LUJÁN: DIA MUUUITO LEGAL !

Oiii,
Hoje meu post é sobre a cidade de Luján, mas específicamente o Zoológico.
Fui com minhas amigas de apartamento, Késia e Naíde. Na verdade, a ideia surgiu quando Jeanny estava aqui, mas não conseguimos ir porque das vezes que combinamos choveu e assim ela voltou, mas como eu e a Késia não conhecíamos combinamos de ir no primeiro domingo que fizesse sol.

Bem, sobre Luján...esta cidade tem a mesma importância para a Argentina que a nossa Aparecida do Norte, pois é onde foi erguida uma catedral para a padroeira do país e o outro interesse é o zoológico onde as pessoas podem entrar nas jaulas e interagir com alguns dos animais como tigres, leão, dromedários, etc. Só de pensar que a única maneira de estar próxima de um tigre ou leão é se você for a comida deles, já dá pra saber que vale e muito a pena.

Foi um dia muito legal. Saimos de casa às 8h30 e fomos à Plaza Itália que é de onde sai o ônibus 57, sentido Mercedes. O valor da passagem foi de 9,50$ (somente a ida, mas a volta é o mesmo valor) para quem tem o cartão SUBE e 18$ para quem tem que pagar com moedas. Também descobri que nos domingos e feriados a bilheteria não abre. Esta está ao lado do ponto do ônibus, que está exatamente na frente do edifício La Rural que fica na frente do zoológico. Assim que, quem quer ir Luján e for final de semana e que não seja residente terá que comprar o ticket de ida e volta durante a semana.
Não demoramos muito no ponto, Naíde teve tempo para comprar umas jujubas por 5$ e em 5 minutos o ônibus chegou.
O ônibus é bastante cômodo e demorou quase 2h, que confesso ter parecido uma eternidade e isso porque pegamos o rápido. Nem quero pensar o tempo que leva o parador. Dormi a maior parte do caminho. 

Ele para em Moreno, onde descem muitas pessoas e entram outras tantas e a próxima parada é Luján, depois de uns 30min. O ônibus passa em frente do zoológico do outro lado da avenida, mas nós seguimos até o centro da cidade porque queríamos ver a Catedral de Luján.
Recomendo a todos este roteiro: vá diretamente à cidade, a rodoviária está praticamente em frente da igreja, passeie pelas barraquinhas que vendem o de sempre nestas cidades religiosas: correntinhas de santos, rosários, etc. E visita a catedral. Ela é muito grande, alta e bonita. Para mim, a igreja de La Plata é muuuito mais bonita seja na construção, nos detalhes da porta de madeira e no amplo espaço na frente dela que nos passa a sensação de estar na Europa. Mas vale a pena conhecer e entrar na de Luján também.

Tiramos nossas fotos, entramos, uma missa estava sendo realizada então não pude ficar tirando fotos do interior que é muito bonito, em estilo neogótico. Saimos e entramos num restaurante e pedimos uma pizza pela qual pagamos 32$ que foi dividido entre as 3, ou seja, bastante barata. Ahh, uma dica: não compre nas barracas em frente da igreja, pois a mesma correntinha que eu tinha visto no caminho por 20$, por estar em frente a igreja estavam cobrando 50$!





Voltamos à rodoviária e pagando 2$ pegamos o mesmo ônibus 57 agora voltando e paramos no zoológico exatamente 10 min depois. Na verdade, nós não pagamos essa passagem porque quando fomos pagar com moedas o motorista mandou a gente passar. Com isso ainda economizamos :)
Descemos na frente do zoológico, compramos nossos tickets (pagamos 70$ cada), recebemos um mapa (que não serve para orientar ninguém, diga-se de passagem) e compramos por 10$ um pacote com comida para os animais. Passamos pelos muitos tratores que estão na entrada do zoo e logo vimos os cavalos, cabras e fomos para a fila dos tigres. Todos dizem que eles estão dopados, além de serem domados para se acostumarem com as pessoas. Um estava na mesa servindo para as fotos, outros estavam deitados domindo, mas tinha um muito ativo par ao meu gosto. Estava todo o tempo para lá e para cá e eu comentei: "para quem fica dopado está ativo demais para o meu gosto".rsrsrsrs e com isso comecei a ficar ansiosa.



 Diz aí...para quem estava dopado estava andando muito.


Chegou a nossa vez. Entramos e por sorte aquele tigre que estava caminhando se deitou (ufa!). Tirei várias fotos das meninas e quando chegou a minha vez o tigre decidiu acordar! Dizem que eles sentem o medo, bem eu estava com medinho sim, afinal são predadores, não importa o que digam ou façam. Quando o toquei ele se movimentou e eu fiquei estática. Depois, enquanto estavam tirando fotos de mim, ele acordou, levantou e mudou de lado e eu lá estática e o instrutor me dizendo para não me mover. E quando continuei com as fotos perto da cara ele como me instruiu o instrutor o danado abriu os olhos outra vez e a Naíde começou a falar que ele tinha aberto os olhos e eu só vi ele levantando a cabeça e mexendo as orelhas e todos pedimos para ela ficar quieta. Nem preciso dizer que eu estava imóvel outa vez.rsrsrsrs
Olha aí o tigre com os olhos abertos! Será que foi o meu medo ou meu lenço que fez ele pensar: "grrr, finalmente uma gatinha pra mim?!".rsrsrsrs
Foi interessante e divertido.
O instrutor explicou que sempre trocam os tigres. Eles não podem ficar sendo tocados por muito tempo para não ficarem irritados e por isso quando eles estão embaixo dormindo ou descansando não é para chegar perto deles.
Dali saimos e fomos aos leões. Também gostei do tatamento, porque são dois e eles se revezam como os tigres e se por acaso um já está cansado e se deita para dormir eles o acordam espirrando água na pata deles. Nada de ficar cutucando, apenas água. As minhas fotos com o leão ficaram ótimas, mas eu realmente não tinha visto toda a atividade dele porque a juba não me deixava ver adiante.
Uma pirâmide que encontramos por lá.
Crianças com menos de 10 anos não podem entrar nas jaulas e acho corretíssimo. A proibição é porque elas podem correr, gritar, até agarrarem e com isso deixar os animais agitados.
Dali saimos, encontramos vários animais pelo caminho e seguimos para andar no dromedário. Eu estava doida para andar nele. Ficamos uns bons 15 minutos na fila, mas valeu a pena. A sensação quando ele começa a se movimentar é suuuper diferente. Ele ondula inteiro embaixo de você. Muuuito legal mesmo!
Fomos depois tentar andar no elefante, mas naquele dia não podiamos. Elas estavam no cio e quando é assim pode apenas chegar perto, tirar fotos e dar comida. Não quisemos ficar naquela fila enorme somente para isso e como estávamos pertinho aproveitei e tirei várias fotos dos delas.


Saimos para mais algumas fotos, demos o restante do saco com alimentos para uma criança e voltamos pra casa. Foi realmente um ótimo passeio! E para terminar legal, descemos do ônibus para pegar o outro na Av.Cabildo e paramos numa confeitaria ma.ra.vi.lho.sa! Compramos umas faturas, uma porção de torta Sacher e pegamos outro ônibus para casa. Chegamos e comemos nossas faturas que estavam divinas. Ainda bem que aquela confeitaria fica muito longe aqui de casa, senão seria uma perdição.




Neste mesmo domingo, 16/09, estava acontecendo a festa da comunidade brasileira aqui na Argentina na Av.de Mayo, mas chegamos muito tarde e não quisemos ir, afinal saimos de casa às 8h30 e chegamos às 19h. Vale muito a pena ir ao zoológico. É uma experiência única, mas lembrem-se: se tem crianças não vá porque elas não poderão entrar e interagir com os animais ok?!

Saludos brasiporteños

Comentários

Postagens mais visitadas