COLÔMBIA: CARTAGENA DE ÍNDIAS 2

CARTAGENA DE INDIAS 2

Bem, depois de muito, muito tempo resolvi terminar o post de Cartagena.
Eu sei, eu sei que o blog tem que ser atualizado mais frequentemente, mas é que às vezes são tantas coisas no dia a dia e a preguiça que bate e daí o blog acaba ficando esquecido. Esquecido não, porque eu me lembro dele, só falta a coragem de afastar a preguiça para escrever.
Vamos lá então.
No segundo dia de viagem fomos ao Castelo de San Filipe de Barajas. Quem me conhece sabe como eu adoro castelos e não poderia deixar de ir neste. Ele é mais impressionante de fora que por dentro, até porque a visita é somente no exterior do castelo. O interior não é aberto a visitação. Mas o exterior é muito grande e rende muitas fotos legais. Mas RECOMENDO passar protetor solar e se tiver um chapéu ou boné colocar também. Porque o sol de Cartagena é fortíssimo. Chegamos no Castelo às 10h e saímos de lá às 12h e meus ombros estavam pegando fogo literalmente porque a espertinha aqui não colocou o protetor. Fomos caminhando desde o hostel, é muito perto do centro, em 15 minutos já estávamos lá. O valor atual do castelo é de 16.000 COL = 8,00R$. Saindo do castelo, contorne-o pelo lado direito e atrás dele você encontra com a escultura do Las Botas Viejas. Eu estava louca para vê-la e não me decepcionou porque é enorme e muito bonita.Daí voltamos ao centro e almoçamos. Descansamos um pouco do sol e saímos a noite para passearmos pelo centro histórico e irmos no Café Del Mar que é maravilhoso.
Tomem, tomem e tomem a Piña Colada de lá. É incomparável de boa e o local, belíssimo. Só há dois Café Del Mar no mundo: um em Ibiza e o outro é este de Cartagena. A vista da cidade é linda, o espaço lounge, a música, os drinks...é simplesmente perfeito. Sem dúvida algum foi o nosso lugar preferido e voltamos todas as noites que pudemos, afinal caminhar a noite pela linda cidade murada e terminar neste café é o ponto alto.

ISLAS DE ROSÁRIO – OCEANÁRIO – ISLA BARÚ (PLAYA BLANCA)

No terceiro dia levantamos cedo porque íamos fazer o nosso passeio até as Islas e estávamos ansiosos. O porto de onde sai o barco é perto, mas tivemos que pegar um táxi porque a mochila do meu acompanhante estava muito pesada, mas como sempre o táxi foi apenas 6.000 COL. Lembrem-se: dentro da cidade você sempre pagará entre 5 e 6.0000 COL.Chegamos cedo, pagamos a taxa de 12.000 COL do porto e pagamos o restante do passeio, já tínhamos comprado os tickets com o senhor que nos vendeu o passeio da Chiva Rumbera e lá fomos. O passeio de barco, de 3h, porque tem a parada de 1h no Oceanário, foi de 40.000 COL. É um passeio cansativo, mas tem música ambiente, um bar que vende cerveja, refrigerante e salgadinhos, muita salsa e as paisagens são bonitas, principalmente quando vamos nos aproximando daquele lindo e azul mar do caribe.

O Oceanário custa 20.000 COL, é pago à parte do passeio de barco, e só realmente vale a pena pela apresentação dos golfinhos. Quem nunca viu vale a pena, quem já viu, não precisa gastar seu dinheiro nesta visita.Do Oceanário vamos passando por diversas ilhas, sem parar em nenhuma, até chegarmos na Isla Barú, onde fica a Playa Blanca. Que é simplesmente linda.
Quando descemos do barco,o ticket dele nos dá direito a almoçar num restaurante. A comida é a básica dessa região: arroz de coco com um pouco de salada, patacones (adorei comer essa banana amassada e frita) feijão e peixe frito ou frango e um copo de limonada. Muuuito bom. Foi o melhor arroz de coco de toda a viagem e o peixe estava excelente. Eu não sou muito fã de peixe, mas comi muito durante toda a viagem. No restaurante vende à parte refrigerante e sopa. Não é muito caro. Fica entre 4 a 6.000 COL.Eu não comprei nada a mais porque estava tudo ótimo. No restaurante conhecemos um vendedor de colares que nos disse o local onde passaríamos a noite e até se ofereceu para nos levar até lá, deixamos bem claro, que não tínhamos dinheiro para pagar nada para ele, mas ele disse que tudo bem, que fazia isso porque tinha gostado da gente. Bem, aviso a quem chega com mochila muito pesada, o local para dormir não é nada perto de onde o barco nos deixa. Tem que andar uns bons 30 minutos, porque fica mais ao final da praia. Chegamos, alugamos a nossa cabana por uma noite. O local é muito legal. Adorei. Pagamos pela cabana 60.000 COL (o casal). Simples, rústica, uma experiência realmente nova. Você também pode no mesmo lugar alugar uma rede de dormir por 20.000 COL, mas desde o princípio nós queríamos ficar na cabana, bem estilo Tarzan mesmo.rsrs Na cabana, tem apenas uma cama, com um mosquiteiro, dois móveis pequenos para guardar algumas coisas e um espaço para deixar a bagagem. Não tem eletricidade e nem água potável. À noite o dono nos entrega uma espécie de garrafa com areia e uma vela dentro. Nós levamos duas garrafas de água mineral e alguns salgadinhos. O banheiro fica atrás da cabana e é rústico também: tem um tonel do lado de fora com água e balde e quando usar a privada tem que jogar um balde com água. Sem água potável o jeito é tomar banho na praia mesmo. Por isso, apesar da ótima experiência que tivemos, ficar mais de 1 dia não me parece muito confortável.
Mas a água do Mar do Caribe....por Deus o que é aquilo? Fiquei encantada! Quente, linda, transparente, sem ondas. Espetacular! A noite ela continua quentinha, uns 26 graus tranqüilo. Amei. Nunca fiquei tanto tempo na água em enrugar. A noite foi divina. Comemos numa barraca um excelente hambúrguer com uma mais que excelente arepa. Saimos para caminhar pela praia e dormimos na cabana com aquela o barulho do mar.O pessoal dos barcos vão embora às 16h, e aqui deixo uma opinião a ser considerada: se você vai apenas passar o dia, recomendo pagar um pouco mais e pegar o barco rápido que faz a viagem em 1h, senão você não vai aproveitar nada. Essa foi a conclusão que chegamos. Porque o barco saiu do porto às 9h (com 1h de atraso), chegamos na Playa Blanca às 12h15 e vamos direto ao restaurante (não deixe para depois porque fica muuuuito cheio). Tem uma fila enorme porque todos os barcos chegam ao mesmo tempo e até que você pegue o se prato e coma, você sai do restaurante por volta das 13h30 e como os barcos retornam à Cartagena às 16h, as pessoas têm apenas 2h a 3h. E como na volta o barco leva 2h, ou seja, passa mais tempo no barco que na praia em si. Então, eu digo: NÃO VALE A PENA porque o lugar é muito, muito lindo. Passar uma noite na praia como fizemos é o ideal, até porque o pessoal vai embora e ficamos nós e somente umas 15 pessoas, assim, a praia era toda nossa até ás 12h do dia seguinte quando chegam os barcos. Nós chegamos na segunda às 12h15, passamos a tarde e a noite. Na manhã seguinte andamos e tomamos café na praia e como a nossa diária era até às 12h, voltamos para buscar nossas mochilas e fomos para o local dos restaurantes e de onde sairia o barco às 16h. Pedimos para o pessoal do restaurante se poderiam guardar as nossas mochilas e voltamos para a praia onde ficamos por ali bebendo e entrando na água até a hora de irmos. Foi um dos lugares e momentos mais lindos que tive na minha vida. Ir à Cartagena e não conhecer Playa Blanca é um crime. Voltamos no barco em completo estado de graça e loucos para tomar um banho. A água do Caribe não é salgada, mas depois de tanta água e areia, mais que o corpo, o cabelo implorava uma água.

No entanto, este banho ainda demoraria um pouco porque da Isla BArú seguimos direto para Santa Marta antes de retornarmos à Cartagena. Próximo post: Santa Marta.

Saludos brasiporteños.

Comentários

Postagens mais visitadas