COLÔMBIA: CARTAGENA DE ÍNDIAS.

Cartagena 01


Nem sei por onde começar a falar desta linda e encantadora cidade. Sim, fiquei encantada com ela.
Em primeiro lugar: porquê Cartagena de Indias??? Vamos lá.

No início do ano estava vendo o canal Gourmet, que eu adoro, diga-se de passagem, com o meu amigo Felipe e começou um programa sobre a culinária na Colômbia nesta cidade e fiquei encantada com ela e eu comentei com o Felipe: “Quero conhecer esta cidade. É muito linda e cheia de vida e cores”. Depois li a respeito e gostei mais ainda. Soube que era uma cidade muralhada e que tem um castelo – e eu adoro castelos!


Depois disso Felipe voltou ao Rio, o tempo passou, eu louca para viajar, pensando no mar do Caribe, mas a realidade era trabalhar e passar frio. Até que o destino bateu na porta da residência onde vivo. Conheci um austríaco muito bonito, simpático e inteligente que me fez babar um pouquinho e acelerar meu coração que estava tão tranquilo.rsrss E ele era tão inteligente que ficou logo louco por mim (rsrsrs), mas ele estava (ainda está) numa dessas férias longas de 4 meses que os europeus e os norte-americanos adoram (e podem) tirar e estava aqui na Argentina de passagem (sim, ele já tinha passado pelo nosso lindo e alegre país) e tinha que continuar viagem. Porém, combinamos de nos encontrar em algum ponto da viagem dele e quando ele disse que iria à Colômbia eu comentei que deste país eu só gostaria de conhecer Cartagena e ele disse as palavras mágicas: “Então vamos à Cartagena. Vamos passar 1 semana lá!”. Bem, se eu precisava de uma desculpa para tirar a mochila do armário ele me deu duas: Cartagena e estar lá com um homem bonito vivendo um romance. O que mais eu poderia querer da vida? Rsrsrs



Assim que avisei aos meus alunos, comprei as passagens, comecei a ler tudo da cidade e depois de 1 mês lá fui eu encontrar com aquele rapaz loiro dos olhos verdes e usar meu biquini naquele lindo mar que eu só conhecia por fotos.

Viajei de Copa Airlines. Gostei, principalmente da pontualidade e o serviço de bordo é muito eficiente. Gostei da cidade ainda dentro avião. Cheguei a noite e a visão noturna da cidade e da muralha é muito linda. O aeorporto é pequeno e simples, mas a chegada é bem típica do que sempre imaginei como seria o Caribe: palmeiras rodeando a entrada toda em madeira e um calor, um calor incrível. Saí de Buenos Aires com 12 graus, ainda era fim de outono, e lá fui recebida com 29! Adorei e fui sorrindo todo o caminho do aeroporto até o hostel dentro do táxi. E como não estaria feliz?: estava viajando, indo conhecer outro país, o mar do Caribe, tinha um austríaco me esperando, fazia calor e eu já estava vendo o mar, a muralha e ouvindo salsa. ;)

Ficamos no bairro do Getsemani, que é considerado um bairro pobre e fica fora das muralhas. Falarei dele mais adiante. Hospedamos-nos na Casa Viena. O hostel é muito simples, confesso que mais simples do que eu esperava, mas como todo hostel tinha um ambiente legal e descontraído e por muito bom preço. E o banheiro dentro do quarto tem uma boa ducha. Alguns alunos meus que foram e ficaram em outros hostals falaram horrores dos banheiros, em alguns a ducha até ficava em cima do vaso sanitário. Nem quero imaginar isso. Assim que recomendo quem quer ficar por lá na Casa Viena, ao menos o banheiro tem box e é bonitinho. ;)

A cidade a noite é muito bonita e gostosa de caminhar. Sempre há gente nas ruas e muita salsa e vallenato, que é a música típica da costa colombiana, em todos os lugares. Há muitas ofertas de bares e restaurantes.


No primeiro dia em Cartagena, saimos para comprar frutas (lá realmente é muito parecido com o Brasil: tem todas as frutas que temos e tão doces quanto). Compramos abacaxi, banana e mangas. Adoooooro manga e as de lá estavam ótimas. Tomamos café todas as manhãs desta maneira, com frutas, muitas frutas. Depois de tomado o café e de mais um banho, ui sim, fazia tanto calor que enquanto descascava o abacaxi o suor escorria e por isso tinhamos que tomar banho a todo o momento: quando acordava, depois do café, quando voltava para tirar uma siesta, depois da siesta, quando saiamos a noite e antes de dormir. Todos os dias foram assim. Muito calor. Enfim, finalmente fomos à cidade murada, no centro histórico de Cartagena que fica a 10 minutos do hostel caminhando. O centro é simplesmente lindo. Realmente preservado e conservado. É uma volta ao tempo. Ainda mais com seus museus como os do Ouro e o Palácio da Inquisição, entre tantos outros. Existem muitos vendedores. Muitos mesmo e vendem de tudo. Param você a todo o momento, o negócio é pechinchar e muito nos preços que caem drásticamente. Fizemos algumas boas compras por lá e outra nem tanto, como descobrimos depois. Assim que fica aqui a dica: pechinchem bastante!
O dia ficou ainda mais agradável depois que choveu um pouco e durante a chuva conseguimos comprar por um bom valor (25.000 $COL = o pesos colombiano está equivalente ao Real, assim que 25.000 = 25 reais) o nosso passeio da noite: a Chiva em Rumba e também o passeio às ilhas do Rosário e Barú na segunda-feira, onde está a vista do mar do Caribe que sempre vemos nas fotos.

Passada a chuva, fomos almoçar e aqui deixo gravado: nunca, absolutamente nunca comi tão bem por tão pouco. Não acreditei quando vi os preços. Claro que há lugares para todos os bolsos, mas o que nós queríamos era comer bem e barato. Mesmo os restaurantes mais caros da cidade são muito baratos se comparado aos do Brasil. A comida era fresca e de boa qualidade e paguei pelo prato que você vê abaixo acompanhado de um prato de sopa de entrada e da refrescante água de panela (panela é a nossa rapadura) somente 6.000 $COL (pasmem! Apenas 6,00 reais).


Depois de almoçar, hora da siesta para escapar do sol forte e a noite fomos a Chiva em Rumba. É um ônibus colorido, aberto, em que vai conosco um grupo tocando vallenato e com rum, gelo e coca, no nosso caso pepsi, liberado enquanto dura o passeio que tem 3h. Existe uma parada e ali eles servem umas arepas de ovo (arepas é uma comida típica colombiana e recomendo muito que comam, as de queijo então são simplesmente divinas os próprios colombianos dizem que as arepas de queijo de Cartagena são as melhores. Comam e comam muito. ;)).

O passeio termina na rua onde tem várias discotecas e nos 25.000$ também estava incluida a entrada em uma delas e lá fomos. Tocava muita cumbia, ficamos uns minutos e fomos à outra (a média da entrada nas discos é de apenas 10.000 $COL). A noite de sábado por lá é agitada, mas o pessoal concentra-se muito em uma única discoteca (estou falando fora da muralha e do centro histórico). O Mister Babilla estava cheio, com fila e tudo, mas não entrei porque somente estava tocando salsa, o que eu amo, mas o meu companheiro não queria passar toda a noite sentado ouvindo salsa. Assim que a noite ficou por aí mesmo.
No próximo post contarei sobre o Castelo de San Felipe de Barajas, da noite dentro do centro histórico e das ilhas e no final colocarei todos os valores para que tenham uma idéia dos valores atuais da cidade para o caso de estarem planejando ir para lá.

Saludos brasiporteños.

Comentários

  1. Maneiro! Qnd sai o proximo post? Quero saber precos de passagem e qual o melhor roteiro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas