FÉRIAS NO BRASIL: SAMPA!

Olá pessoal,
Férias, férias, fériasssss!!!!Sim, estou de férias e no momento estou no meu país matando as saudades da família e dos amigos. Tenho passado os dias entre descansar, brincar com meus sobrinhos, saindo com amigos e curtindo meus pais e irmão e agora, confesso: esperando o carnaval. Cada vez que escuto os sambas das escolas já me imagino nos blocos dançando, pulando, cantando junto ao povão. Ai, ai...carnaval.rsrs
Mas enquanto o carnaval não chega tenho saído com amigos e aproveitado bastante. É sempre bom estar com amigos queridos. Não há nada melhor do que estar com pessoas a quem amo e que me amam também. É interessante perceber como mudamos a cada ano que passa e para minha felicidade, todos estamos mudando para melhor.

Vou postar aqui um pouco das minhas férias. Estou em SP e todos os dias chove. Todas as tardes. Impressionante. Combino para sair com os amigos e tenho que me programar para voltar para casa antes ou depois da chuva.
No fim de semana anterior passei todo o sábado com minhas amigas Jeanny e Vanessa num dia que turismo por Sampa. Fomos para o Centro Histórico ou também conhecido como Centro Velho de SP. Fizemos o roteiro clássico por ali. Combinamos de nos encontrar na Praça da Sé e daí começamos nosso tour.
Começamos pela Praça da Sé, rodeada com as lindas palmeiras imperiais, mas infelizmente não é um lugar para ficar admirando com calma por causa da enorme quantidade de moradores de rua que ficam ali. Nesta praça está o Marco Zero da cidade. Fomos à Catedral da Sé, que poucos sabem ser ela considerada um dos 5 maiores templos neogóticos do mundo e o seu órgão de origem italiana é o maior da América do Sul.
Visitamos a catedral e dali seguimos até a rua Roberto Simonsen, a famosa antiga Rua do Carmo. Lá visitamos o museu Solar da Marquesa de Santos, a famosa amante de D.Pedro I e que é o único exemplar de casa aristocrática do século XIX em São Paulo. Não se paga para visitar o museu e conhecer um pouco da história desta mulher e da sociedade da época é muito legal até porque o museu é bastante didático.


Nós na sacada do quarto de Domitila. Quem diria hein Marquesa de Santos e D.Pedro I que um dia estas três amigas poderiam entrar neste quarto, conhecer um pouco da privacidade da nobreza e ainda tirar umas fotinhas na sacada?! O que o tempo não faz!

Abaixo está a peça, na minha opinião, mais interessante de todo o museu: a cadeira santária. Para quem não sabe a ideia de banheiro demorou muito para surgir. Os penicos salvavam a todos e a nobreza para conseguir conversar de maneira mais digna, afnal conversar com um escravo segurando o penico devia ser um pouquinho chato né?! Enfim, nada melhor que a cadeira sanitária, poderia ficar sentado fazendo as necessidades enquanto continuava batendo papo. Depois vinha um escravo e retirava o penico pela portinhola abaixo. E ainda tem gente que reclama dos sanitários atuais!

Ao lado da casa está o Beco do Pinto ou Beco do Colégio, que antigamente era conhecido como o Beco da Merda, porque era a passagem por onde os escravos levavam os baldes cheios de excrementos (chamados de tigres) para serem jogados no rio que passava por ali. Vendo a foto abaixo nem dá para imaginar o passado sujo deste beco, perdão,mas não resisti o trocadilho. rsrs
Ao lado destas construções está o Museu da Imagem que fica na antiga casa número 01 e que foi a sede da primeira Delegacia do Estado de SP.

Ao lado desta casa, no final da rua, nos deparamos com Casa de Anchieta que é o início do complexo do Pateo do Colégio.

Local histórico mais importante da cidade de Sampa por ser o local da fundação desta cidade. O pateo foi construído em 1554.
Claro que não é o original. Mas o governo fez a construção idêntica a original e na Cripta é possível ver as bases originais do século XVI. A visitação do Museu e da Cripta custam R$ 6,00. Confesso, que como historiadora e de depois de visitar tantos museus e lugares históricos não acredito valer a pena pagar este dinheiro. Dentro do museu há pouquíssimas obras e relíquias religiosas e nenhuma que pertenceu ao Pateo. Quanto a Cripta, me pareceu mais interessante que o museu, mas....vai do gosto de cada um.

Agora, o jardim e o Café que estão dentro do complexo do Pateo são bonitos e charmosos. Vale muito a pena depois da visita sentar por ali e tomar um café com bolo. Um charme!

Seguindo o tour, subimos a rua que está justo em frente do Pateo, sentido centro, e fomos até o Centro Cultural Banco do Brasil que na esquina da Rua da Quitanda. Demos uma volta nele e por ser janeiro e mês de férias não havia uma programação interessante. Descemos a ladeira, passamos pela famosa 25 de março – rua para fazer compras e mais compras – porque estávamos com fome e queríamos chegar no Mercadão, Mercado Municipal D.Pedro II.

Chegando lá foi uma festa: frutas, verduras, queijos, embutidos, azeites e gente para todo lado. Passamos pelas diversas e coloridas bancas em busca de algum lugar para comer. Eu, CLARO, queria comer o delicioso e único sanduíche de mortadela do mercadão, aquele que tem de 4 a 5 dedos somente de mortadela e agora tem a opção de colocar umas fatias de queijo! Delícia, delícia! Olha aí e diz se você não ficou com vontade de dar uma mordida também.
Na parte de cima do mercadão há um espaço com diversos bares e restaurantes com mesas e cadeiras. Mas de sábado é impossível encontrar algum lugar para sentar ali na hora que chegamos, por volta das 14h. E tinha tanta gente que estávamos sufocadas e decidimos que embaixo estava bem melhor, depois de procurar um pouco onde comprar nossos sanduíches, demos sorte e conseguimos uma mesinha justo com 3 cadeiras. Diz aí: isso é ou não é sorte? Rsrsrsrsrs Eu fiquei guardando a mesa e as meninas foram comprar os sanduíches: um de mortadela e outro de bacalhau. E para dizer que realmente era o nosso dia de sorte a mesinha que conseguimos ficava justo em frente a uma casa de sucos naturais e óbvio, fomos de suco. Pedi um de cacau que estava maravilhoso.
Tiramos fotos, comemos, conversamos e o rapaz que trabalha na banca de frutas ao lado da casa de sucos veio a nossa mesa e nos presenteou uma linda bandejinha com frutas: laranja, morango, framboesa, amora, cereja e jabuticaba. Nem preciso dizer que adoramos o presente, até porque já estávamos de olho em uma linda salada de frutas que tínhamos visto.Depois de bem alimentadas, e como!, seguimos por algumas ruas da 25 de Março, entramos em algumas lojas e fomos para o Mosteiro de São Bento, que aquela hora estava fechado, então decidimos andar pelo lindo Viaduto Santa Ifigênia e tirar algumas fotos e conversar enquanto esperávamos a igreja abrir.Aos sábados a igreja de São Bento fecha das 12h às 16h. Às 16h entramos, tiramos algumas fotos e fomos para casa da Jeanny, afinal o maridão dela estava viajando a trabalho e nós tínhamos a casa para termos uma noite de meninas.rsrsrs No entanto, para quem quiser fazer o roteiro completo pelo centro histórico, saindo do Mosteiro pode seguir pela rua da Quitanda até chegar na Praça do Patriarca, onde estáa Igreja de Santo Antônio, que é a igreja mais antiga de SP ainda existente, dali seguir pelo famoso Viaduto do Chá, ver o prédio do Shopping Light, antigo Teatro São Pedro e em frente dele está o Teatro Municipal de SP e a Rua Barão de Mesquita que foi a rua mais elegante de SP durante os séculos XVIII e XIX e que agora abriga um amplo comércio popular.

Vimos fotos, conversamos, depois fomos comer no Habbib’s.Eu a.do.ro. o Habbib’s e sinto falta dele por Buenos Aires. Depois de sermos quase atropeladas por um motorista de ônibus imbecil que quase nos matou de susto, ficamos um tempo lá e voltamos para a casa da Ji. Ficamos vendo DVD e depois um filme, que somente eu terminei porque as meninas se renderam e foram para os braços de Morpheu. Rsrsrsrs E assim terminou o nosso fim de semana e encontro turístico por Sampa. Foi um dia muito legal e divertido e mais uma vez registramos nosso encontro.

E depois de passar a semana curtindo meus sobrinhos, fui na sexta almoçar com uma amiga muito querida da época em que eu era arquivista do AHJB e passamos a tarde colocando o papo em dia (esqueci de levar a máquina) e no sábado passei o dia com minha amiga Nair e seu maridão, Cris. Foi um dia ma.ra.vi.lho.so.!
Adorei estar com eles e eles me mimaram muito, o que é um problema, já que adoro a boa vida.rsrsrs Agora ficarei esperando para que eles me visitem em BAires, afinal lá eu posso tuuudo e será minha vez de mimá-los, afinal por aqui sou apenas visita e com a carteira infinitamente reduzida.rsrsrsrs Almoçamos na deliciosa cantina da Famiglia Mancini que tem além do ótimo atendimento, uma massa fresca divina! Aquela massa me fez sentir uma saudade da minha querida BAires...ai, ai....bem, continuando...;)

Depois o Cris, muito esperto, nos deixou no shopping e ficamos eu e minha amiga rodando por lá. Confesso que ainda acho muito estranha essa relação dos paulistas com o shopping. Desde que cheguei aqui já fui em mais shoppings do que já fui em quase 3 anos de Argentina. Depois voltamos à casa dela e lá ficamos conversando e eu apertando muito o gato persa dela. Nem tirei uma foto dele! A cadelinha dela dá pra brincar bastante também, mas adorei ficar apertando o pelo do gatinho. Que delícia e ele é tão bonzinho. rsrsrs

Mais tarde fomos ao Bar Veríssimo. Lindo bar. Linda decoração. Lindo ambiente. E de bar eu entendo.rsrsrs

Jazz ao vivo, ótimo petisco e o cardápio dividido com os títulos das obras de Luis F.Verissimo achei o máximo e nem posso falar nada das sobremesas que vieram numa apresentação espetacular.










Enfim, como eu disse um dia perfeito!









É muito bom estar com amigos! Depois conto mais sobre minhas férias e também continuarei o post sobre Cartagena.

Saludos brasiporteños a todos.

Comentários

Postagens mais visitadas