Europa_36: Croácia: Dubrovnik_01

Esta foi sem dúvida uma das melhores viagens da minha vida!
Sempre me sento para escrever sobre este momento e nunca tenho as palavras corretas para descrever tudo o que vivi, senti e experimentei. Por isso, terá mais de um post, primeiro porque é merecido, segundo, para que possa ajudar a aumentar as informações sobre essa cidade.
Por que Dubrovnik? Surgiu de repente. Entre tantas pesquisas vi um programa que mostrava Nice, no sul da França e depois o mar Adriático e Dubrovnik e de vez em quando voltava a aparecer e no dia que vi o episódio da série Missing, com a personagem caminhando pela cidade eu só conseguia dizer: eu preciso conhecer esse lugar e comecei a procurar na internet, sem muita sorte. Há informações sobre a história, mas não muito sobre o turismo. Encontrei pacotes turísticos muito caros, comecei a procurar por passagens áreas e a melhor forma de chegar aí seria ou pela Itália ou saindo de Viena, mas eu já tinha a passagem de Viena-Paris comprada. O jeito seria ir mesmo pela Itália. Encontrei um único relato de um brasileiro que tinha viajado pra lá e que tinha ido de navio e que existia a possibilidade de dormir numa parte do navio pagando muito pouco. Li a experiência dele e pensei que eu também poderia fazer o mesmo, já que ele disse que era seguro.
Comecei a procurar e encontrei que da Itália para Croácia os navios saem de dois portos: Veneza e Bari. Um no norte e o outro no sul. Como Veneza estava no primeiro dia, fiz as contas e vi que voltar para lá para ir à Croácia sairia muito mais caro e não era uma viagem direta, pararia em outras cidades como Split, de onde eu teria que mudar de navio. Agora imagina o medo de quem nunca tinha viajado de navio e ainda mais no Leste Europeu sem entender o idioma deles? Aviões de Roma para Dubrovnik custavam 500 euros ida e volta. Caríssimo!!! A forma mais viável e econômica seria de Bari direto a Dubrovnik, num navio que sai às 22h e chega às 7h e depois voltar à noite das 22h, chegando às 8h na Itália por 108,50 euros (ida e volta). Deu pra sentir a diferença entre essa viagem e o voo não é mesmo? Tem que entrar no site www.viamare.com e a viagem é realizada pelo navio Jadrolinija, que é a operadora. Entrando no site, terá acesso a todas as rotas, horários e preços.

Assim, se você quer conhecer essa cidade os caminhos mais usados são:
1.De Viena ir de ônibus até Zagreb, a capital da Croácia e daí seguir viagem de trem e ônibus ou ônibus para Dubrovnik que demora bastante e tem o inconveniente de ter que passar pela fronteira.
2.De Veneza ir de navio até Split ou outra cidade litorânea croata e daí mudar de navio. Mais ou menos 12h e a viagem é durante o dia.
3.De Bari ir de navio e 9h depois chegar em Dubrovnik. Viagem durante a noite. Eu fiz essa.
4.De Roma, ou outra cidade da Europa, mas Roma seria o aeroporto internacional mais próximo para Dubrovnik. Quando eu fui (2012) o valor ida e volta era de 500 a 600 euros, mas estavam para incluir essa rota em alguma Lows Coast.


Eu apenas podia encaixar esta viagem entre os dias 26 e 28/06, então escrevi para eles perguntando, porque no site, a informação é que não tinha mais vaga no navio que saia de Bari. Fiquei triste, mas também sabia que era um dinheiro a mais. Mas, qual não foi a minha surpresa que todos os meus couchsurfers da viagem estavam dando certo, eram excelentes pessoas e isso me ajudou a economizar na hospedagem e quando recebi, no meu segundo dia em Paris, um email da Viamare informando que eles agora tinham passagens para o dia 26 como eu queria, não pensei duas vezes, pois o dinheiro que economizaria nas 6 noites em Paris pagaria essa viagem! E comprei a passagem. 
Até o próximo post!

Comentários

  1. Eu, se fosse brasileiro, acho que nunca queria sair do Brasil...

    http://fali-vendo-me.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas