da região. E ao longo dos séculos, Vernazza tem acolhido os melhores carpinteiros navais da Ligúria.

Monterosso: É a única das CT com uma ampla praia. Sua origem remonta ao ano 629, quando as populações das colinas a ocuparam fugindo das Invasões Bárbaras.
Nesta cidade encontra-se a enorme estátua do “Il Gigante” de 1700 toneladas, representando o Deus Netuno. Apesar da aparência, é uma construção do século XX e um braço empunhava um tridente e com o outro suportava uma grande concha, que servia como cobertura de um terraço em uma casa muito bonita. Durante a década de 50 a casa foi destruída e a estátua danificada.

Leia no próximo post a segunda parte sobre Cinque Terre.

Comentários

Postagens mais visitadas