Argentina – Que tal um pouco de música? - Cumbia e Quarteto



PARTE 1 - CUMBIA E QUARTETO
Gente, esse post será super gostoso e com muitas novidades para quem gosta de música.

Quando eu vou ao Brasil sempre me sinto um pouco perdida porque não conheço a grande parte das músicas, porque na Argentina são escutados outros estilos musicais. Claro que se formos para uma discoteca podemos ouvir música Eletrônica, Techno, Dance, Trance, Pop, porém, muitas são as discotecas - que neste país é chamada de “boliche” - que tocam música “Cachengue”, ou seja, músicas dançantes e populares como as que vou apresentar aqui para vocês: Reggaeton, Cumbia, Quarteto e Rock Argentino. Quando tocam essas músicas, só vemos mãos para cima e copos ao alto enquanto todos começam a cantar. Elas estão presentes nas boates, festas de casamento, aniversários, encontros de amigos, enfim, quando chegar na Argentina vai ouvi-las e mesmo não gostando de algumas, com o tempo vai se acostumar e se pegar cantando e dançando. 


Vamos começar falando da CUMBIA.

Esse é um ritmo que dificilmente um brasileiro conhece antes de sair do Brasil. A cumbia surgiu na Colômbia e por muito tempo, na Argentina, era vista como um ritmo marginalizado. Ainda é comum ouvir alguns argentinos dizerem que o ritmo que eles menos gostam é esse. Então, por que faz tanto sucesso? Porque foi adquirindo cores mais portenhas, distanciando-se bastante do ritmo original e assim fez surgir músicas e artistas que são tocados em qualquer lugar. Colocarei aqui uma seleção de algumas das cumbias mais tocadas para que possam perceber essas mudanças.

Não há quem não tenha ouvido, cantado e dançado com Gilda, o nome lendário da cumbia feminina deste país e em 2016 foi lançado um filme sobre a vida dela para quem tiver curiosidade e aproveitar para treinar o espanhol, Gilda: No me arrepiento de este amor”, de Lorena Muñoz:


Outro grande clássico da cumbia é de Los Palmeras: “Bonbon Asesino” e confesso que eu não gostava desta música, mas depois de tanto ouvi-la nas mais diversas versões e em tantos lugares e festas, ela me venceu pelo cansaço. Afinal, não há aqui quem não conheça esses acordes iniciais. 😉😉😉



Rafaga com a música “Mentirosa” é um dos mais tocados:


Os grupos de cumbia de maior sucesso na atualidade são formados por jovens, conhecido como Cumbia Cheta, como Marama com o grande sucesso “Baila Nena”:


Rombai com “Curiosidad”:


Tocoparavos com “Sólo Necesito”:


Um estilo mais atual da cumbia argentina é conhecida como Cumbia Villera, que é um subgênero que surgiu nas favelas (villas), assentamentos e bairros mais pobres do país e com temas que abordam o uso do álcool, drogas, delinquência e sexo. Letras não muito diferentes das que vemos nos funks proibidões do RJ.

Um dos músicos mais conhecidos deste gênero, e com letras mais leves também, tocado em quase todas as discos e festas é Nene Malo e pode procurar também por El Pepo:



QUARTETO

Se Gilda é a cantora mais ouvida e cantada nas festas, o seu equivalente masculino é o Rodrigo, só que ele pertence a outro gênero musical que é absolutamente argentino: Quarteto.

Surgiu na província de Córdoba, oriundo de músicas italianas e espanholas e é tocado com quatro instrumentos: violino, acordeão, piano e baixo, daí o nome. É semelhante ao merengue e alcançou todo o país com a figura carismática de Rodrigo, O Potro, que como Gilda, morreu num trágico acidente que comoveu o país.


Aqui, bandas de quarteto mais atuais:

E aí? Gostaram destes ritmos? Nos próximos posts: Rock Argentino e Reggaeton.

Comentários

Postagens mais visitadas