Você Sabia? 2

Oiii, como vocês estão?

Sei que este novo post demorou mas, bem, da última vez publiquei dois de uma vez. (Vejam que desculpa mais esfarrapada a minha!🙈)

Sempre há muitas coisas para contar e fico na dúvida por onde devo começar. No entanto, sei que muitos gostam de curiosiar um pouco sobre algumas coisinhas.

Então, vamos lá para mais um...

Você sabia...?”

1. ...que na Rússia alguns feriados nacionais são beeeeem longos?

Escrito:"Viva! Feriado"
Geralmente duram de uma semana a dez dias (se juntar com algum final de semana no início ou no final). Por exemplo, em maio, no dia 1º é o Dia do Trabalhador e 09 é o Dia da Vitória, então é feriado durante todo este tempo. De 1 a 7 de janeiro também. De 1 até 06 de janeiro é feriado pelo Ano Novo (É isso mesmo: 6 dias para festejar o Ano Novo!🍸🍸🍸) e no dia 07 é Natal. Os outros feriados são de um dia. E aí você pensa: “Eita, os russos gostam de feriados longos, hein?”. Bem, eles começaram a existir no período da URSS porque nas cidades foram criados esses edifícios de moradia para todos e como escape, vamos dizer assim, e para poderem plantar e terem seus próprios alimentos, o governo soviético dava uma dacha, pequena casa de campo, para todas as famílias. 

São casas de madeira.
As dachas ficam fora dos centros e é preciso viajar até elas. Algumas famílias iam nos finais de semana para cuidarem da horta, fazer conservas e trazer alimentos para casa. Outras demoravam mais tempo por causa da distância. Com isso, o governo achou melhor ter ao menos alguns feriados que durassem uma semana algumas vezes no ano para que estas famílias tivessem tempo para viajar, cuidar da terra, semear, plantar, colher, preparar suas conservas e para estar em contato com a natureza, que é algo muito importante para o povo russo. Para muitas famílias, o que conseguiam plantar em suas dachas, era o principal meio de subsistência e ter esses feriados de 1 semana eram essenciais.


2. ...que as portas chamam a atenção por terem muitas trancas?

Isso acontece como consequência direta do ponto anterior. Principalmente, na década de 1990, quando acabou a URSS e o país caiu numa criminalidade sem limites (antes também acontecia, mas em menor proporção). Todas as famílias com dachas estão acostumadas a saírem das cidades e passarem não somente os longos feriados nacionais como também as férias de trabalho ou escolares nelas (geralmente no verão para aproveitar o sol, nadar nos rios, etc). 
Por isso, um dos principais crimes do país é o roubo de casas já que elas podem ficar muito tempo vazias durante estes períodos e daí meterem tantas trancas quanto possíveis nas portas. Agora, na pandemia, durante o confinamento que durou quase 3 meses, muitos ficaram todo este tempo em suas dachas.
Fiquei em um apartamento onde eu abria e fechava a porta por uma app do celular.


3. … que os russos não gostam muito de barulho, mas não se importam em fazê-lo?

Já aconteceu comigo de uma senhora, num hostel, me pedir para fazer “menos barulho” ao digitar no computador. Como fazer isso, né? O jeito foi usar o computador na cozinha. Eles falam baixo, assistem TV no volume mais baixo possível, enfim… porém você pode acordar num domingo às 7h da manhã com a furadeira do vizinho! Sim! Domingo! Às 7h! Ou escutar martelando a parede numa noite de quinta ou sábado às 22h, 23h. E não é rápido. Eles podem ficar
algumas horas assim. Fico besta!!! Se alguém precisar arrumar ou consertar algo em casa não existe a menor preocupação em fazer barulho seja dia ou noite ou fim de semana. Eles fazem. Ninguém quer barulho ou visitas depois das 22h, se ouvir uma música num volume um pouco alto – até mesmo durante o dia – algum vizinho vai gritar da janela reclamando, maaaaaaas martelar e usar furadeira na parede em dias e horas nada a ver pode. Vá entender! 😕😕😕

4. ...que os pedreiros aqui trabalham normalmente no fim de semana?

É muito comum aqui as reformas nos apartamentos. Seja apartamento velho, antigo ou novo. O interessante é acordar num domingo às 8h com os pedreiros trabalhando na reforma de alguém e eles podem trabalhar o dia inteiro e você passar o seu domingo ouvindo, se já não bastasse durante a semana, barulho da obra sendo feita. Mas como aqui sempre tem alguém fazendo obra ninguém reclama.


5. ...que o pessoal daqui ama usar pochete?

Pois é. Não me lembro de ter visto tanta pochete desde os anos 1990, no entanto, aqui esta década não passou no quesito de modismos e o uso da pochete é um deles. Podem estar na cintura ou atravessadas no peito de homens e mulheres e são grandes. Podemos vê-las nas vitrines também. Sim!!! Até nas vitrines de marcas como Louis Viton ou Lacoster os manequins estão usando pochetes. Seja com camisa e calça, seja com vestidos longos ou curtos ou mesmo com esses casacões de inverno. Algumas são transparentes, outras de cores fortes, outras com gliter, mas pochete é o que há.

6….que alguns trens de viagens a longa distância estão adaptando um vagão para os gatos ficarem e não precisarem viajar dentro da caixinha?

Coisas de russos com os animais. Já contei para vocês esse amor deles pelos gatos neste post, e agora eles elevaram o nível e decidiram deixar um vagão somente para eles. Acredito que logo, logo terão que fazer o mesmo para quem viaja com cachorros. Não acho que deixá-los juntos seja uma opção. Já imaginaram se um deles cisma com outro e começam todos a brigarem? Seria um salseiro só! 😅😅😅

Na foto, em cima, está escrito: "Nossos passageiros".


7. ...que aqui, as pessoas que querem alugar um apartamento, publicam fotos delas?

Simmm, isso acontece aqui nos grupos das redes sociais. Realmente me chama a atenção a quantidade de pessoas, de todas as idades, que dizem o que estão procurando alugar e colocam fotos. Se têm animais, publicam a foto do bichinho também. Acho muito interessante, porque querem passar uma imagem de boas pessoas, responsáveis e tal, porém fico me perguntando o quanto isso não condiciona o lugar a uma imagem e se realmente é algo positivo. As fotos variam de simples a super produções.

8. ...que existem cabines automáticas para encher a sua garrafa com água mineral?

Mexi com a sua cabeça agora, não foi? Vou explicar tudinho. Nos mercados, vendem água mineral e as de 5 litros são muito baratas. Podendo ser até mais barata que uma de 1l. Por exemplo, uma garrafa de 1l varia entre 39 e 90 rublos (tudo depende da marca/país) e um galão de 5l custa em média entre 59 e 80 rublos. É bem barata.

No entanto, em muitos edifícios há uma cabine que você põe o dinheiro ou paga com o cartão do banco - ou via outras formas de pagamento online, tudo contactless, exceto se pagar com dinheiro - por uma quantidade de água. (A Rússia é mais moderna do que muitos imaginam). Varia de 1 a 5 litros. Coloca a garrafa dentro da janelinha e ao fechá-la, você vai apertando os dois botões controlando a água que cai nela. Eu nunca tinha visto algo assim. Vejo várias pessoas do edifício parando neste dispenser, enchendo a garrafa e voltando para casa. Dá para encher galão de água para bebedouro também e algumas pessoas enchem suas garrafas ali quando estão correndo. Em alguns lugares pode ser um lugar com 3 janelinhas. Aumentem a foto e vejam os detalhes. Achei super legal. O valor é de 4 rublos por litro, o equivalente a 0,29 centavos de reais, ou seja, 5 litros seriam R$ 1, 45. Em pesos argentinos o litro sai a 4 pesos e 5 litros seriam 20$.

9. ...que os edifícios não contam térreo/planta baja, pois partem do primeiro andar?

Pode ser um pouco confuso. Uma vez fui para uma hospedagem que ficava no segundo andar. Não tinha elevador. Cheguei e subi três lances de escadas e não encontrava o lugar. Então percebi que tinha um cartaz com o nome do lugar e uma seta para baixo, desci e lá estava! Daí percebi que o que para mim seria o 2º andar era, na verdade, o 3º aqui. No elevador, precisa apertar o 1 para sair do edifício e nos novos que têm estacionamento o 1 não é o 1º andar mas sim o subsolo (estacionamento) e o 2 é o 1º andar que seria o nosso Térreo ou Planta Baja. Confuso? Nem me diga!👀

10. ...que as cozinhas russas são modernas e dificilmente encontrará um fogão tradicional?

Somente encontrará um fogão tradicional em casas de famílias que não renovaram a cozinha. (Confesso que espiando as janelas alheias só vi um até agora👀). Num geral, seja em flats, apartamentos e hostéis já não existem fornos, somente o fogão elétrico em placa e microondas. E essas placas são umas mais modernas que outras. Só vi isso aqui desde que cheguei em todos os lugares em que estive. E tem uma panela elétrica aqui muito popular também. 

Já estive em lugares que não tinham nenhum tipo de fogão porque tinham essa tal panela que cozinha de tudo. De peixe a macarrão, sopa, carne e etc. Nunca a usei, mas me impressionou o fato dela parecer um rádio portátil redondo e de ser super leve. E alguns russos que sempre estão viajando levam-na consigo para poder cozinhar.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas