ESTÁ CHEGANDO...

É. Está chegando...
Fiquei um tempinho sem escrever, apesar de estar fazendo um monte de coisas sobre a viagem. Mas realmente foi por falta de tempo. Muito trabalho e com isso pouco tempo para estudar italiano, fazer o planejamento da viagem e manter a vida funcionando. Uma loucura! Definitivamente. Mas está valendo a pena, afinal realizar um sonho não tem preço.
A partir de agora falta exatamente 1 semana para estar dentro do avião rumo à Europa, ao velho mundo, base da história ocidental. Países que fizeram a história de muitos e que finalmente poderei conhecer. Muitos viajam e cada um tem uma expectativa frente a viagem que fará. As minhas expectativas são muitas. A emoção de saber que estarei caminhando por ruas em que pessoas passam durante séculos é algo indescritível. Quem é historiador sabe do que estou falando. Ver o que somente vi e li nos livros. Estar frente a pinturas centenares. Ver com os próprios olhos onde reis e rainhas estiveram. Caminhar por feiras que existem há tanto tempo que a primeira referência de alguma banca de frutas ou tecidos já se perdeu nos idos da história. Entrar num lugar e saber que o negócio é da família por mais de 100 anos. Para um país como o Brasil que nasceu para o mundo apenas em 1500, no século XVI, é muito difícil imaginar que poderei ver e tocar uma construção que existia antes de Cristo. Imaginar e visualizar (a grande capacidade do historiador é essa) as ruelas e vilas medievais como eram durante todo o período medievo e saber que por aquele mesmo lugar em que passarei passaram pessoas felizes, com sonhos e medos, afinal era uma época de batalhas, guerras, segredos, alianças, riqueza e pobreza.

Ai, ai....quantas coisas....tenho dormido pouco e muito tarde comprando o que posso para economizar com esta viagem. A parte da viagem da Áustria e França está fechada e resolvida. Comecei a comprar algumas passagens pela Itália também, mas como por lá o trem é mais barato, deixarei para comprar conforme as coisas forem acontecendo.
Finalmente, depois de tantos acréscimos e modificações o roteiro está ok, mas claro, ainda tem algumas coisinhas em aberto na Itália :).

O roteiro ficou bastante legal mesmo, terá um pouco de tudo e será um viagem preparada com muitos detalhes. Ela terá tantos lugares mágicos que não sei como será voltar à realidade depois. rsrss
Quem me conhece há muito tempo me ouvia dizer que quando eu fosse à Europa seria complicado porque tem muitos lugares que eu gostaria de conhecer, porque simplesmente existem lugares que PRECISO estar. Eu dizia: "Quando eu for à Itália terei de ver o Coliseu e a Capela Sistina com os meus próprios olhos. Indo a Viena terei que ir a um concerto de música clássica. Na França, vou conhecer as cidades medievais e assistir uma missa em Notre Dame..." Saber que finalmente estarei vendo e fazendo tudo isso é algo muito louco. A mente parece não registrar.
Vou contar aqui a primeira parte da viagem, que será Áustria, Bélgica e França. A segunda parte será a Itália.
Chegarei por Milão e irei diretamente a Veneza, onde passarei meu aniversário. De lá irei para Áustria, ficarei 2 dias em Viena, a cidade com melhor qualidade de vida do mundo! 1 dia em Salzburg, a terra de Mozart e que todos que foram me disseram que é uma das mais lindas cidades da Europa e que sim ou sim deveria estar no meu roteiro. E sim...verei um concerto em Viena :) Como os anjos estão me sorrindo nesta viagem, terei o prazer de ver a apresentação da Orquestra Sinfônica de Viena nos jardins no Palácio Schonbrum, o evento será a abertura do verão vienense: Vienna Philharmonic Summer Night Concert Schönbunn 2012. E o melhor: FREEEEEEEEE!
Sairei da Áustria e irei direto à famosa e aclamada Paris. Passarei uns dias por lá com muitos lugares a ir e muuuito o que fazer: ruas, Conciergerie, Torre Eifel, Notre Dame, Palácio de Versalhes, Catacumbas...etc. A partir de Paris conhecerei um lugar de contos de fadas, mas que tem uma história poderosa: o Mont-Saint-Michel na região da Normadia, norte da França. Região marcada pelo período medieval. O lugar está sobre uma rocha onde foi construída uma abadia e em torno dela surgiu a pequena cidade que resistiu firme e forte durante a Guerra dos Cem Anos. Este lugar entrou no último momento por causa de uma dica preciosa. Um aluno que vive na Europa me disse que eu deveria ir até ali porque é o lugar mais lindo de toda a França na opinião dele. Fiquei curiosa para saber sobre o lugar e assim que cheguei em casa fiz uma procura no Google e quando vi a primeira foto, tive a mesma certeza de quando vi as fotos da Cinque Terre na Itália: Preciso ir neste lugar!!!! Eu já tinha visto o Mont em filmes e lembrei de várias referências históricas que li sobre o local. Ele é exatamente aquele tipo de local que sempre imaginei quando pensava na região da Bretanha e Normandia que parecia inalcansável nos tempos antigos e por isso mesmo surgiam várias lendas ao redor.

Para conhecer o Mont decidi chegar pela cidade de Pontorson, que quase ninguém conhece, porque não encontrei nenhuma referência de viagem a esta cidade. Alguns apenas falam dela como caminho para ir ao Mont e por isso mesmo imaginei que se agora ainda é difícil encontrar referências, significa que é um lugar pequeno e que deve ser menos turístico e com a cidade antiga preservada. Não deu outra. Pesquisando pelos sites franceses consegui encontrar umas poucas fotos de lá e amei.
O nome da cidade origina-se de um chefe normando Orson que construiu uma ponte em 1031 a pedido de Roberto, o Diabo, pai de William, O Conquistador. Esta ponte fazia ligação para a região da Bretanha e o Mont-Saint-Michel. Com tantos nomes interessantes como deixar passar esta cidade? Impossível. Assim que além do Mont entrou também esta cidade no meu roteiro.

A outra saída de Paris será para a cidade de Langeais para conhecer não apenas a cidade como o castelo, o Chatêau de Langeais. Confesso que é um dos momentos mais esperado da viagem à França. Ele foi construído em 990! Ficou nas nas mãos da casa de Anjou e depois dos Plantagenetas, que governaram a Inglaterra e o castelo chega a ser ampliado por ninguém menos que Ricardo Coração de Leão. Viu só quanta gente famosa?! Durante a Guerra dos Cem Anos foi bastante danificado e em 1422 foi demolido, ficando apenas a torre original. Porém, em 1465 foi construído um novo castelo no lugar.

Em 1491, aconteceu de maneira secreta o casamento do rei Charles VIII e Anne de Bretagne para unir a França e a Bretanha e assim terminar as disputas, mas pasmem, a mocinha aí já era casada com o imperador austríaco, Maximiliamo I. Que babado hein?! Na verdade, ela se casou com ele, mas um tratado da época proibia o casamento sem o consentimento do rei francês e por ele ser estrangeiro só piorou a situação. Os austríacos não aceitaram a anulação do casamento e pelo que eu pude saber, parece que eles se davam bem no casamento. Os franceses não queriam ter alguém dos Habsburgs tão próximo (eles foram os bam bam bam com o poder em Viena) e Anne foi forçada a aceitar o divórcio e a se casar com o rei da França, Charles VIII, o Afável e os documentos informam que ela foi infeliz no casamento.
Depois da Revolução Francesa, o castelo caiu no esquecimento, mas por sorte, em 1866 um funcionário francês, Jacques Siegfried, apaixonado pela Idade Média compra o castelo e o restaura e o mobília e depois o doa para o Institut de France. O mundo tem pessoas muito boas.

Na Salle des Preux (Sala dos Valentes), está o que para mim, além da construção do próprio castelo é claro, está o que me fará ir até ele: esta sala é dedicada aos cavaleiros medievais e lá encontra-se um jogo de tapeçaria de valor histórico incalculável, o Neuf Preux (Nove Valentes). É um conjunto de nove tapeçarias, representando nove personagens conhecidos por sua valentia e que permeou o imaginário dos cavaleiros na Idade Média. Os nove são: três bíblicos (David, Josué e Judas Macabeu), três da antiguidade pagã (Heitor, Alexandre e César) e três figuras do cristianismo da época (Rei Arthur, Carlos Magno e Godefroy de Bouillon). Na Inglaterra eles são conhecidos como Nine Worthies e na Itália como I Nove Prodi. Eles foram mencionados pela 1ª vez no séc.XIV.
Restaurado em 2006, é o mais importante conjunto de tapeçaria deste tipo conservado no mundo. Dos nove personagens, sete estão em Langeais e são os únicos que ainda existem. Ou seja, tenho ou não motivos para ir correndo a este castelo que por sorte não fica cheio de turistas?! E depois poderei caminhar tranquila pela pequena e antiga cidade de mesmo nome :) Descobri o castelo e utilizei as referências do blog http://diretodeparis.com/ e depois fiz as devidas pesquisas para contar um pouquinho para vocês.

Uau, este post já está enorrrrme,rsrsrs. Para terminar, a última saida desde Paris será para outro país: a Bélgica. Quero conhecer Bruxelas e sua Grand Place que é considerada uma das mais belas de todo o mundo. Fico arrepiada só de ver as votos. Tenho que me sentar lá e admirá-la.Ah, e claro comer os famosos chocolates belgas.
Será apenas um dia, fico triste em ficar tão pouco tempo num país, o ideal seria ficar no mínimo uns 10 dias para conhecer outras cidade, mas explorar a Bélgica ficará para a próxima viagem :)
Finalmente deixarei Paris em direção ao sul: Avignon: a antiga cidade dos Papas (você sabia que antes da criação do Vaticano era aqui que eles ficavam e mandavam ordens para toda a Europa?). Depois a linda e esperada Carcassonne, cidade medieval e inspiração para contos de fadas. Em seguida virá o litoral azul da Côte d'Azur com suas ricas e badaladas cidades: Cannes, Nice e Mônaco. Aí eu incluí a pequena cidade medieval de Saint-Paul-de-Vence. E então deixarei a França para começar a desbravar a bella Itália. Mas isso é outro post, outra história. Espero que tenham gostado e ficado com o mesmo gostinho que eu para conhecer estes lugares.
Saludos a todos.

Comentários

Postagens mais visitadas