PECULIARIDADES DA RÚSSIA-03

Oiiii, mais um post sobre peculiaridades que sei que muitos gostam.

Aqui está o primeiro e aqui o segundo

Perguntaram-me porque eu não digo curiosidades e sim peculiaridades. (“Ai, Ina, você querendo ser a diferentona”. E por que não, né?). Curiosidade vem da vontade, do desejo de conhecer algo novo. Peculiaridade vem de um comportamento próprio, inerente a um lugar ou pessoa. Então... eu comento nestes posts sobre situações, aspectos ou comportamentos que eu não tinha curiosidade em ver ou conhecer porque eu os desconhecia. Todos sabemos que as culturas são diferentes e eu estava curiosa sobre muitos aspectos da sociedade russa, mas tenho visto tantas coisas que para mim são peculiares. Além disso,  somente são entendíveis dentro do contexto histórico e cultural russo que é bem marcado em dois: o período dos Czares e o período comunista da União Soviética. 

Bem, depois desta explicação rapidinha, vamos às peculiaridades de hoje.

1. Os homens russos usam SUNGA! A.m.e.i!!! 💖Não farei nenhum comentário porque amei demais ver uns russos de sunguinha tomando sol nas praças ou nadando nos rios. Vi jovens e mais velhos. Os russos definitivamente  surpreenderam-me! Quem disse que só os brasileiros usam sunga? 😎 ("Cadê a foto? Quero fotinho!". Bem, desta vez serei egoísta e  ficarei com a imagem só para mim. 😏😏 Mentirinha...achei melhor manter a privacidade dos moçoilos.). 


2. A maioria da população russa professa a religião ortodoxa, há algumas diferenças interessantes entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa que comentarei em outro momento. Nas casas, em alguns comércios e estabelecimentos podemos encontrar um pequeno ALTAR com algum ícone. Mais interessante ainda é que em algumas reformas é pedido para criar esse espaço. É um quadrado pequeno e ali dentro ficam os ícones e outros objetos que a pessoa acredita trazer boas vibrações, dinheiro, etc. Num geral ficam na sala ou no corredor. (Vejam bem: não é um  altar improvisado em cima da geladeira ou de uma cômoda. É feito na parede somente com este fim). Também achei interessantíssimo quando me disseram que quando alguém morre, após o enterro, os familiares mais próximos recebem um ícone do santo ou da santa de devoção da pessoa como lembrança. Se você não recebeu o ícone e gostava muito da pessoa que morreu pode pedir uma cópia e levar consigo. Nem preciso dizer onde esse ícone fica, não é mesmo?

3. Neste post também trago uma NOVIDADE:  explicações em vídeos! Há coisas que merecem um post inteiro somente para elas porque um assunto puxa outro que puxa outro e por aí vai. Há tempos quero falar para vocês sobre as ENTRADAS dos edifícios daqui que deixam muitos turistas americanos e europeus ocidentais apavorados. Sempre ia deixando para depois, mas é um assunto muito legal. Por isso decidi gravar alguns vídeos com fotografias explicando o que tanto quero contar. Então, vejam eles na ordem, espero que gostem .Comentem o que acharam e deixem-me saber se gostariam de ver mais vídeos como estes nos próximos posts. 

Começando...Vídeo 01

https://www.youtube.com/watch?v=xr4IIz_llg4

Vídeo 02

https://www.youtube.com/watch?v=_j5zLBDagGw

Vídeo 03

https://www.youtube.com/watch?v=5b-XGnlvWpQ

Vídeo 04

https://www.youtube.com/watch?v=HGc3LPaDfUU

Vídeo 05

https://www.youtube.com/watch?v=a6P8j0lSkZU

Vídeo 06

https://www.youtube.com/watch?v=NNV0nJc1_ck

Vídeo 07

https://www.youtube.com/watch?v=k8y2G3IlmEc

Comentários

Postagens mais visitadas