Argentina - Que tal um pouco de música? - Rock Nacional

Rock Argentino/Nacional

Esse é o ritmo musical número um do país. Os argentinos morrem de orgulho de seu rock nacional e lotam todos os shows com seus músicos preferidos.
Não vou me estender muito nesta parte porque rock é um tema sensível e não quero ferir o coração de ninguém nem levantar muitas críticas. 
Quando vim morar na Argentina realmente me impressionava a quantidade de pessoas que diziam gostar de rock e principalmente de rock nacional. Até então eu não os via tão roqueiros, e nem sempre achava que era rock o que eles diziam que era, no entanto, depois de tantas demonstrações de absoluto amor pelo rock nacional, comecei a perceber que esse ritmo é uma verdadeira instituição e a que a minha dificuldade em identificá-lo é porque ele é uma mistura de rock and roll, pop rock, punk rock, jazz rock, entre outros.
A Argentina foi um dos primeiros países de língua espanhola a combinar o rock com vertentes autóctonas e assim criar um ritmo próprio reconhecido e chamado de rock nacional argentino. No final dos anos sessenta, algumas bandas começaram a mesclar o rock internacional com um som mais underground surgindo um novo gênero musical chamado de “beat”, depois “música progressiva” e por fim, “rock nacional”. Atingiu seu auge nos anos setenta e oitenta.
É praticamente impossível morar em Buenos Aires e não escutar falar sobre Los Auténticos Decadentes, Los Pericos, Soda Stereo, Gustavo Cerati, Charly García, Palito Ortega, Spinetta, Sui Generis, Andrés Calamaro, Sumo, Fito Páez, Babasónicos, Massacre, Rata Blanca, Los Fabulosos Cadillacs, Attaque 77, Viejas Locas e tendências mais atuais como Coti, Miranda. Há muitos mais, mas esses são os nomes e bandas que com toda a certeza você vai ouvir aqui em conversas sobre este ritmo.
Vou começar apresentando Los Auténticos Decadentes:

Soda Stereo com Gustavo Cerati:

Charly García:
Rata Blanca:
Miranda:
E termino com o meu preferido, Coti:
Espero que tenham gostado deste post e no próximo vou apresentar-lhes o cantor das multidões argentino, o número 1. Curiosos? Aguardem. 😘

Comentários

Postagens mais visitadas