¿QUÉ COMÉN LOS ARGENTINOS?

Nestes dias me surgiram tantos assuntos sobre o que escrever no Blog sobre Buenos Aires que tive dificuldade para escolher por qual começar. Isso também garante a certeza que de agora em diante escreverei todas as semanas.rsrs

Decidi-me escrever sobre o que comem os argentinos, principalmente os porteños.

Para quem ainda não sabe me encanta a comida. Me encanta comer. Fiz muitos cursos de cozinha e inclusive um de chef, que não terminei por falta de tempo. Acredito piamente que não há melhor maneira de conhecer um povo que não seja por sua cultura alimentar.

Vamos lá. Porque escolhi este tem. Simples, muitos brasileiros e de outros países latinos, quando chegam estranham muitíssimo a dieta deles e poucos, muito poucos na verdade, param realmente para pensar e analisar tudo o que vêm e o que comem.

A primeira coisa que você que nunca veio aqui e precisa saber é que os argentinos são magros. Não é muito comum encontrar um argentino, seja homem ou mulher, gordo. Só por isso já deveríamos querer conhecer a alimentação deles e não sair por aí dizendo que “eles comem mal”, só porque não comem arroz e feijão.

Na verdade, nós brasileiros comemos muito mal. Isso é algo que todos os estrangeiros falam e quando estamos de fora percebemos também. Nossos pratos têm muita comida e comemos muita fritura e sal. Ontem mesmo fui almoçar na casa de minha amiga Karina e ela disse para eu parar de comer tanto sal.rsrsrs Mal sabe ela que agora quando vou ao Brasil tenho que pedir para minha mãe fazer comida com menos sal para mim porque fico logo inchada com a nossa comida.

Bem, vamos falar o que realmente se come por aqui.

O prato número 1 dos argentinos é: carne. Seja um bife de chorizo, de vacio, de lomo, um asado (churrasco), carne assada (carne al horno)...enfim, carne e carne da melhor qualidade. Não é à toa que os argentinos têm a que é considerada a melhor carne do mundo. Ela é deliciosa, sempre com um sabor defumado. Ela tem tanto sabor que eles a fazem sem sal e sem temperos. Se você quiser coloque o sal na hora. Aliás, isso é com toda a comida daqui. Dificilmente ela é feita com muito sal, nós colocamos o que achamos ser melhor ao nosso paladar.

A carne nunca é frita, os porteños praticamente não comem frituras, exceto pelas batatas fritas. A carne é sempre feita na chapa ou grelhada ou assada na parrilla e por isso a porção é sempre grande e grossa. Geralmente tem 1 ou 2 dedos de espessor. Frita, somente a milanesa e por isso mesmo ela é um bife super fino (a lógica é: se vai comer fritura a carne não pode ser grossa) e sempre sequinho. Nada dos nossos bifes fritos em bastante óleo e acebolado.

Comida saudável nº1: eles quase não comem sal e fritura é muito pouca.

Comida saudável nº2: o sal que eles usam no dia a dia é muito, muito fino se comparado ao nosso. No início eu tinha que colocar um montão de sal para chegar no ponto.rsrs

Comida saudável nº3: eles não usam óleo de soja. Eles sempre usam óleo de girassol para cozinhar. E aqui eles chamam tudo de aceite: aceite de soja, aceite de girassol, aceite de oliva. Portanto, se for comer um pizza e quiser o “nosso” azeite peça aceite de oliva, senão comerão a pizza com óleo de girassol. Não é tão mal, mas azeite é azeite e os daqui são de excelente qualidade!

Voltando ao nosso assunto. O prato principal é literalmente a carne ou frango ou peixe., por isso as porções são sempre grandes e fartas. A guarnição está no segundo plano, apenas um anexo. E as principais guarnições aqui são: batatas fritas (papas fritas), purê de batata ou de abóbora (de papas ou calabaza) e salada (ensalada). Nada de arroz!! Muitos brasileiros sentem falta da dobradinha feijão com arroz. Nos mercados vendem arroz, mas ele não faz parte da dieta do argentino.

Lembrem-se que a Argentina é um lugar em que a maior parte do ano é fria (todo o outono é fresco e todo o inverno é muito frio). Não é um país tropical. Muito pelo contrário, o inverno é forte, dura meses e pode ser rigoroso e o corpo humano pede, literalmente, nesta época por açúcar, gorduras (grasa) e carboidratos, por isso as batatas e principalmente fritas. Carboidrato e gordura. Entendés? E não, elas não são as nossas batatas fritas encharcadas de óleo. Aqui consome-se as papas negras. Não se assustem. A cor é a mesma, mas estas são cultivadas em terra negra e daí o nome e daí elas serem diferentes. Elas são muito mais secas que a batata inglesa, que é a mais consumida no Brasil. Até quando fazemos purê aqui percebemos como elas cozinham rápido e como são secas. Assim, aqui sempre que comer batatas perceberá que elas não vão deixá-lo tão gordinho quanto pensa, até porque no seu prato terá muita carne para comer.rsrs

E outra coisa, apesar delas fazerem parte da dieta argentina, no verão, os argentinos e quem já se adequou à dieta deles como eu, quase não comem batatas fritas, afinal carboidratos são para os dias frios. No verão eles comem muita salada, as porções são enormes também e são elas que acompanham as carnes na época mais quente, além do purê de abóbora, por ser mais leve que a batata.

E uma última dica: os argentino adoram comer a carne jugosa, ou seja, mal passada. Assim que se você é como eu que não gosta de carne sangrando, peça pela sua carne bien cocida e buen provecho!

O prato número 2 dos argentinos é.....como bons herdeiros de italianos, la pasta: massas! Come-se aqui tanta comida italiana como na própria Itália. Sabe aquela pergunta que todos fazem: “mas na Itália só se come macarrão?”. Bem, digamos que se não fossem as carnes, poderíamos fazer a mesma pergunta aos argentinos e a lógica de comer macarrão é a mesma das batatas: carboidratos.

Falarei mais sobre isso no próximo post.

Saludos brasiporteños.

Comentários

  1. e a pizza ?? Abraço de Alberto de ATS

    ResponderExcluir
  2. Postarei pronto, pronto sobre as deliciosas pizzas argentinas.jajaja

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo Blog, amiga. Estou atento as curiosidades da minha querida Bs AS...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas