EUROPA NO INVERNO 06: Lidice_República Tcheca - Destruição como exemplo! Parte_02



Na salinha das mulheres também conta quantas mulheres sobreviveram e de algumas que puderam reencontrar seus filhos vivos ao final da guerra.

Mas de toda essa tristeza, confesso que o que me tocou lá no fundo foi uma foto em tamanho gigante, fizeram um quadro dela, tirada uma semana antes do massacre, com todas as crianças de Lidice na escola. Todas as 98 crianças estão na foto com seus olhares inocentes. Algumas sorrindo, outras tímidas, outras fazendo pose. Olhar aquela foto, lembrar da escultura que está lá fora e saber que exatamente uma semana depois suas vidas foram transformadas um inferno é algo que nunca esquecerei. Como é fácil matar uma flor e o sorriso de uma criança!!

Ao sair deste salão, há uma salinha com uma tevê onde podemos ver um documentário, excelente registro de história oral, das sobreviventes. As histórias muito comoventes. Saí de lá com uma tristeza profunda e uma sensação de total incapacidade diante do que tinha visto. Olhei novamente para aquele lindo lugar e fui pegar o ônibus de volta a Praga.

Lá no museu fiquei sabendo também que no final da Segunda Guerra, foi realizada uma missa e grande parte da população tcheca esteve presente. Hoje, existem muitas cidades com o nome de Lidice em sua homenagem (inclusive existe uma no Brasil, Rio de Janeiro) como forma de não cair no esquecimento e/ou deixar de existir como era a intenção de Hitler. Inclusive há uma cidade chamada Nova Lidice bem próxima deste local, pois foi onde as sobreviventes e as crianças foram morar e muitas meninas que nasceram no pós-guerra foram batizadas com esse nome.
Clique na foto para ver melhor os detalhes.

Como chegar é fácil: pegue a linha A do metrô e desça na estação Nádraží Veleslavín. Ao sair da estação vá para a avenida, à sua esquerda tem uma praça e à direita apenas a avenida, vá para o lado da avenida e na próxima esquina verá um grande hotel. O ponto do ônibus A56, linha Prague – Kladno fica bem de frente para o hotel. Na volta basta descer no mesmo lugar e ir novamente para a estação. Cuidado que há outros A56, tem que ser o que está escrito Lidice. Não há muito como errar também porque lá tem um cartaz com os horários dos ônibus e daí já dá para conhecer os nomes das paradas e o tempo entre elas. Tire uma foto e quando chegar o bus, apenas diga Lidice, o motorista cobrará o valor e nem precisará perguntar depois. Basta acompanhar os nomes das paradas. Eu memorizei e foi tranqüilo. São exatos 30 min. Pedi a parada correta e ao descer já damos de cara com o memorial. 
Feito isso, vá ao memorial e fique por lá até faltar uns 10 minutos para o horário de volta que escolheu. Aconselho a ir logo pela manhã como eu fiz, (saí de Praga depois das 8h, o bus A56 atrasou 20 min e por isso cheguei em Lidice 9h30) pois lá é completamente deserto. Voltei no bus de 13h, no inverno e no deserto total, pois é um descampado. 
Aqui estou no ponto de ònibus na foto ao lado.
Por isso o melhor é ir durante o dia. Não dê sopa para o azar para depois não ter que precisar de ajuda, pois pedir ajuda aos tchecos e conseguir entender o que eles dizem (ou eles nos entenderem) é praticamente impossível.

 
Deixarei o link do memorial para mais informação como horários e valor do museu: http://www.lidice-memorial.cz/en/


E outro link com fotos da destruição da vila:

Comentários

Postagens mais visitadas