EUROPA NO INVERNO_03: Impressões Gerais_01

Bem, depois de assustar alguns e confundir outros com a minha nova decisão (alguns dizem que sou uma força incontrolável da natureza. jajajaja Estou começando a pensar isso também.) vou escrever aqui as minhas impressões, como um resumo, de cada lugar em que estivemos para começar os posts sobre essa viagem. Pois tenho muitas coisas, histórias e dicas para contar.

Primeiro, tivemos muita sorte com o frio, não estava como duas semanas antes de irmos com temperaturas negativas, neve e onde a máxima era 0 graus. Nada disso, ficamos nos confortáveis 1 e 8 graus. Alguns dias com chuva e alguns outros poucos com vento (e era aí que dava pra sentir mais o frio).
Paris é sempre Paris. Continua linda, com seus muitos imigrantes olhando feio para todos os outros (até parece que não todos imigrantes, que não foram buscar melhores oportunidades em terras alheias. Um dia eles aprenderão isso, acho eu). Enfim, continua charmosa, sua arquitetura grandiosa, linda e delicada e os franceses...muito elegantes e chiques no inverno. Ainda fico com a minha primeira impressão dos franceses: homens elegantes e chiques. Chiques mesmo! E as mulheres mais boêmias, mais relax e um pouco descabeladas.  Gosto disso. Nesta viagem finalmente pude falar um pouco de francês e o melhor: entender uns 60% do que os franceses me diziam. Comparada à minha primeira viagem à França, foi um avanço de mil %. Gostei!
Rouen, a cidade onde Joana D’Arc esteve presa e foi queimada foi uma das decepções da viagem para mim. Eu esperava que ela fosse mais bonita. Não que seja feia, não é isso. Mas depois de ter estado em pequenas cidades da França e saber como elas são lindas e charmosas, pensei que Rouen seria a mesma coisa, mas não. É uma cidade pequena, bonita, com muito gótico. Disso eu gostei porque gosto do estilo gótico (o verdadeiro) e realmente me impressionou a quantidade de igrejas (imensas como prima o estilo gótico) num espaço tão pequeno e alguns outros edifícios góticos. Dá pra entender porque alguns consideram a cidade como o “templo do gótico”. As ruas são bonitas, simpáticas e com o povo bem tranqüilo e simpático. Os mais velhos não gostam nem um pouco dessa invasão de turistas. Muitos olham feio ou saem de perto para que as crianças não saiam na foto. Compreensível. E lá vimos um dos franceses mais lindos que tive a oportunidade de ver em toda a minha vida. E que sorriso e olhos azuis ele tinha! E tenho que registrar que foi a cidade mais fria, ao menos para mim, de toda a viagem. Jesuis, que frio fazia! Estava uns -3 quando chegamos com certeza, pois o ar frio passava pelas calças térmicas, pelo casaco, por tudo. Frio, muito frio mesmo. Só parei de sentir frio depois das 11h quando o sol esquentou um pouco as coisas.
Brugge é exatamente como tinha lido e imaginado: uma cidade com cara de casa de bonecas. Bonita, pequena, toda perfeitinha para turistas realmente. Gostei muito de andar ao redor dela, ver as casas onde as pessoas moram, a tranqüilidade de se viver ali. É uma linda cidade, romântica, boa para passar uns dias e refletir na vida tal é a sensação de paz que se sente ao ver o ritmo de vida das pessoas ali. Mal dá para imaginar que há alguns séculos era um dos portos mais importantes da Europa juntamente com o de Roterdam. E faz muuuuito frio. E não posso deixar de falar sobre as batatas fritas com os inúmeros molhos a base de maionese. O que é aquilo? Se você acha que já comeu as melhores batatas fritas da sua vida...esqueça. Vá à Bélgica! Elas estão lá.
Londres é...uau, o que dizer sobre Londres? Surpreendeu-me muito. Por um lado era como eu imaginava que fosse, por outro completamente diferente. Dá pra sentir que estar num lugar da  realeza. Sua arquitetura, seu ambiente é austero como a realeza atual. Adorei ver (e andar) no famoso ônibus vermelho. É lindo de se ver. Adorei ver que no asfalto está sempre escrito a direção para onde deve olhar, se à direita ou à esquerda. Amei ouvir os ingleses!!! Para mim foi a melhor parte. Aquele jeito pedante de falar, tanto dos homens quanto das mulheres. Aquele típico som inglês, british. Amei!!! Também tivemos dias típicos de Londres: nublado e chuvoso. E como chove! E em Londres foi onde vi a maior quantidade de homens lindos da viagem. Eles são muito altos, muito elegantes (de um jeito austero) e sim, muito bonitos. Bonitos daquele jeito que você não para de olhar. Adorei a comida. Gostei ver gente de todos os tipos e tribos, mas como isso é comum nas grandes cidades da Europa não é algo que chame tanta atenção para mim e adorei ver as crianças vestidas de bruxinhos no Stúdio da Warner Harry Potter. Outra coisa que chamou muito a atenção foi o altíssimo custo de vida de lá. Respirar em pounds não é nada fácil. A moeda está super valorizada e é um desespero para turistas. Por mais que você pense que é cara e se planeja, esqueça, vai se assustar quando estiver lá.
Amsterdam...é complicado falar desta cidade. Posso dizer que era como eu esperava e ao mesmo tempo posso dizer que era diferente do que eu esperava. Compliquei um pouco agora não é? É assim, Amsterdam não é uma cidade bonita no inverno. Ela é lúgubre, triste. Parece uma mulher que chora e é triste todo o tempo: não importa o quanto seja linda, só de olhar nos dá tristeza. Foi assim que me senti lá. Fazia muito frio, porque foi o lugar que mais tivemos vento e quando chegamos chovia muito também. Acredito que Amsterdam seja mais bonita em outras estações, mas não acredito que não tenha essa aura triste. Adorei as lojas de queijos. Com certeza foram os melhores queijos que experimentei na vida e voltaria lá sem pensar duas vezes apenas para comer os queijos e o Stroopwalfer. Gente, o que é aquilo?! Foi a melhor descoberta da viagem para mim. Amei, amei e amei comer esse biscoito. Só por esses dois motivos Amsterdam ou Holanda me verá novamente!
No próximo post continuo com as impressões sobre as outras cidades do roteiro.

Comentários

  1. Oi !!!! Para mim os homens mais bonitos do mundo são os argentinos. Qdo vou lá fico desorientada . São bonitos, charmosos , bem vestidos e sérios. Ufa!!!São de tirar o folego.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas