Ushuaia - A Cidade do Fim do Mundo. Parte 1

Oi,
O primeiro post deste ano é sobre uma viagem que fiz em outubro de 2018 para a cidade mais austral do mundo, que é conhecida como a Cidade do Fim do Mundo: Ushuaia, na Terra do Fogo.

A primeira surpresa foi descobrir que o modo correto de falar é “Ussuaia” e a segunda é que é muito interessante a sensação de se descobrir na pontinha final do mapa, tão pertinho da Antártida.



Curiosiando: Por que Terra do Fogo?
Esse nome é por causa da visão que os primeiros marinheiros europeus tiveram dessa região: de seus barcos eles viam constantes fogueiras ao longo do território e começaram a chamar de Terra da Fumaça até que o rei Carlos I da Espanha modificou o nome para “Tierra del Fuego”.
É um destino barato?

Não. Não é. Os passeios partiam de 1.500 pesos argentinos. Os museus também são caros. Felizmente residentes da Argentina pagam com descontos em alguns museus e passeios. O que serve de ajudinha, já que os restaurantes também têm preços altos.
Como é a cidade?
Pequena e compacta. A primeira impressão ao sair do aeroporto é que é um lugar bonito, cinza e muito frio. A vista das montanhas cobertas de neve é incrível e durante o caminho para o centro da cidade, vendo casas e edifícios baixos e muito espaço vazio entre elas nos passa uma sensação de lugar inóspito. É impossível não pensar: “Realmente parece o fim do mundo!”
O centro da cidade tem poucas ruas, sendo duas as avenidas principais: Avenida Maipú e a Avenida San Martín onde estão localizados os principais restaurantes, comércios e museus. Tem dois mercados e tudo nesta zona será feito caminhando.
Apesar de receber bastantes turistas, é muito tranquila, tanto de dia quanto de noite.
O que mais impressiona?
Sem a menor sombra de dúvida a vista. De um lado temos o mar e do outro, montanhas majestuosas e cobertas de neve. Sentar no parque para fazer um lanche tendo à frente somente uma grande montanha toda branca de neve é muito bonito.
E, claro, caminhar pela cidade com a neve caindo. Essa foi a recepção que tive. Enquanto tomava o café da manhã, pela janela via a neve caindo. É uma imagem linda, por mais frio que seja.
O que fazer?
Estive três dias em Ushuaia e acredito, pela minha experiência e na de viajantes que conheci durante a viagem, ser o ideal para conhecer o que é necessário.
Primeiro, a recomendação é simplesmente deixar-se levar e caminhar pelas ruas principais da cidade já vendo os preços dos menus dos restaurantes, as lojas, os museus. Enfim, sentir o ritmo da cidade e de sua população e ficar imaginando de qual presidiário algumas pessoas descendem.
Segundo, separar um tempo para visitar os museus. Visitei:

a. Museo del Fin del Mundo (Avenida Maipú Nº 173): É um museu pequeno. Tem uma visita guiada duas vezes ao dia e tem muitas aves empalhadas e fotos que registraram a vida e os costumes do indígenas que ali habitavam.
Abierto de lunes a viernes, de 12 a 19 horas, y ofrece visitas guiadas a las 14 y a las 17 horas. La entrada -con o sin visita guiada- es de $10. museo@tierradelfuego.org.ar. 

b. Museo Marítimo y Museo del Presidio (Yaganes y Gobernador Paz): Sem dúvida é a cereja do bolo ao visitar a cidade. O valor é um pouco caro, custa agora 600$ e para residentes 450$. A guia explica de forma bastante prática a história do presídio e as alas por onde passamos. O museu dividiu o presídio em duas partes. Em uma, algumas celas exibem fotografias de época e as celas que pertenciam aos presos mais conhecidos, além de fotos têm um boneco de cera que os representa. 

Na outra, mantiveram a parte antiga do presídio intocável e assim é possível visualizá-lo como era. E digo, era muuuuuito frio. Esta parte é de congelar os ossos de tão lúgubre e frio que é e começar a compreender o que esses presos passavam aí e isso porque fui na primavera. Fiquei imaginando o inverno ali.
É fácil chegar, basta seguir a Av. San Martín ou a Av. Maipú até o final e virar à esquerda.
Podem ter toda informação visitando o site do museu:http://www.museomaritimo.com/visitas.php

c. Museo Historia Fueguina (Av. San Martín 152): É um museu e galeria. Interativo e muito legal. Com bonecos representando as tribos indígenas, a chegada dos colonizadores, o início do presídio e a vida cotidiana. 

Custa 350$, recebe um áudio-guia e é bem legal. Rende excelentes fotos e é bem explicativo. Ao sair do museu, tem uma loja ao lado e indo para os fundos dela poderá ver e tirar mais fotos de mais bonecos/personagens.
Há muitos passeios para as montanhas com neve e para quem quiser esquiar. Caminhando pela Av.Maipú vai encontrar o letreiro com o nome da cidade, depois uma feira de artesanato e depois dela vários postos vendendo todos os passeios possíveis de serem feitos. Vale a pena passar por todos eles, verificando os pacotes e os preços. E quando estiver aí encontrará o famoso local para tirar fotos informando que está em Ushuaia.

Proximamente, a PARTE 2 com muitas informações e dicas.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas