Continuemos com as nossas vibrações de energia positiva!
Há quanto tempo não venho aqui.
Sempre penso em voltar a escrever e isso fica só no pensamento mesmo.
Porém, neste último dia do ano de 2025, bateu uma vontade louca, quase compulsória de escrever pois percebi duas situações que me incomodaram muito.
A primeira é que, como de praxe, aparecem na internet muitas mensagens "positivas" para o novo ano. Repararam que escrevi a palavra entre aspas? Pois é, na verdade tem me incomodado muito ler que essas mensagens, em sua esmagadora maioria, são um tanto quanto passivo-agressivas. É um tal de "seja um novo você", "seja ou encontre a sua melhor versão", como se o que somos não fosse o suficiente ou bom. Claro que podemos ter o desejo de sermos pessoas melhores, mas o que cada um é hoje é a soma de muitos momentos vividos. São trajetórias de vida que devem ser valorizadas. Talvez, melhor do que ser um novo eu, seria melhor entender e aceitar tudo o que viveu até esse momento para se entender melhor. Sinto, que nessas mensagens positivas, o negativismo implícito de não ter sido ou não ter conseguido algo no ano que termina é muito feio, como se a pessoa tivesse fracassado, mas tudo bem, você terá uma nova oportunidade. De quem? Quem, a não ser nós mesmos para sabermos das batalhas, anseios, momentos frustrantes, alegres e emocionantes que foram vividos? Quem tem o direito de apontar para uma outra pessoa e desejar que ela "seja um novo você no novo ano"?
E as mensagens que abusam dos "nãos"? "Não conseguiu cumprir a meta? Está chegando um novo ano para cumpri-la ou criar novas metas". Como uma mensagem pode ser positiva se já começa afirmando que a pessoa não é capaz de algo?
A segunda situação é a quantidade de vídeos criticando "a falsidade do dia 31 de dezembro", que "o mundo atual fez você acreditar que essa data é mágica, que é um recomeço, mas na verdade fomos enganados, pois nada vai mudar", e etc. Daí, leio comentários ou escuto pessoas falando que vão passar dormindo, é só mais um dia, que nunca foi enganado, e por aí vai. E, o que eu percebi disso tudo que me fez estar aqui escrevendo? É que na realidade, o mundo atual, principalmente entre os países americanos e europeus, está fazendo questão de propagar essas ideias onde datas tradicionais, justamente as que são vinculadas a momentos passados entre famílias e amigos, são erradas e, até mesmo, retrógradas. A impressão que sinto é a de que querem acabar com os nossos momentos de união e de esperança. Tem até mesmo vídeos de estilistas brasileiros falando "Vamos parar com essa chatice de usar branco?". Chato para quem? Se é chato para essa pessoa, que ela use outra cor, mas por que precisa ser chato ou fora de moda para todos? Eu, hein!
Não! A noite da virada de ano não deveria ser mais um dia como outro qualquer do ano. Deve sim manter a chama da esperança de que um novo ciclo vai começar. Isso não é magia! É a natureza! A natureza com os seus ciclos, suas 4 estações o ano, composta por seus 12 meses. Precisamos de chuva para ter flores e boa plantação. Precisamos ter sol para apreciarmos o inverno e vice-versa. Tudo precisa ter seu tempo para nascer, criar, morrer, renovar. Quando a noite de 31 de dezembro torna-se para alguém "só mais um dia", isso significa a perda da esperança. A esperança em que teremos novos ciclos da vida para cumprir: ver mais uma primavera, sentir o calor de mais um verão e assim por diante.
A vibração positiva criada na noite de Ano Novo é algo poderoso! Consegue pensar que num único dia, todas as pessoas do nosso planeta, em diversos fusos horários, durante uma noite estão concentradas em pensamentos positivos? Já parou para pensar em quanta energia positiva é liberada nesse único dia do ano? E estão querendo tirar isso de nós? O que nos sobrará quando nem isso tivermos? Um mundo de desesperança?
Não. E não! Devemos sim concentrar pensamentos com nossos desejos para a virada de ano para assim continuarmos criando uma onda gigante de vibrações positivas. Não é só um dia como outro qualquer! Com a rotina diária nos é impossível fazer com que cada um de nossos dias "seja especial ou o melhor dia de nossas vidas", mas cabe a nós não deixar que acabem, através desses discursos turvos, com os dias que são tradicionais para estar com as pessoas a quem amamos e queremos como família e amigos! Pois se todos os dias se tornarem iguais, quem seremos nós? Que tipo de ser humano seremos em alguns anos?
Para mais uma virada de ano desejo que todos mantenham: nosso coração batendo, nosso sangue pulsando, nossa vontade de cantar e de dançar ativas (afinal quem canta os males espanta, não é mesmo?), nosso desejo por um mundo melhor e mais justo para todos (e não somente para você), nossos sonhos, nossa vontade de seguir adiante mesmo sem saber para onde e a nossa crença de que dias melhores virão e se eles já são os melhores, que assim continuem.
Que nessa noite você possa olhar para o céu e agradecer por mais um ano de vida. Pegue 15/10 minutos antes da meia-noite e pense nas coisas boas que aconteceram neste ano e com essa sensação boa, façamos juntos a contagem regressiva, seja lá em que ponto do mundo estejamos, e gritemos FELIZ 2026! FELIZ ANO NOVO! FELIZ AÑO NUEVO! С НОВЫМ ГОДОМ! HAPPY NEW YEAR! MUTLU YILLAR!
Que continuemos alimentando, que seja por um único dia, essa onda de energia positiva imensa de esperança que nos manterá por mais um ano, por mais um ciclo.
Um grande abraço e um ótimo 2026 para todos nós!
Ina de Oliveira


Muita energia positiva Ina, você faz tudo brilhar! Parabéns e feliz 2026
ResponderExcluirObrigada!!! Vamos brilhar!! ✨
ExcluirQue bacana volta a ler seus textos amiga! Feliz 2026 !
ResponderExcluirObrigada!! ✨
Excluir